Ir ao conteúdo

Ajuda Overclock i7 875k + EVGA P55 FTW

FNSCAR

Posts recomendados

Postado

Galera, não tenho experiência no assunto, portanto não queria me aventurar sozinho. Estou pedindo a orientação de vocês para fazer um bom over nesse montrinho aqui. O principal uso do PC é para jogos e a configuração do PC está na assinatura.

Uma coisa me encomodou quando liguei ele pela primeira vez, fui verificar na BIOS as memórias. Eu comprei um Corsair 2x2GB DDR3 1600MHz CAS 9, na BIOS estava 1333MHz e CAS 11 se não me engano, alterei a frequência para 1600MHz como consta agora nas SSs abaixo. Enfim queria saber se estou perdendo performance ou eu vi errado?!

(1) Fotos da parte de configuração de Latência e Clocks da memória:

memconfig1.jpg

memconfig2.jpg

(2)Fotos da parte de voltagens da memória e do processador:

cpuconfig1.jpg

cpuconfig2.jpg

(3) Controle de Frequência/tensão:

freqvoltscr1.jpg

freqvoltscr2.jpg

OBS.: A EVGA oferece um programa chamado E-Leet, com ele dá para overclockar sem estar na BIOS postarei as opções que ele oferece:

eleet.png

eleet2.png

eleet3.png

Postado

eleet4.png

eleet5.png

HARDWARE:

(1)Placa mãe: eVGA P55 FTW

(2)Processador: Intel Core i7 875k............2.93GHz

(3)Memória: Corsair XMS3 2x2GB DDR3 1600MHZ..........CAS 9.....1.5V

TEMPERATURA:

(4)Temperatura do processador:

- Processador : 29°C(IDLE) / 43°C(FULL)

- Núcleo 1 : 31°C(IDLE) / 48°C(FULL)

- Núcleo 2 : 30°C(IDLE) / 34°C(FULL)

- Núcleo 3 : 33°C(IDLE) / 37°C(FULL)

- Núcleo 4 : 29°C(IDLE) / 32°C(FULL)

- Temp. Ambiente : ~30°C

- CPU Cooler : Corsair CPU Cooler Hydro Series H50

(5)Temperatura da placa mãe:

- Placa Mãe : 34°C(IDLE) / 35°C(FULL)

(7)Fonte de alimentação:

Corsair TX750W Specifications: Model CMPSU-750TX

AC INPUT 90-264V ~ 10A 50/60Hz

DC OUTPUT +3.3V +5V +12V -12V +5Vsb

MAX LOAD 24A 28A 60A 0.8A 3A

MAX COMBINED WATTAGE 180W 720W 9.6W 15W

TOTAL POWER: 750W

Postado

Em primeiro lugar, parabéns pelo possante ^_^

Em segundo lugar, as fotos que você tirou ficaram com uma resolução altíssima, de tamanho (MB) considerável, o que está comprometendo o carregamento deste post. Por gentileza, utilize o imageshack.us no modo de postagem em miniatura ou reduza a resolução da foto com algum programa de edição ou então tire novas fotos com uma resolução maior, pois elas estão demorando MUITO TEMPO a carregar e eu mesmo não consegui ver nenhuma delas ainda...

Em terceiro lugar, sua CPU possui multiplicador destravado (indicado pela letra K no final do modelo), ou seja, você apenas precisa elevar o CPU Ratio (multiplicador da CPU) para o valor que gere o clock desejável. Supondo que você queira colocar o 875 a 3.2GHz, basta elevar seu multiplicador de 22 para 24x. Para falar a verdade, o Turbo Boost já faz esse papel automaticamente de elevar o clock dos 4 núcleos para 3.2GHz quando necessário e para 3.6GHz quando apenas 1 núcleo é utilizado, então não vejo porque fazer overclock nesta máquina, mesmo que exista todo o aparato para tal (pelo menos não à princípio).

Em quarto lugar, qual o intuito de fazer overclock numa máquina com potência tão monstruosa? Ganhar mais FPS nos games? Pode ter certeza que não... Essa CPU é tão possante que nem de longe vai gargalar sua 5870. Ao fazer overclock, se houver ganhos de FPS, serão insignificantes (a maioria dos casos esse ganho sequer ocorre...). A única coisa que você realmente vai conseguir é aumentar o consumo da sua CPU e, consequentemente, a conta de luz no final do mês; ou seja, overclock nesse caso possui custo/benefício de 0 (aumento de consumo sem ganho de performance nos games).

Não estou aqui querendo desencorajar você a não fazer overclock. O que estou querendo dizer é que você tem uma máquina tão boa, com performance excepcional em seu estado padrão, que esta prática se torna desnecessária, ainda mais com o Turbo Boost ativado (overclock dinâmico por parte da própria Intel). Talvez daqui a alguns anos isso seja necessário, mas no presente momento eu não vejo necessidade.

Falouws :cool:

Postado

Mesmo assim penso em fazer um overzinho. Comprei o i7 875k justamente para isso, senão teria comprado o i7 870 :D.

PS. : Diminui a resolução das imagens.

Postado
Será que alguém poderia me ajudar?

Eu já falei pra você o que você precisa fazer: altere o multiplicador da CPU (na minha ele é chamado de CPU Ratio) na BIOS da sua placa-mãe para o valor que gere o clock que você deseja alcançar. Mantenha as demais opções no automático (AUTO) incluindo as de tensão (exceto o Turbo Boost, que deve ser DESATIVADO para garantir maior estabilidade do overclock), vá subindo aos poucos o multiplicador e faça em cada alteração o respectivo teste de estabilidade usando o LinX. Configure-o para que ele faça o teste com toda a RAM livre disponível e faça o teste com 20 repetições. Se o programa não gerar erros ou o sistema não der tela azul, então o over está estável.

Saliento, entretanto, que não vejo necessidade de fazer esta prática, pelo menos não agora. Eu sei que você tem todo o equipamento para fazer overclock e tudo mais, mas os ganhos de performance influirão negativamente na eficiência energética do sistema (ele vai gastar mais energia para pouco aumento na performance, ou quase nenhum, no caso dos games).

Outra coisa: você poderia muito bem ter economizado dinheiro nessa CPU comprando o 870 ou mesmo o 860 (se a intenção fosse apenas jogos, o i5 750/760 já estaria servindo muito bem o PC). Mesmo aquelas que possuem multiplicador travado, como meu Core i5, eles tem potencial de sobra para realização de overclock. A diferença é que para overclocá-lo, eu precisei aumentar o BCLK ao invés de alterar apenas o multiplicador e isso influi em todos os clocks gerados pelo sistema, pois todos dependem do BCLK.

Falouws :cool:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!