Ir ao conteúdo

Ajuda com Overclock na Asus P5B Deluxe Wi/Fi

pdrst

Posts recomendados

Postado

Bom dia Ribeiro, conseguir aumentar somente para 305 MHz quando subi para 310MHz o sistema inicio mais após poucos minutos ele congelou :(, o que devo fazer agora?

E outra pergunta que eu queria te fazer era em relação a latencias da memoria como funciona pois antes sempre que eu mudava pra 1066 MHz sem configurar mais nada deixando as outras opções em auto o sistema dava pau na inicialização do windows porque sera que esta memoria que foi feita para tabalhar a essa frequencia não subia normalmente?

Muito obrigado.

Postado

Bom dia Ribeiro, conseguir aumentar somente para 305 MHz quando subi para 310MHz o sistema inicio mais após poucos minutos ele congelou :(, o que devo fazer agora?

E outra pergunta que eu queria te fazer era em relação a latencias da memoria como funciona pois antes sempre que eu mudava pra 1066 MHz sem configurar mais nada deixando as outras opções em auto o sistema dava pau na inicialização do windows porque sera que esta memoria que foi feita para tabalhar a essa frequencia não subia normalmente?

Muito obrigado.

Postado

Muito obrigado.

• Membro VIP
Postado

Bom dia pdrst,

Use então mais tensão no processador. Suba aos poucos e faça teste.

Aumente para o próximo incremento da sua tensão atual e nunca se esqueça de testar a cada mudança.

Você pode tentar até 1.4v, mas você deve fazer os testes e ficar de olho nas temperaturas, se subir muito não é bom deixar.

Boa sorte.

Postado

Boa noite Ribeiro, fiz o incremento da tensão para 1.3875V tentei subir para 310 mais ocorreu o mesmo erro que eu tinha descrito anteriormente, o computador inicia normalmente mais após algum tempo ele congela ou reinicia quanto a temperatura ela se manteve a mesma. Depois disso eu voltei a tensão para a anterior e voltei o a frequencia da processador para 305 novamente. Estou mandando a configuração de quando estava congelando o sistema:

http://www.postimage.org/image.php?v=TsbmkvJ

Desculpa a pergunta mais só por curiosidade mesmo eu estava olhando o rank de overclock aqui do Clube do Hardware e percebi o over que você conseguiu com um Celeron D, caramba como você conseguiu resfriar esse processador Ribeiro?

Caso eu tenha chegado no limite por favor pode fechar o post, e realmente muito obrigado tanto a você como também ao Drido por ter me auxiliado e ajudado nesse over!

• Membro VIP
Postado

Boa noite pdrst,

Se você tentou somente com 1.3875v e não avançou até 1.4v pode ser que 1.3875v não foi suficiente para 310 de FSB.

O que você fez? Foi somente até 1.3875v? Tentou ir até 1.4v?

Se com esses testes de tensão não surtir efeito é melhor deixar da forma que está para não correr riscos por poucos MHz a mais.

O over no Celeron foi com WaterCooler, mas não me lembro que fluído eu usei no teste.

Se for o Celeron 420 ele não esquenta tanto, mesmo com mais de 100% de OC.

Boa sorte.

Postado

Boa tarde Ribeiro, subi a tensão da cpu para 1.4v testei primeiro a 310 e executei o teste de stress passou normalmente depois eu tentei aumentar para 315 mais assim que eu iniciei o teste congelou o sistema. É possivel mesmo com o aumento da tensão eu conseguir somente esse aumento ou esta ocorrendo alguma coisa errada?

Teste de stress com 310

Temperaturas

Placa mãe 38 °C

Processador 58 °C

CPU 1 / Núcleo 1 53 °C

CPU 1 / Núcleo 2 52 °C

Estou enviando um teste de benchmark que eu realizei com o Everest, para você conferir se é comum a diferença entre a chace L1 e L2.

Muito obrigado.

http://www.postimage.org/image.php?v=gxS42G0

Atualizando a mensagem

Após algum tempo estava utilizando o Rhinoceros e novamente congelou o sistema, voltei a configuração anterior, o que podeiria estar acontecendo Ribeiro?

• Membro VIP
Postado

Boa tarde pdrst,

O que acontece é que seu processador, após passar de determinado FSB, está exigindo tensão alem da média para subir pouco MHz, ai é ruim.

Isso é comum de acontecer e o mais certo e sensato a se fazer, principalmente após o que você relatou, é deixar na configuração anterior com tensão mais baixa.

De todo modo, vamos mudar algumas configurações que antes estavam em AUTO e fazer mais teste. Faça o seguinte:

Deixe a tensão do processador em 1.38v ou o próximo incremento acima.

Deixar a frequência da memória próxima a do padrão (800MHz). Vai ter que abaixar de 1000MHz, depois a gente sobe.

Fixar os valores abaixo.

FSB Termination Voltage- 1.4v

ICH Chipset- 1.215v

NB VCore- 1.45v

SB VCore- 1.7v

Mude da forma acima e tente achar estabilidade em 310MHz de FSB com 1.38v, caso não encontre estabilidade, deixe na configuração passada que estava estável.

Boa sorte.

Postado

Boa noite Ribeiro, fiz exatamente a mesma configuração a memoria eu deixei e 775 MHz pois o outro valor seria 930 MHz a tensão da memoria eu deixei o mesmo valor que estava. Fiz o teste com o Prime95 cerca de 1:30 e depois continuei utilizando o pc e ao que parece agora está estavel, a temperatura do processador permaneceu como a anterior, qual seria o proximo passo agora?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Boa noite pdrst,

O próximo passo é tentar ir alem com o FSB como antes.

Não se esqueça de ficar de olho nas temperaturas dos núcleos e chips da placa mãe. O que não tiver sensor para verificar usa o tato.

Boa sorte e não se arrisque alem do necessário.

Postado

Boa noite Ribeiro, hoje tive tempo de testar o over conseguir por enquanto subir até 335 e a temperatura com +/- 1:30h de Prime95 rodando tanto a 335 como a 330 foi de:

Temperaturas

Placa mãe 41 °C

Processador 61 °C

CPU 1 / Núcleo 1 54 °C

CPU 1 / Núcleo 2 54 °C

Estava checando a temperatura da mobo não tinha percebido mais ele esta ficando com a temperatura elevada pois o comum é ela ficar em torno de 35ºC a 36ºC ontem quanto estava utizando ela estava em 41ºC sem o processador em full quando comeceia utilizar programa que utilizavam tanto a cpu quanto a gpu a mobo atingiu a temperatura de 45ºC tive que utilizar o ventilador para ajudar a diminuir a temperatura, gostaria de saber se existe algum dissipador para placa mãe ou algo similar ou até mesmo modificar alguma configuração que eu possa usar para baixar a temperatura da mesma?

Estou enviando duas fotos das configurações da mobo, e gostaria de perguntar sobre a frenquencia das memorias se é bom eu subir elas somente quando estiver com a quando eu encontrar a frenquencia ideal ou posso subir elas e continuando a fazer o over.

http://www.postimage.org/image.php?v=Tsnc3er

http://www.postimage.org/image.php?v=Tsnc8dJ

Muito obrigado.

• Membro VIP
Postado

Oi,

A única maneira de tentar deixar a temperatura mais baixa, sem usar recursos extras para melhorar a dissipação, é diminuir a tensão do chip em questão. O problema de abaixar a tensão é que pode causar instabilidade, mas tenta diminuir um pouco a tensão use o menor e anterior incremento disponível.

Disponha amigo.

Postado

Boa tarde Ribeiro, estava esperando chegar uns coolers que eu comprei para o gabinete para diminuir um pouco a temperatura da mobo consegui deixar o temperatura em torno de 39/40ºC, só estou tendo problemas em subir um pouco os Mhz da memoria que no momento esta em 1005 queria subir para o proximo encremento que seria 1117 mais sempre que aumento para essa frequencia não consigo subir o OS. Seria possível eu conseguir subir para o proximo encremento da memoria, pois a frenquencia da CPU já está otima não desejo aumentar mais para min já está ideal melhorou muito a execução de alguns programas.

Muito obrigado novamente pelo excelente auxilio!

image.php?v=Tsnc3er

image.php?v=Tsnc8dJ

• Membro VIP
Postado

Boa tarde pdrst,

Para tentar chegar em 1117MHz só existem duas maneiras.

-Primeira é aumentara a tensão. A tensão pode ser subida até 2.2 ou 2.3v, mas necessita de mais atenção.

Suas memórias são nativas de 1066MHz e usa 2.1v como padrão então, usar 2.2v seria mais que suficiente para total estabilidade em 1117MHz.

-Segunda é relaxar os timings. As HyperX gostam de trabalhar, mesmo em over, em 5-5-5-15, mas você pode tentar 6-5-5-15 ou 6-5-6-17.

Faça os testes e nos diga o resultado.

Boa sorte.

Postado

Oi,

Estou aproveitando que estou em casa hoje e estou fazendo os teste com o over aqui, pensei que a tempetura da mobo tivesse diminuido mais infelizmente foi impressão minha, continua a mesma coisa. :(

Gostaria de perguntar se você conhece algum produto ou algum meio que eu possa utilizar para baixar a temperatura da minha mobo, procurei na internet mais infelizmente não encontrei nada, se você conhecer algum produto por favor me indique tudo bem!

Sobre a frequencia das memorias está ocorrendo algum erro aqui sempre que eu aumento a frequencia pode ser até mesmo deixando tudo em auto e a frequencia em 1067 Mhz o sistema não sobe e quando eu tento setar a latência simplesmente nem sobe a tela da Bios após configura-lá você teria alguma ideia sobre o que poderia estar acontecendo?

Obrigado.

A configurações da latência estão corretas?

http://www.postimage.org/image.php?v=PqmV7L0

• Membro VIP
Postado

Oi,

Aumente o DRAM TRFC para 72 e o restante abaixo deixe em AUTO.

Quanto à temperatura da placa mãe é uma questão de ventilação mais forçada ou comprar dissipadores para NB e SB. Fora isso, não tem o que fazer.

Boa sorte.

Postado

Fiz os teste Ribeiro mais é só eu subir a frequência da memoria e arrumar os timings assim que eu salvo e reinicia não sobe de jeito nenhum ai eu tenho que fazer como descrevi anteriormente, tenho que delisgar o pc totalmente para ai sim ligar ele novamente e recebo a messangem que o over falho o que poderia estar acontecendo?

Sobre o DRAM TRFC no caso o maximo que tinha para selecionar era 42 as outra opções eram 20,25,30 e 35.

Ribeiro em sua opnião a temperatura da mobo está muito alta com over ficar sempre entre 40/41 o maximo que atingiu foi 45, você acha que isso pode prejudicar alguma coisa em pouco tempo?

Postado

Boa noite Ribeiro estava viajando só hoje conseguir fazer os teste nas memórias, tentei de varias formas mais não consegui subir a 1117MHz, testei os dois modulos mais com nenhum deu certo.

Fiz um teste para verificar algum erro na memoria usando o memtest83 com o linux ela passou sem acusar nenhum erro durante o teste, estavam a 1005MHz durante o teste. O erro que esta ocorrendo é o seguinte se eu mudar na bios pra a frenquência 1117MHz sem modificar os timings ele sobe mais da uma mensagem de erro antes de dar boot no OS, caso eu tente modificar os timings simplesmente não sobe nem ao memos da o bipe inicial. Realmente pode ser as memorias que estão com problemas?

Irei postar a foto da memoria, esta um pouco ruim por causa do flash mais qualquer coisa eu envio outra.

http://www.postimage.org/image.php?v=gxiGgY9

Timings

http://www.postimage.org/image.php?v=gxiGjsi

Obrigado novamente.

• Membro VIP
Postado

Oi,

Isso não é defeito de memória pdrst, isso é falta de alimentação. Experimente subir a tensão um pouco mais.

Meus módulos HiperX eu já coloquei 2.8v para fazer teste e se você quiser tentar tensão maior tente.

Lógico que não é para você fixar 2.8v, mas até 2.4v pode ser usado para teste curto. Não tem outra saída, ou aumenta a tensão ou estaciona pouco acima de 1GHz.

Conselho: Memória em 1000MHz e em 1116MHz é praticamente a mesma coisa. Essa diferença de frequência só é visível em teste de benchmark, mas para uso diário não faz diferença que compense arriscar o aumento da tensão. Você decide.

Boa sorte e boa noite.

Postado

Oi Ribeiro,

Tentei aumentar para 2.4v mais não consegui, mais como você disse que não faz praticamente nenhuma diferença essa mudança de MHz na memória resolvi deixar pra lá não me arriscar, voltei para tensão anterior . Consegui aumenta um pouco FSB para 340 :), qualquer coisa eu vou aumentando aos poucos sempre checando a temperatura mais isso só quando eu sentir necessidade pois por enquanto está excelente.

Pode fechar o post por favor e muito obrigado tanto pela ajuda como pela aula :D!!

Muito obrigado!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!