Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com multimetro digital


MacGyver_

Posts recomendados

oi pessoal to com uma seria divida eu multimetro digital quando eu coloco ele na escala de de 20k e 2k e mido um resistor ele fica 000 e tiro o resistor e ele fica medindo resistência sozinho ai eu tiros os cabos dele ele vouta ao normal eu queria saber se e o cabo do multimetro que esta rim ou o multimetro ja era eu messo a tensão, coorrente ele funciona normal o modelo dele é DT830B DA GC espero resposta eu sou novo na area de eletronica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

Pra saber se os cabos estão com problema ou não, teste-os. Simples assim.

Para testar, faça exatamente como faria para medir a continuidade de um pedaço de fio qualquer: coloque o multímetro em escala de continuidade (aquela com aquele apito - piiiiii) e junte as duas ponteiras. Se não apitar (e indicar uma resistência baixa - próxima de zero - no display), retire uma das ponteiras e com a outra ainda conectada no aparelho feche novamente o circuito (coloque a ponta metálica da ponteira em teste dentro do borne da outra ponteira, que está vazio). Repita o teste com ambas as ponteiras.

Se não conseguir testar assim, arranje um pedaço qualquer de fio e com ele feche os contatos dos bornes do aparelho (retire as duas ponteiras). Se ainda assim o aparelho não indicar o curto, ele apresenta algum problema - que pode ser a bateria (conforme o colega Felipe já mencionou) ou defeito em seus circuitos.

P.S.: sei que o fórum é de eletrônica, e não de Língua Portuguesa... Mas aconselho que você se esforce um pouco mais, pois está difícil entender o que você diz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pessoal obrigado pelas respostas

A minha pergunta era:

eu to com um multimetro digital, que quando eu vou medir uma resistência de 4,7 k ohm na escala de 20 k ohm ele aparece no display 000.E este resistor esta bom.Quando eu separo as pontas de prova do resistor ele começa a medir resistência com as pontas de prova soltas. A minha duvida era se o meu multimetro "ja era" ou é meus cabos de prova que não presta mais, so que isso acontece so com essa escala ops: as escalas de tensão, corrente funciona normalmente

P.S.: ha aqueles erros era porque eu tava entusiasmado em enviar a minha primeira massagem para esse forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Parece que a escala de resistência do teu multímetro queimou. Se as ponteiras funcionam na hora de medir tensão ou corrente, então creio que elas estejam boas.

P.S.: ha aqueles erros era porque eu tava entusiasmado em enviar a minha primeira massagem para esse forum

Quanto a isso, tudo bem... Afinal de contas, errar é humano.

O problema é que, em alguns casos, os erros dificultam a perfeita compreensão do que você deseja... Então nós acabamos respondendo uma coisa, quando na realidade a tua dúvida era outra.

Seja bem-vindo ao fórum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sem querer ser chato, mas esse 830B é xing ling. Tenho um e ele queimou depois que coloquei na escala de 20K e liguei no 220V. Um "puff" sem graça e já era. Lembrando também que ele tem 2 ilhas de solda para um piezo elétrico (aquele que faz piiiiiiii) para teste de continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem hora que o meu multimetro ele mede a resistência sozinho ai eu ''mexo no bornes" ai ele para

é estranho a escalar de resistencia pifar a não ser que uso de forma errada como medir circuito em alta tensão posisionada errada aí era para queimar o fusivel que tem dentro:D

ela so fica assim com resistencia ou tem também dificuldades de medir em outras escalas?

ele fica assim na escala de 20k e 2k ohm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Boa tarde a todos...

 

Tenho uma duvida a esse respeito também, pois tenho um multimetro Starfer modelo DT266. Eu coloco ele na escala de 20mohms e ele nao zera. Sou extremamente leigo em eletronica, e na vdd nem sei o q significa esse essa escala. também percebi que as escalas dele sao bem longas e nao mede meio volt em corrente continua, esse multimetro é bom ? Alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2018 às 10:32, Ricardov disse:

A resolução dele é 1 volt. Um alicate assim é indicado para uso em instalações de potência, não para medição de grandezas pequenas.

 

Aqui o manual.

 

Ricardov, obrigado pela ajuda... Pensei em abandonar o multimetro q comprei porque é bem vagabundinho. Mas o Amperimetro nao tem a exatidao pra minha necessidade... Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!