Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação de valores Ohmicos


FabianoRezende

Posts recomendados

Olá a todos.

Bom, sou novo aqui, mas já lí bastante antes de me adentrar como usuário do fórum.

Estou com o seguinte "problema".

Pretendo fazer uma comparação entre 30 (+ ou -) resistências variáveis, e informar qual delas é a maior e qual delas é a menor em determinado instante, fazendo leituras a cada 10 ou 15 segundos (esse tempo pode ser mudado sem problemas).

A primeira ideia que tive foi a de utilizar comparação de correntes. Pela menor resistencia passaria a maior corrente, e pela maior, menor corrente.

Daí surge o problema: consigo fazer isso utilizando PIC? Existe algum PIC com tantas entradas analógicas?

Alguém sabe uma outra forma de fazer isso, que não essa que eu sugerí?

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução mais simples é usar um divisor resistivo com uma resistencia conhecida. Ou seja você mede a qual seria a tensão na resistencia desejada com um AD do PIC e calcula o seu valor dado o divisor resistivo. voce faz isso para cada resistencia e tera os ses valores. Se voce so quiser compara-las dai voce pode usar comparadores externos para voce ter apenas uma entrada no PIC.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como seriam esses comparadores externos?

Na verdade eu nem preciso saber os valores, propriamente. Só preciso saber qual é a resistencia de menor valor, independente de que valor seja esse.

Depois vou enviar esse dado pra um computador, através de Paralela, e trabalha-lo em software.

valeu a atenção!

EDIT:

Mais ninguém sabe alguma solução?

Obrigado...

Ué, gente. Nada???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu. Quanto aos divisores resistivos, é tranquilo.

o problema é que serão 30 divisores, e não sei bem sobre a existencia ou nao de algum PIC com tantas entradas analógicas.

E também não entendi bem o que o Sink00 quis dizer com comparadores externos para usar somente uma entrada do Pic.

valeu as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!