Ir ao conteúdo

Overclock na memória fica instavel...

diegox

Posts recomendados

Postado

Olá,

Gostaria da ajuda de vocês para tentar resolver o problema de instabilidade nas memórias da minha configuração...

Memórias: Kit ddr2 4GB(2X2) Markvision 667mhz (5-5-5-15) 1.8V

Como podem ver na minha assinatura, elas estão rodando a 902mhz mas eu gostaria de tentar atingir estabilidade nelas...

Já tentei das seguintes formas:

902mhz (5-5-5-15) 2.0V / 902mhz (5-6-6-18) 2.0V / 902mhz (6-6-6-20) 2.0V

Como citei a cima, já tentei algumas combinaçoes nas latencias mas nao obtive resultado satisfatorio.

Peço a ajuda de vocês para resolvermos esse encomodo problema.

abraços

Postado

Se não fica estável com essa tensão, e nem mesmo com as latências relaxadas, é possível que tenha passado do limite da memória.

Aliás, se em stress elas estiverem falhando, tome cuidado para não corrompê-las de vez.

Postado

bem não entendo muito sobre over em memorias,mas como amigo ja disse acho q ja passou do limite delas,ja tentou colocar elas com mhz menor tipo 800 pr ver se fica estavel e se ficar aperte com as latencias acho q assim tera um melhor resultado.

Postado
bem não entendo muito sobre over em memorias,mas como amigo ja disse acho q ja passou do limite delas,ja tentou colocar elas com mhz menor tipo 800 pr ver se fica estavel e se ficar aperte com as latencias acho q assim tera um melhor resultado.

Olá,

Amigo infelizmente nao posso baixar mais a frequencia da memória, porque ela já está trabalhando a 451mhz (902mhz) e também porque ela está 1:1 com o FSB que é (450 * 8 = 3600mhz)..

Só nao entendi a parte de "ver se fica estavel e se ficar aperte com as latencias acho q assim tera um melhor resultado" ???

abraço

Postado

sim você colocando ela a 800mhz normalmente as latencias seria 6-6-6-18,você abaixando as latencias teria um bom resultado,as vezes nem necessita subir os mhz.

Postado
sim você colocando ela a 800mhz normalmente as latencias seria 6-6-6-18,você abaixando as latencias teria um bom resultado,as vezes nem necessita subir os mhz.

Ok...

Amigo mas você nao entendeu o que eu estou relatando...

Baixando as latencias e mantendo ou aumentando a frequencia da memória você tera um melhor desempenho, mas o meu caso nao é este.

O que acontece é que eu estou tentando buscar estabilidade a cima de 902mhz porque como eu efetuei o overcock no CPU automaticamente a frequencia da memória sobe também, sendo assim eu sou obrigado a colocala na frequencia que está...

abraço

Postado

creio q no seu caso seria diminuir over ou a troca das memorias por outras de 800mhz,você ja subiu as voltagens e nada esta até acima do normal,uso também markvision mais não uma memoria de primeira.

Postado
creio q no seu caso seria diminuir over ou a troca das memorias por outras de 800mhz,você ja subiu as voltagens e nada esta até acima do normal,uso também markvision mais não uma memoria de primeira.

Sim, o jeito mais fácil seria eu comprar memórias 1066mhz (5-5-5-15) mas pelo preço que elas se encontram nao vale a pena, ainda mais que sao ddr2...

Por isso gostaria de atingir a estabilidade pelo menos em 902mhz com latências 5-6-6-18...

abraço

Postado

Como já opinei lá em cima, o problema é que pode ser que nunca consiga estabilidade com esses 235MHz acima do padrão delas.

Tem chips que sobem certinho relaxando as latências, especialmente as DDR2 800MHz que muita gente coloca a 900~950MHz, como você queria. Aliás, se não quiser gastar muito, minha dica seria essa: ache de vender as suas atuais, e compre qualquer parzinho value mesmo, de 800MHz.

Ou então, simplesmente abaixe um pouco seu over aí. Esse quad rodando a uns 3,2GHz já não vai gargalar praticamente nada...

Postado

Olá Amigo.

Analizando sua situação percebi que você tem 3 opções:

1- Se tiver disponivel em sua BIOS, tente diminuir o multiplicador das memórias;

2- Talvez seja necessário algum dissipador nelas pois o over com certeza está fazendo elas trabalharem mais quentinhas;

3- O mais caro porém o mais ideal seria você adquirir outro kit de memória, algo como 1066Mhz.

Se você puder coloque uma foto da sua BIOS onde tem as opções de over.

OBS.: Você sabe que essas memórias não são próprias pra over né? Além de não terem dissipadores, são de marca pouco confiável pra essa aplicação.

E mesmo que você consiga rodar elas em 900Mhz+, em 2.0V, você com certeza estará reduzindo seu tempo de vida por causa da temperatura acima do normal.

Postado
Como já opinei lá em cima, o problema é que pode ser que nunca consiga estabilidade com esses 235MHz acima do padrão delas.

Tem chips que sobem certinho relaxando as latências, especialmente as DDR2 800MHz que muita gente coloca a 900~950MHz, como você queria. Aliás, se não quiser gastar muito, minha dica seria essa: ache de vender as suas atuais, e compre qualquer parzinho value mesmo, de 800MHz.

Ou então, simplesmente abaixe um pouco seu over aí. Esse quad rodando a uns 3,2GHz já não vai gargalar praticamente nada...

Sim, conheço varios usuarios que possuem memórias 800mhz rodando até 1000mhz...

E realmente já pensei bastante sobre vender esse Kit e comprar outro de 800mhz ou 1066mhz, porém nao vejo vantagem nessa altura do campeonato...

Quanto ao clock da CPU, infelizmente preciso de um clock bem elevado pois trabalho com renderizaçao( BLENDER) e isso mata qualquer CPU... Até porque para jogos, com o clock a 3.0ghz já nao haveria gargalo para o crossfire.

abraço

----------------------------------------------------------------------

Olá Amigo.

Analizando sua situação percebi que você tem 3 opções:

1- Se tiver disponivel em sua BIOS, tente diminuir o multiplicador das memórias;

2- Talvez seja necessário algum dissipador nelas pois o over com certeza está fazendo elas trabalharem mais quentinhas;

3- O mais caro porém o mais ideal seria você adquirir outro kit de memória, algo como 1066Mhz.

Se você puder coloque uma foto da sua BIOS onde tem as opções de over.

OBS.: Você sabe que essas memórias não são próprias pra over né? Além de não terem dissipadores, são de marca pouco confiável pra essa aplicação.

E mesmo que você consiga rodar elas em 900Mhz+, em 2.0V, você com certeza estará reduzindo seu tempo de vida por causa da temperatura acima do normal.

Olá,

Amigo entre as três opções que citastes,

1*Sim a minha mobo possui essa opção, mas inda nao diminui o multiplicador.

2*Sim elas possuem dissipadores, por isso nao me preocupei com temperatura, levando em conta o belo fluxo de ar dentro do gabinete.

3*Sim já levei isto em conta mas nao vejo vantagem pois as DDR3 estão ai pelo mesmo preço de um bom Kit DDR2 1066mhz.

Sim, sei perfeitamente que essas memórias nao são para overclock, até porque essas memórias nao eram para estar nesse PC, mas efim estão até hoje. Como já citei, elas possuem dissipadores.

E quanto a vida úitl das memórias, estou ciente do que o overclock ocasiona.

abraço

Postado

Bem amigo, creio então que você ja tenha alcançado o potencial máximo de over na sua memo. Como você mesmo disse mesmo elas tendo dissipadores elas não vão muito longe no over.

Postado
Bem amigo, creio então que você ja tenha alcançado o potencial máximo de over na sua memo. Como você mesmo disse mesmo elas tendo dissipadores elas não vão muito longe no over.

Sim, infelizmente esse era o meu medo (mesmo já suspeitando do mesmo)...

Mas em ultimo caso tentarei baixar o multiplicador delas e tentarei colocalas em 6-6-6-20 2.5V (apesar de que acredito que já está com alimentaçao suficiente).

abraço

Postado

Claro que o risco é todo seu, mas tome especial cuidado com essa tensão.

Nem mesmo os chips Micron D9 (os mais famosos nas DDR2) costumam resistir a mais do que 2,4V. Outros como o ProMOS e outras séries inferiores da própria Micron alcançam estabilidade com menos tensão.

Para exemplificar, tenho um KIT G.Skill HK, DDR2 800MHz 4-4-3-5 que atinge seu ponto máximo (ao menos nos meus testes) à DDR2 1008MHz mantendo essas ótimas latências, com "apenas" 2,2V. Ao tentar aumentar essa tensão, elas perdiam a estabilidade, mesmo sem aumentar o clock ou baixar as latências.

ddr21008.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Quanto a relaxar as latências, nem sempre funciona de maneira proporcional. Mantendo o exemplo dessas G.Skill, consegui os 1008MHz com 4-4-3-5 e apenas 1090MHz com 5-5-5-12. Novamente, não adiantou ir além dos 2,2V.

Aliás, percebendo que você tem uma ótima mobo, e que eu tinha uma logo abaixo dela (P5E, Maximum formula capada dos botões onboard), caso tenha interesse em algum rolo nessas G.Skill que falei, mande MP para não ficar muito offtopic aqui.

De resto, boa sorte com o seu overclock. Só recomendo que vá bem devagar com essa tensão aí! hehe

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!