Ir ao conteúdo

60Hz perde na prática para 120Hz?

Vovô Kid

Posts recomendados

Postado

E aí, pessoal... tudo bem? Eu estou começando a postar aqui hoje e estou com uma grande dúvida. Estou pra comprar uma tv de lcd da LG, porém estou com dúvida em alguns detalhes... Principalmente a frequência!

Antes de mais nada, digo que estou disposto a pagar até R$ 2.300,00, somente em uma tv de lcd! Já escolhi a tecnologia que quero investir e não pretendo pagar uma diferença absurda em uma teve de led.

Bem, estou em dúvida entre esses 3 modelos:

http://www.megamamute.com.br/ch/prod/1477/25/0/TV-42-LCD-Full-HD-3-HDMI-C-Conversor-42LH35FD-LG.aspx

http://www.megamamute.com.br/detalhes.aspx?pc=2442&utm_source=base,Virtual%20Target&utm_medium=e-mail,email&utm_campaign=x%EF%BF%BD+chuvisco!,e-mail%20100817&utm_content=e-mail++produtos+,

http://www.megamamute.com.br/ch/prod/2078/TV-LCD-32-Full-HD-3-HDMI-C-Conversor-Scarlet-II-32LH70YD-LG.aspx

Como vocês podem ver, cada uma tem seus prós e contras! A de 32" está me deixando bastante na dúvida pelo contraste superior e pelos 120 hz e, a de 42" do modelo 42LD460 LG também está quase me fazendo comprar pelo simples fato de ter o contraste e o som melhores que o da outra de 42", porém ela não diz a taxa de frequência que utiliza!

Qual vocês pegariam? Eu usaria a tv para jogar xbox 360, reproduzir dvd com video componente e conectar meu notebook através de um cabo hdmi! Ela ficará na minha sala que deve ter 2 metros de distância do sofá! Esse lance de frequência de 120hz influencia muito mesmo na prática a ponto de eu optar pela menor?

Obrigado.

Postado

Veja,muita gente confunde o significado disto.

Os Hertz depende da fonte de sinal,por exemplo,a tv via antena transmite a 60 Hz não importando o quanto a tv/monitor suporte.

Ja utilizando um PC,que voce pode alterar a frequencia vertical para melhorar o desempenho do Pc/Placa de vídeo,a frequencia vertical que a tv suporta vai fazer a diferença.

Postado

Muitos usuários adquirem produtos com tecnlogias que nem mesmo sabem para que servem. Mas isso é culpa da própria indústria que não esclarece e só quer vender, empurrando produtos mais caros que muitas vezes o usuário não irá utilizar.

Nos monitores antigos CRT (tubo), a velocidade de varredura da tela em Hz (Hertz) para a qualidade da imagem, fazia mais sentido, pois quanto maior a resolução da imagem, mais alto deveria se a velocidade da varredura da tela. Como esses monitores fazem a varredura ponto por ponto e linha por linha, quanto maior a resolução, mais tempo ele irá levar para preencher toda a tela. Se a velocidade da varredura não aumentar, o olho humano começa a perceber o monitor desenhando a tela. Esse efeito se chama flicker, causando desconforto, nauseas e muitas vezes dor de cabeça.

Nos monitores LCD a velocidade em Hertz, não faz tanta diferença nesse sentido, pois não há varredura e sim o acende e apaga de toda a tela, várias vezes por segundo para dar movimento a imagem. Sendo assim, 60 Hertz são suficientes para dar movimento, sem quebras na imagem. O problema é que em muitas vezes, em cenas de filmes com movimento muito rápido na tela, esses 60 Hertz criam um efeito meio artificial de movimento (possoas exigentes, cinéfulos experiêntes conseguem perceber isso com facilidade), que causa um certo desconforto em pessoas com essa percepção. Deste modo, foi criada a tecnlogia para aumentar os Hertz para 120 ou mais e usado em conjunto com players capazes de enviar mais cenas, são capazes de criar um efeito mais natural no movimento de cenas rápidas. Os 120Hz em monitores ou TV´s são para serem usados em players de Blu-ray que possuam a tecnlogia True Cinema 24p para dar esse efeito. O player envia a mesma cena repetida 4 vezes em um segundo e a TV com esse recurso exibe dentro de 120 ciclos, todas as cenas. Resultado: As cenas rápidas, ficam meio que em câmera lenta. Ex: Imagine o capotamento de um carro. Com esse recurso, você será capaz de perceber todos os detalhes desse capotamento (vidros espatifando com detalhes, lataria amassando e vidros voando com mais realismo, bastante bacana) ! Se você não liga muito para isso, monitores ou TV´s com 60Hz, não farão diferença para você. Até a próxima.

Postado

Estranho geralmente quando é utilizado o recurso 24p os recursos como Tru Motion,Motion Flow são desativados.

O Blu Ray envia 24 frames por segundo e a TV recebe assim sem alterar nada.

A TV que que acaba gerando mais frames através do recurso como o Tru Motion(LG) ou Motion Flow(Sony).

Postado
Estranho geralmente quando é utilizado o recurso 24p os recursos como Tru Motion,Motion Flow são desativados.

O Blu Ray envia 24 frames por segundo e a TV recebe assim sem alterar nada.

A TV que que acaba gerando mais frames através do recurso como o Tru Motion(LG) ou Motion Flow(Sony).

Estes recursos não são aumento de hertz, e sim "duplicação" dos frames.

As Plasmas não são 600Hz, são 60, só que entre um quadro e outro aumenta-se a qtd. 10x, Nas LCD/LED 120Hz, 2x.

Já nas 3DTV, aí sim, temos os Hz verdadeiros, 120Hz, para duplicar as imagens, 60Hz para o olho direito e 60Hz para o olho esquerdo.

Nas Plasmas 3D não sei a qtos Hz trabalham.

Postado

Galera - estou gostando muito da discussão. Acabei de comprar uma LG 32LE5500. Quando liguei ela no computador via HDMI, não passa de 60 Hz. Acontece que em alguns filmes DVD a imagem fica com quadrados nas transições e também apresenta travamentos. Não acredito que seja problema do computador pois tenho um PhenonII X3 com 4 GB de Ram e uma placa de vídeo ATI Radeon HD3300. Fiz o teste assistir o vídeo no computador e também lido pela TV diretamente do HD externo. A conclusão é que a imagem só é fenomenal quando lida pela própria TV.

Diante disto fiquei com a dúvida se haverá bom desempenho apenas quando visualizar vídeos diretos do HD. Caso conecte um BlueRay, teremos imagem de mesma qualidade? Será que não existe um driver ou software que produza o mesmo efeito via computador???

Postado

Esse quadrados o mais provável é a baixa qualidade do vídeo que está no DVD,sobre o travamento pode ser conflito entre alguns programas,o drive do DVD pode estar com alguma dificuldade de leitura em alguns discos.

Utilizando um Blu Ray player e discos BD a qualidade de imagem no geral vai ser superior em relação aos vídeos executados pelo HD.

Postado

Discordo de você Jones. Existe sim televisores lcd de 120 hz reais. e esse recurso do true cinema que o Dr tech mensionou faz todo o sentido, pois um amigo meu possui um blu-ray da samsung com o recurso 24p e quando ele ativa, a imagem do filme fica meio lenta (da para notar tranquilamente a diferença). quando ele disativa, percebe-se que fica mais rápida. Engraçado que eu não notava isso antes até fazer as comparações, posso dizer com certeza que há diferenças.

Postado

(Foi mal a demora pra entrar e ler as respostas de vocês)

Agradeço o esclarecimento de vocês, porém esse lance de frequência ainda continua bem dúbio. Não sou absurdamente exigente e nem monstruosamente sensível a transição de imagem, então acho que pegarei a de 60hz da lg mesmo. :lol:

Falando nisso, nesse meio tempo, eu vi uma tv de led por um preço excelente no extra: http://www.extra.com.br/Eletronicos/tvs/TVLED/Philips-LED-Serie-5000-40PFL5605D-Full-HD-c-Entradas-HDMI-e-USB-e-Conversor-Digital-120Hz-TV-40-Suporte-de-Parede-1000013883.html?utm_source=Extra&utm_medium=News&utm_campaign=Espetaculo_22082010&cm_mmc=News-_-eletronicos-_-espetaculo-_-tv40ledphilips

Daí ferrou tudo! Uma tv de led, da philips e por esse preço tá valendo muito a pena! Agora terei é que ver se caberá no meu bolso!

Resumindo, eu entendi que de 60hz pra 120hz tem diferença, mas não é percebida com tanta frequência. Sendo assim, só dá pra notar em movimentos rápidos e, mesmo assim, muito pouco.

Mais uma coisa. eu já até vi alguns bugs na internet relacionados a tvs com mais de 60hz. Pela explicação, isso se deve a sobreposição que a imagem sofre de acordo com a altíssima transição. Já ouviram algo sobre?

Postado

Normalmente os filmes em Blu-ray trabalham a 60 frames (quadros) por segundo. Sendo assim o player envia esse número de quadros para uma TV que também trabalhe com refresh rate (Hz) também a 60. Só que no cinema, os projetores mais modernos, não trabalham dessa forma, e sim com uma velocidade de quadros mais baixa para compatibilizar com a produção dos filmes que também foram filmados nessa velocidade. No meio doméstico, também foi criada uma tecnologia parecida, para que as pessoas pudessem ter o mesmo ambiente do cinema em casa. Essa tecnologia se chama True Cinema 24p. Para utilizá-la, você precisará de uma TV de 120Hz ou maior e um player de Blu-ray que suporte essa tecnologia. Neste modo, o player ao invés de enviar 60 quadros por segundo para a TV, ele passa a enviar 24 quadros e a TV, se possuir tecnologia de Hz de 120, passa a utilizar esses quadros em todos os 120 ciclos de atualização de tela, causando menos fadiga visual e dando o efeito de câmera lenta, tornando os detalhes igual ao ambiente dos cinemas mais modernos. O funcionamento dessa tecnologia, está resumida logo abaixo:

Player envia o 1º quadro da imagem para a TV, que exibe essa imagem e a repete 4 vezes

Player envia o 2º quadro da imagem para a TV, que exibe essa imagem e a repete 4 vezes

Pois...

Enquanto o player exibe 24 quadros a TV repetiu cada quadro 4 vezes e a exibiu em um ciclo de 120 vezes. Sendo assim a TV exibiu em 1 segundo 120 imagens sendo que 4 são a mesma imgem.

Resultado...câmera lenta em movimentos rápidos !

Postado
Discordo de você Jones. Existe sim televisores lcd de 120 hz reais. e esse recurso do true cinema que o Dr tech mensionou faz todo o sentido, pois um amigo meu possui um blu-ray da samsung com o recurso 24p e quando ele ativa, a imagem do filme fica meio lenta (da para notar tranquilamente a diferença). quando ele disativa, percebe-se que fica mais rápida. Engraçado que eu não notava isso antes até fazer as comparações, posso dizer com certeza que há diferenças.

Até então 120Hz pra mim não eram freqüência reais. Quais são as tv que realmente operam nesse nivel de Hz? Pode-se dizer que tv como a Live Bordeless da LG com TruMotion de 120Hz trabalha nesse nivel como é anunciado?

Postado
Até então 120Hz pra mim não eram freqüência reais. Quais são as tv que realmente operam nesse nivel de Hz? Pode-se dizer que tv como a Live Bordeless da LG com TruMotion de 120Hz trabalha nesse nivel como é anunciado?

NÃO.

Não conheço a tv, mas só de falar "TrueMotion" é balela. Ou seja 60Hz.

120 ou mais só as 3DTV.

Postado
Veja,muita gente confunde o significado disto.

Os Hertz depende da fonte de sinal,por exemplo,a tv via antena transmite a 60 Hz não importando o quanto a tv/monitor suporte.

Ja utilizando um PC,que voce pode alterar a frequencia vertical para melhorar o desempenho do Pc/Placa de vídeo,a frequencia vertical que a tv suporta vai fazer a diferença.

Muuuuuito obrigado por esta resposta.

Depois de ler isto, cheguei em casa e aumentei a frequencia da minha plasma de 60Hz para 75Hz (que foi a max, permitida pela minha placa), neste fds vou assistir uns filmes que "picavam" antes... Segunda eu retorno com os resultados.

• 2 meses depois...
Postado
Normalmente os filmes em Blu-ray trabalham a 60 frames (quadros) por segundo. Sendo assim o player envia esse número de quadros para uma TV que também trabalhe com refresh rate (Hz) também a 60. Só que no cinema, os projetores mais modernos, não trabalham dessa forma, e sim com uma velocidade de quadros mais baixa para compatibilizar com a produção dos filmes que também foram filmados nessa velocidade. No meio doméstico, também foi criada uma tecnologia parecida, para que as pessoas pudessem ter o mesmo ambiente do cinema em casa. Essa tecnologia se chama True Cinema 24p. Para utilizá-la, você precisará de uma TV de 120Hz ou maior e um player de Blu-ray que suporte essa tecnologia. Neste modo, o player ao invés de enviar 60 quadros por segundo para a TV, ele passa a enviar 24 quadros e a TV, se possuir tecnologia de Hz de 120, passa a utilizar esses quadros em todos os 120 ciclos de atualização de tela, causando menos fadiga visual e dando o efeito de câmera lenta, tornando os detalhes igual ao ambiente dos cinemas mais modernos. O funcionamento dessa tecnologia, está resumida logo abaixo:

Player envia o 1º quadro da imagem para a TV, que exibe essa imagem e a repete 4 vezes

Player envia o 2º quadro da imagem para a TV, que exibe essa imagem e a repete 4 vezes

Pois...

Enquanto o player exibe 24 quadros a TV repetiu cada quadro 4 vezes e a exibiu em um ciclo de 120 vezes. Sendo assim a TV exibiu em 1 segundo 120 imagens sendo que 4 são a mesma imgem.

Resultado...câmera lenta em movimentos rápidos !

Aproveitando sua aula, me tire uma dúvida. Já que as tvs de lcd, led e plasma operam a 60hz tendo seu o número de quadros multiplicados cada um por seu respectivo correspondente. Se eu tiver um player de blu-ray que suporte a tecnologia True Cinema 24p e liga-lo a uma tv de plasma (teoricamente 600hz, já que eu preciso de uma tv 120hz ou maior) eu posso obter o mesmo efeito de "câmera lenta em movimentos rápidos "? E este recurso pode ser usado em transmissões de tv ou somente para filmes mesmo?

Grato

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!