Ir ao conteúdo

Identificação de componentes - serigrafia - referências

ablacon64

Posts recomendados

Postado

Colegas, alguém tem um link de site ou de uma apostila com a referência completa dos símbolos utilizados para identificação de componentes em uma placa de circuito (na serigrafia da placa)?

Tipo:

C = Capacitor

U = Integrado

R = Resistor

D = Diodo

DZ = Diodo Zener

CN, porque, TC, RN, F, XF, P, L, PL, X, etc...

Obrigado!

Postado

Obrigado pelo retorno, phckopper, mas não foi isso que eu quis dizer. Acho que me expressei mal. Estava me referindo a serigrafia da placa, do circuito, não a simbologia.

Por exemplo, veja a foto abaixo:

http://www.cidrick.org/capacitors.jpg

No cantinho esquerdo inferior da tela você vai ver:

R175 (refere-se ao resistor número 175)

R100 (refere-se ao resistor número 100)

C95 (refere-se ao capacitor número 95)

Note que todos os componentes da placa tem uma identificação desta do lado. A identificação serve para ajudar a localizar os componentes quando você compara o esquema elétrico à placa de circuitos.

Começando com C = capacitor

Começando com D = Diodo

etc.

Busco uma literatura com esta referência.

Agradeço pela resposta. :)

Postado

Obrigado novamente, phckopper. Fiz isso. O motivo de minha dúvida é exatamente esse, tenho componentes idênticos com serigrafias diferentes, acredito que a mudança na identificação seja relacionada com a sua função no circuito.

Por exemplo, já vi um componente com a serigrafia Q e outro igual com porque na mesma placa. Já vi U e PU para o mesmo. Já vi bobinas com PL e somente L.

Tipo, (isso é chute, só para me fazer entender) será que o P de PL de uma bobina vem de "power" ou "primary" e está relacionado com o circuito de alimentação e a bobina sem o P faz parte de outro circuito?

Por isso estou procurando uma referência sobre este assunto. É tudo muito nebuloso, nunca consegui achar literatura clara a respeito, parece "segredo de fabricante". Note que, se a serigrafia se refere a um circuito específico, os diagnósticos dos aparelhos podem ser bem mais rápidos quando você não tiver o esquema.

Postado

Não entendi uma coisa:

Na mesma placa com componentes identicos e letras diferentes???

ou em placas diferentes letras diferentes???

Se for em outras placas depende do pais de origem que foi feita porque dependo de onde é feita as vezes usa-se outras letras igual a simbologia dos componentes.

Se for isso sugiro que voce siga o conselho do phckopper que é o mais indicado para o que voce deseja.

Espero ter ajudado

Postado

Sim, componentes idênticos, em regiões diferentes da placa, com códigos diferentes.

Faz sentido para mim, imagine estes exemplos *imaginários* (só para ilustrar o que eu penso que pode ser): PL (bobina que faz parte do circuito de alimentação), BL (o mesmo modelo de bobina, só que desta vez no circuito de carga da bateria), CL (o mesmo modelo de bobina só que desta vez no circuito que alimenta o processador), e por aí vai.

Não sei se é isso ou se faz algum sentido, mas queria saber porquê o mesmo transistor tem hora que aparece como "Q", outra hora como "PQ" (isso na mesma placa).

Imagine que o esquema elétrico se refira a estes componentes, com esta serigrafia ia ser muito mais fácil localizá-los na placa e, mesmo sem o esquema, só de olhar a serigrafia você saberia o que cada componente faz (ou deveria fazer).

Assim que tiver um tempo, vou tentar achar a placa que vi estes componentes e postar uma foto. Enquanto isso vou continuar procurando referência do assunto na web.

• Coordenador
Postado

Colega ablacon64, não existe uma padronização entre os fabricante, para designar uma identificação do componente na placa!, Cada fabricante/projetista, identifica um componente na placa, da forma que ele achar mais conveniente!

Alguns fabricantes identificam um CI como "Qxxx" já outros (maioria) identificam como ICxxx, a telefunken por exemplo, identifica como transistores a letra T seguida de outra letra como, TA (transistor da parte da audio), TV (transistor da parte de video), TP (transistor da parte de power, não importa se da fonte principal ou as fornecidas pelo flyback), LP como Trafo!..., IL como CIs!...

Outros fabricantes denominam os transistores como Qxxx..

Bem faz a Philips que simplesmente, não coloca letra nenhuma na frente do número do componente!, são identificados simplesmente pelos números...

Não se preocupe com a forma com que os fabricantes denominam seu componentes...

Cabe ao técnico, identificar o setor defeituoso, e com o tempo e a prática, basta "bater" o olho na placa, que já será identificado cada setor do aparelho...

Postado

Obrigado pelo retorno. Agradeço a todos. Achei que tivesse uma padronização, assim só olhando para a placa saberíamos o que cada componente faz, em qual parte da placa ele atua.

Notei em algumas placas que os cristais, por exemplo, vem identificados como X e em outras como Y. Vi diodo zener como ZD e como Z. Então não existe mesmo um padrão. A única coisa que notei como padrão são os grandes CIs que tem a identificação comum U na placa mas no datasheet vem diferente, como UB ou UA.

Agradeço a todos!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!