Ir ao conteúdo

dúvidas do significado de Firmware e Kernel

Murilo Marchiori

Posts recomendados

Postado

Salve, amigos, boa tarde.

Gostaria de tirar algumas dúvidas com relação a firmwire e kernel, devo dizer que fiquei um pouco confuso na hora de escolher a categoria para minha pergunta, e essa me pareceu a mais correta. Peço desculpas à administração se fiz errado.

Sei o que é firmwire e sei o que é kernel, mas tenho umas dúvidas sobre uns termos quanto a isso, que para vocês que já entendem do assunto deve ser moleza, mas para mim ainda é mistério, por favor não riam ^^

Compilar kernel - O que é isso? Para que serve? Quando e como fazer?

Atualizar firmwire - O que é isso? Para que serve? Quando e como fazer?

Se tiverem algum link interessante que eu posso ver quanto a isso, agradeço.

Att.

Murilo Marchiori

Postado

Por alto:

Kernel: Núcleo do sistema Unix, o coração, a magia por trás do sistema.

Firmware: Software instalado diretamente em hardware, a BIOS, que, por exemplo, tem as instruções de dar boot, reconhecimento de hardwares, etc.

Como eu disse, por alto e bem superficial.

• Membro VIP
Postado

Adicionando informações:

Compilar o (a) Kernel -> Processo que envolve alterar configurações/adicionar recursos ao conjunto 'chave' de um sistema *NIX. Após essas mudanças são necessárias várias etapas de compilação propriamente dita, para transformar os arquivos 'secos' em peças de software que, juntas, formarão o centro nervoso do sistema. É um procedimento longo e com altos riscos de falhas...

A compilação na maioria das vezes não é necessária, já que os Linuxes atuais utilizam módulos inteligentes que podem ser ligados/desligados sem esse processo tedioso...

Como fazer? Basicamente você precisa rodar um daemon para alterar/gerar os arquivos de configuração e, em seguida, rodar os comandos para compilar... normalmente envolve também o 'download' do Source do level Kernel, já que a maioria dos sistemas atuais não instala como padrão por economia de espaço...

Atualizar Firmware -> A firmware, como já dito, é um pedaço de software que controla um hardware. Quase todo equipamento eletrônico hoje em dia permite essa atualização. Inclusive carros... Eu atualizei hoje a firmware do meu DVD-Player para corrigir um bug no play de arquivos divx/xvid.

Essas atualizações permitem correções/otimização/inclusão e atualização de recursos.

Em alguns equipamentes o procedimento é estremamente simples... basta rodar um software especial.. por exemplo, no caso do dvd, basta gravar o arquivo de atualização num pendrive ou cd que ele le e atualiza sozinho.. alguns podem faze-lo direamente se conectados à internet...

Em outros, isso pode ser muito perigoso e complexo.. pode envolver ligações elétricas, soldas, retiradas de chips... procure, por exemplo, na área de Hard Discks (aqui mesmo no forum) um tópico fixo sobre recuperação de discos Seagate 7200.11.

você deve fazer a atualização sempre que detectar um tipo de defeito.. ou, se o fabricante liberar alguma funcionalidade extra para o equipamento...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!