Ir ao conteúdo

Como medir consumo de energia demandada pelo PC?

Deusywan

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu queria saber como medir o consumo de energia do meu pc (em Watts). Quero saber se a minha fonte dá conta do recado?

Meu Pc é o seguinte: Core 2 Duo (E7400) 2.83Ghz ; RAM Corsair 2x2Gb DDR2 1066Mhz ; HD Caviar Black 2Tb ; 2 gravadora DVD (1 sata + 1 IDE); XFX HD 4870 1gb 256 bits; 2 cooler exaustor 80mm.

Tem algum programa ou forma de medir?

Minha fonte é essa: C3 Tech 500w Kmg-4050

Postado

Acredito que não seja possível medir o consumo total do sistema via software.

O que eu já ví é aqueles programas de diagnóstico de placa-mãe mostrar o consumo instantâneo apenas do processador. Se tem mais alguma coisa que possa ser auferida dessa forma, não sei dizer...

O método mais comum de medida de consumo é com um aparelho específico. Chamado comumente de "wattímetro". Nesse caso, seria ligado na tomada da fonte e você teria o consumo que ela demanda da rede elétrica.

Com equipamentos mais específicos, poderia medir de cada uma das peças, ou do total delas.

De qualquer forma, entendo sua preocupação. Já vou adiantando que, independentemente do consumo, não é apenas esse o problema de ter uma fonte "meia-boca". O problema é oscilação nas tensões, níveis elevados de ruído elétrico e ainda baixa eficiência.

Seu micro tem um processador econômico e uma placa de vídeo gastona. Tendo como referência o teste da "anandtech", onde um i7-920 com TDP de 130W e overclock para 3,33GHz, juntamente com todo o sistema e uma HD4870 igual a sua, consumiu 305W em plena carga, com testes específicos para estressar 100% o sistema, daria um chute que o seu ficaria com um consumo de uns 250W, não muito além disso.

De qualquer forma, volto a dizer: o problema não está apenas na sua fonte fornecer ou não essa potência. Ela pode estar dando conta, assim como diversas outras que consigam entregar uns 300W. O problema é o stress nos componentes, as oscilações... um dia uma tela azul, outro dia um capacitor da placa-mãe "estufa" e você tem que comprar outra. Por aí vai...

Recomendo a leitura de tópicos nesse sentido, espalhados pelo fórum.

Por fim, não estou AFIRMANDO que sua fonte não seja boa. O problema é que mesmo fontes mais caras da mesma marca já não são boas. Como confiar numa de linhagem ainda inferior? Difícil, não é?

Eu particularmente trocaria assim que possível por uma Corsair CX400W ou uma OCZ SXS também de 400W, custando (esta última) na faixa de 180 reais.

• Membro VIP
Postado

Com um aparelho, sugiro adotar o Kill-a-Watt, que lê na tomada a demanda de seu PC. Ai, para saber a real demanda do PC a fonte é só multiplicar o valor lido pela eficiência da fonte... O Kill-a-Watt lê potência ativa, potência reativa, FP, tensão, corrente e frequência da rede elétrica.

Para estimar a demanda podes usar o site: http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Abraço...

Postado

Pra fazer uma medição não muito precisa você pode pegar os dados dos sites oficiais/testes dos componentes. Aqui em 3.37 o mesmo E7400 gasta um pouco mais de 80W, a placa-mãe não costuma ter um dado em algum lugar mas eu calculo com uma base de 125W. HDs não passam de 40W, gravadoras eu calculo com 30W, coolers costumam ter no site oficial, enfim, mas SEMPRE faça o cálculo usando um valor mais alto porque sempre deve sobrar alguma energia para o caso de um pico não explodir sua fonte.

Postado
Olá pessoal, eu queria saber como medir o consumo de energia do meu pc (em Watts). Quero saber se a minha fonte dá conta do recado?

Não existem testes da KMG, nem vai haver já que é fonte fora de linha. A sua configuração tem consumo máximo de pico de 260W, a fonte provavelmente tem 100W a menos do que promete. Uma Corsair 400CX seria ideal aí.

Postado
Não existem testes da KMG, nem vai haver já que é fonte fora de linha. A sua configuração tem consumo máximo de pico de 260W, a fonte provavelmente tem 100W a menos do que promete. Uma Corsair 400CX seria ideal aí.

Eu procurei teste mas não achei e se realmente o pico do meu pc for em torno de 260W essa fonte da conta do recado. Não faço overclock ou coisa desse tipo. Eu já estou com ela um bom tempo e não deu problema. Quando eu for trocar de VGA e CPU comprarei ad Corsair, vi aqui e em outros foruns que ela é boa.

Obrigado Kayke e todos que me responderam.

Até.

• Membro VIP
Postado
Pra fazer uma medição não muito precisa você pode pegar os dados dos sites oficiais/testes dos componentes. Aqui em 3.37 o mesmo E7400 gasta um pouco mais de 80W, a placa-mãe não costuma ter um dado em algum lugar mas eu calculo com uma base de 125W. HDs não passam de 40W, gravadoras eu calculo com 30W, coolers costumam ter no site oficial, enfim, mas SEMPRE faça o cálculo usando um valor mais alto porque sempre deve sobrar alguma energia para o caso de um pico não explodir sua fonte.

Um pouco exagerado esse seus valores...

- Placas mãe, já com memórias, demandam cerca de 40 Watts;

- HD's e Drivers de CD, DVD se pode considerar de 10 a 12 Watts, dados de fabricante;

- Para a CPU se pode usar a TDP do mesmo como uma boa aproximação da demanda;

- Placas de vídeo, consulte ao Tio Google, colocando a seguinte string:

nome da placa consumption xbitlabs

Por exemplo:

5750 consumption xbitlabs

Como resultado se chega a um gráfico assim:

57705750587048904850275260.jpg

O somatório das partes deve dar aproximadamente a demanda de seu PC. Para bem dimensionar a fonte dê agora uma tolerância para a mesma. Eu costumo dividir esse número resultante por 0,70. Isso vai significar que se a config exigir tudo o que ela consegue exigir, sua fonte estará operando em 70% (0,70) de sua capacidade nominal, o que extremamente conservador...

Simples...

Postado

Outro método é consultar consumo de configuração igual ou aproximada. Bateu 283W no Quad Core do Tom, logo o seu vai girar em torno de 260W mesmo.

power-consump.png

Test Configuration:

Asus P5E3 Deluxe (Intel X38)

Intel Core 2 Quad QX6850 (3 GHz)

Crucial 2 x 1 GB DDR3 1333 MHz 7-7-7-20

Western Digital WD5000AAKS

Asus 12x DVD drive

Cooler Master Real Power Pro 850W

Windows XP, Vista, Vista SP1

ForceWare 177.39 beta (9800 GTX +)

ForceWare 177.34 beta (GTX 260 and 280)

ForceWare 175.16 WHQL (9800 GTX, 9800 GX2, 8800 Ultra)

Catalyst 8.7 beta (HD 4850, HD 4870)

Catalyst 8.6 WHQL (HD 3870)

Catalyst 8.5 WHQL (HD 3870 X2)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...