Ir ao conteúdo

2, 3, 4 ou 8GB - quanto de memória ou upgrade precisamos?

icefly

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Segue a tradução de um artigo que achei interessante da edição eletrônica da LaptopMag; o artigo faz testes em situação de uso multitasking de um notebook rodando programas comuns como Microsoft Word, Firefox, Photoshop CS4 e Adobe Reader.

O objetivo maior do teste não é demonstrar que quanto maior a quantidade de memória instalada, mais rápido fica o sistema (o que é meio óbvio), mas sim demonstrar o quanto de ganho cada patamar de memória ou upgrade proporciona.

Os testes foram feitos com um notebook Gateway P-7808u FX, executando o Windows Vista Home Premium 64 bits, equipado com memórias Kingston DDR3-1066, em arranjos de 2, 3, 4 e até 8Gb (os preços em US$ atualizei para o patamar atual, pesquisando na loja Newegg).

Pra ficar melhor poderia ser usado o Windows Seven, mais novo que o Vista, mas com certeza dá para termos uma noção da coisa.

Basta clicar no botão Mostrar abaixo para ver o artigo já traduzido; o original pode ser visto nesse link aqui.

[]´s

Se o processador é o cérebro de um notebook, constantemente realizando cálculos complexos, a RAM é o pulmão.

Equipado com memória suficiente o seu notebook vai respirar fácil, com rapidez entre jogos, planilhas e outras aplicações.

A falta de memória RAM, por outro lado, fará com que seu notebook fique asmático, com respiração ofegante e chiado no peito uma vez que executará tarefas lentamente.

A sabedoria popular nos levaria a ter um notebook com a maior quantidade de memória RAM possível, mas qual o impacto no desempenho de um notebook no mundo real ao se adicionar mais memória?

1. O Notebook

Em nossos testes, usamos um Gateway P-7808u FX, executando o Windows Vista Home Premium 64 bits.

Instalamos 2GB (dois pentes de 1GB por US$ 25 cada), 3GB (2GB + 1GB por US$ 47 e US$ 25 respectivamente) e 4GB DDR3-1066 (dois pentes de 2GB por US$ 47 cada); todas são memórias Kingston DDR3-1066.

A cada upgrade (2GB, 3GB e 4GB de RAM), rodamos quatro programas: Abode Acrobat Reader, Adobe Photoshop CS4, Firefox 3 e Microsoft Word 2007.

Realizamos também o nosso teste de stress, forçando o notebook a zipar em segundo plano uma pasta de 4.97GB com contéudo de mídia variado, ao mesmo tempo que abriamos cada programa.

E depois rodamos o PCMark Vantage, um teste sintético que mede o desempenho no Vista. Rodamos esse benchmark três vezes, e tiramos a média dos resultados.

2. A Performance

Com 2GB de memória RAM instalada, o nosso notebook abriu:

- o Acrobat Reader em 11 segundos,

- o Photoshop CS4, em 26 segundos,

- o Firefox em 5 segundos,

- e Word 2007 em 7 segundos.

O PCMark Vantage teve 4.274 pontos.

Surpreendentemente, aumentando-se a RAM para 3GB e depois para 4GB, não melhoramos o tempo de abertura dos programas de forma significativa.

Os scores do PCMark Vantage, por outro lado, aumentaram em 415 e 602 pontos, respectivamente.

Observamos uma diferença maior no desempenho quando rodamos os nossos testes de stress: os tempos de abertura de programa melhoraram em comparação quando com apenas 2GB instalados:

- o Acrobat Reader abriu em 61 segundos,

- o Photoshop CS4 levou longos e dolorosos 2 minutos e 24 segundos,

- o Firefox levou 1 minuto e 24 segundos,

- e o Word levou 1 minuto e 49 segundos.

Nos testes de stress com 3GB de RAM, o tempo de abertura do Firefox e do Word vezes foi reduzido significativamente (55 segundos e 61 segundo, respectivamente).

Porém com 4GB de RAM tivemos o maior impacto, reduzindo os tempos do teste de stress em quase 50% (ou mais, em alguns casos).

Com 4GB instalados, nosso notebook abriu:

- o Acrobat Reader em 43 segundos,

- o Photoshop CS4 em 1 minuto e 43 segundos,

- o Firefox em 40 segundos,

- e o Word em 44 segundos.

ramchartsf2.jpg

3. Veredito

Apesar de 2GB de memória RAM ser bom o suficiente para executar tarefas diárias simples como navegação na web, checar e-mails e assistir a clips de vídeo, se você precisar de mais força para abrir arquivos grandes ou pesados em regime multitarefa (multitasking, com vários programas simultaneamente), a memória extra valerá a pena.

4. Agora com 8Gb

Os principais sistemas operacionais de 64 bits, como o Mac OS X Snow Leopard e Windows 7 deram aos usuários a opção de equipar seus notebooks com mais memória RAM do que nunca.

Enquanto as versões de 32 bits do Mac OS X e do Windows aceitam até 4GB de RAM (com limite de uso de até 3,0GB), os seus homólogos de 64 bits tem uma fonte praticamente inesgotável, podendo-se instalar 8GB, 16GB, 32GB ou mais, dependendo da versão do SO.

Com uma quantidade tão grande de memória disponível para manter nossos computadores em funcionamento suave durante a execução de tarefas, o desejo instittivo pode ser de instalar a maior quantidade de memória RAM possível, mas a diferença de performance vale a pena o custo de aquisição de kits caríssimos de alta capacidade?

Para este teste, voltamos ao nosso Gateway P-7808u FX, equipado com processador Intel Core 2 Q9000 Quad Core, Windows Vista Home Premium X64 e com 8GB de memória DDR3-1066 da Kingston (dois pentes de 4GB, avaliados em US$ 155 cada).

Em seguida, abrimos quatro programas: Adobe Photoshop CS4, Adobe Reader 9, Firefox 3, e Microsoft Word 2007.

Realizamos também em cada ensaio, o teste de stress mandando o notebook zipar em segundo plano uma pasta de 4.97GB com contéudo de mídia variado.

Por fim rodamos o PCMark Vantage. Cada benchmark foi rodado três vezes, e tiramos a média de nossos resultados.

5. O desempenho

Com 8GB de RAM instalado, o Gateway P-7808u FX abriu:

- o Adobe Reader em 7 segundos,

- o Adobe Photoshop em 13 segundos,

- o Firefox em 4 segundos,

- e o Microsoft Word em 5 segundos.

Com o Adobe Reader, Firefox, Microsoft Word os tempos foram comparáveis aos observados quando rodamos os testes com apenas 4GB de memória RAM instalada (10, 5 e 7 segundos, respectivamente), mas o Adobe Photoshop viu uma queda de quase 50%, quando o tempo caiu de 24 para 13 segundos.

A pontuação do de 4.886 pontos do PCMark Vantage foi superior em apenas 10 pontos do que quando rodamos o teste com 4GB de RAM instalada.

A verdadeira diferença de desempenho foi observada quando stressamos o sistema com a abertura dos programas, ao mesmo tempo que era zipada a pasta de 4.97Gb:

- Adobe Photoshop, levou 59 segundos,

- Firefox, 13 segundos,

- Microsoft Word, 14 segundos.

Como podemos ver, houve uma incrivel redução dos tempos nesse teste de stress.

Com 4GB de memória RAM instalada, os mesmos programas levaram:

- Adobe Photoshop, 01:43 minutos,

- Firefox, 40 segundos e

- Microsoft Word, 44 segundos.

O único programa que não teve uma diferença significativa de velocidade foi o Adobe Reader, que levou 43 segundos com 4 GB de RAM e 41 segundos com 8GB.

ram8gbchart.jpg

6. Veredito Final

Apesar de 4GB de memória RAM ser o padrão atual de excelência, o sistema operacional de 64 bits permite que você instale pelo menos o dobro e, na sua maior parte, ver um forte aumento de desempenho forte.

O preço, naturalmente, será o maior fator proibitivo, mas se você for um usuário avançado querendo sua máquina com o melhor desempenho possível, esse patamar de 8GB vale a pena.

*Edit: Segue uma versão melhorada da tabela final dos testes, mais fácil de ser visualizada.

testesram.th.png

Postado

O que eu senti falta nesse teste foi eles terem especificado o arranjo de memoriza.

por exemplo

se usaram um pente de 2 gb para testar o desempenho com 2GB ram, vai ser pior do que usando 2 pentes de 1gb por da primeira forma estar em single channel.

depois ele não especifica se usou um pente de 4GB (creio que sim pela semelhança dos pontos com 3GB) ou 2 x 2GB.

Com 8GB temos certeza que esta em dual channel a maquina, pois só da pra por 2x4GB e com isso não sabemos se de fato foi a quantidade de memória que ajudou no resultado final, ou estar em dual channel ou ainda os 2. ter dual channel e mais memória.

MAs de qualquer forma é um teste bacana e tem seus méritos.

[]'s

• Membro VIP
Postado
O que eu senti falta nesse teste foi eles terem especificado o arranjo de memoriza.

por exemplo

se usaram um pente de 2 gb para testar o desempenho com 2GB ram, vai ser pior do que usando 2 pentes de 1gb por da primeira forma estar em single channel.

É faltou uns testes com e sem dual-channel, pra ficar completo.

depois ele não especifica se usou um pente de 4GB (creio que sim pela semelhança dos pontos com 3GB) ou 2 x 2GB.

Com 8GB temos certeza que esta em dual channel a maquina, pois só da pra por 2x4GB e com isso não sabemos se de fato foi a quantidade de memória que ajudou no resultado final, ou estar em dual channel ou ainda os 2. ter dual channel e mais memória.

MAs de qualquer forma é um teste bacana e tem seus méritos.

[]'s

No artigo tá especificado que foram dois pentes de memória nos testes (1+1Gb, 1+2Gb, 2+2Gb e 4+4Gb).

• Membro VIP
Postado

é, 8Gb tica top, mas o preço tá alto ainda.

Dessas Kington de 4Gb por ex, um pente DDR3-1066, tá US$ 150, uns R$ 270 sem imposto; duas sairiam R$ 540, com imposto no final um kit de 2 pentes ia pra quase R$ 900.

Se os preços não tivessem subido ano passado ficaria melhor, até uns 20% mais ou menos.

Com esse artigo dá pra ver que o mínimo pra rodar folgado Windows Vista/Seven e alguns programas ao mesmo tempo são 2gb, mas com 4Gb já fica ótimo; 8Gb é top mas de preço ainda complica.

Postado

8GB seria perfeito, mas é como o Ice falou, é muito caro por aqui.

Compensa colocar 8GB se você conseguir negociar um bom preço com o fabricante do equipamento (no caso de montagem personalizada) ou se você vai viajar para fora do país. Aí dá pra comprar umas peças e dar um up no note. Mas eu tenho certeza que os entusiastas e gamers maníacos do fórum iriam preferir vender o note e levar o dinheiro pra comprar outro lá no outro país. :)

Abraço!

• 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...
Postado

lendo vários tópicos sobre memória, acho que este foi o único a dizer ser vantajoso ter 8gb. Então..vale a pena ou não, pra uma máquina com Win Ultimate, proc. i7 Sandy e gt 540, aumentar de 4 pra 8gb por 199,00?

• Membro VIP
Postado
lendo vários tópicos sobre memória, acho que este foi o único a dizer ser vantajoso ter 8gb. Então..vale a pena ou não, pra uma máquina com Win Ultimate, proc. i7 Sandy e gt 540, aumentar de 4 pra 8gb por 199,00?

Com i7 Sandy Bridge já? Qual note é o seu?

Eu não aumentaria. Por enquanto estou muito satisfeito com os 4 GB que tenho.

Agora, se você realmente vê necessidade no aumento e está com grana pra isso, por que não?

Postado
Se vai realmente precisar usar mais de 4GB, então vai fundo por esses $ 199 a mais.

IceFly e Bruno_Gabriel, meu note é esse da minha assinatura. Aliás, será ou acho que será. Estou entre ele e um modelo idêntico, mas alterando a placa para gtx 460.. não vou usar nenhum aplicativo pesado.. minha dúvida é se pra jogos faz diferença. se não fizer, não vou pegar.

valeu

• Membro VIP
Postado
IceFly e Bruno_Gabriel, meu note é esse da minha assinatura. Aliás, será ou acho que será. Estou entre ele e um modelo idêntico, mas alterando a placa para gtx 460.. não vou usar nenhum aplicativo pesado.. minha dúvida é se pra jogos faz diferença. se não fizer, não vou pegar.

valeu

Eu já vi vários testes comparando jogos em PCs (sempre desktops) com 4 GB e 8 GB de RAM e na grande maioria a diferença nos jogos não é tão significativa, o que acaba não valendo a pena o investimento, muitas vezes. Ainda mais aqui no Brasil. Parece que o único jogo que se benificia bem do aumento é Crysis. Os outros não chegam a usar 3 GB, sendo que ainda existem muitos jogos feitos apenas em 32 bits, ou seja, ter mais de 4 GB não adiantar nada.

Se esse valor de R$ 199 que você pensa em fazer upgrade no note da sua assinatura for a diferença de preço entre os dois notes que você citou, eu ficaria com o que tem a GTX 460.

Postado

Também acho que pra jogos a diferença não será perceptível.

O teste não foi muito influenciado pelo arquivo a ser zipado de mais de 4 gb?? Tipo, qto desse arquivo ocupou a memória do note??

Postado
Eu já vi vários testes comparando jogos em PCs (sempre desktops) com 4 GB e 8 GB de RAM e na grande maioria a diferença nos jogos não é tão significativa, o que acaba não valendo a pena o investimento, muitas vezes. Ainda mais aqui no Brasil. Parece que o único jogo que se benificia bem do aumento é Crysis. Os outros não chegam a usar 3 GB, sendo que ainda existem muitos jogos feitos apenas em 32 bits, ou seja, ter mais de 4 GB não adiantar nada.

Se esse valor de R$ 199 que você pensa em fazer upgrade no note da sua assinatura for a diferença de preço entre os dois notes que você citou, eu ficaria com o que tem a GTX 460.

quem dera, Bruno. a diferença entre as configurações dos Sager é de mil reais. Mas como eu vou financiar em 24x mais da metade, o valor na parcela aumentará em torno de 40 reais.. ai que tá minha dúvida.

é..depois das respostas de vocês dois, já eliminei o upgrade da RAM..agora vou jogar a moeda pra cima e decidir a VGA.. tks!

• 2 semanas depois...
Postado
quem dera, Bruno. a diferença entre as configurações dos Sager é de mil reais. Mas como eu vou financiar em 24x mais da metade, o valor na parcela aumentará em torno de 40 reais.. ai que tá minha dúvida.

é..depois das respostas de vocês dois, já eliminei o upgrade da RAM..agora vou jogar a moeda pra cima e decidir a VGA.. tks!

Tive a oportunidade fazer um teste semelhante com memórias usando um programa especifico de base de dados que usa um filtro fino para diversas diferenças de informações; resultado:

-Máquina Dell Latitude 120 L, Pentium M740 (1.73), Memorias 533;

-Hd de 5400 rpm

-512 de memoria - softer gastou +- 24 segundos;

-1Gb de memoria - softer gastou +- 11 segundos;

-1,5 Gb de memoria -softer gastou +- 7,7 segundos;

-2 Gb de memoria -softer gastou +- 5,5 segundos;

Valeu

Postado

No teste dizia que as configurações eram: 2x1GB, 1x1GB+1x2GB, 2x2GB e 2x4GB.

Eu não tenho a mão os testes de dual channel mas para desktops eu vi que a diferença era de até 10% em programas que rodam testes sintéticos (PCMark e outros programas do gênero), porém em aplicações de uso diário (internet, textos, planilhas, etc) não tinham diferença significativa.

Esse é um teste antigo, caso eu ache ele eu edito o post e coloco o link.

edit: chegava a 10%

@marcioxavi

Cara com esse desk da assinatura eu rodei Crysis a ~20fps (com todos os filtros locos ligados) e rodo qualquer coisa decentemente, só não testei programas de imagens tipo Photoshop e tal, acho que 4GB hoje dá e sobra.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...