Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento, tipos e forma de faze-lo...


Reippers

Posts recomendados

Colegas!!

Usar a estrutura de ferro dos predios é uma das formas de as gaiolas de farady serem feitas sendo que as mesmas devem ter um tratamento desde a sapata até a parte superior do predio, as estruturas devem ser soldadas uma nas outras todas devem estar interligadas, se vocês tiverem certeza que as estruturas foram preparadas dessa forma podemos sim usar como aterramento, mas não podemos usar se simplesmente ouve medida de continuidade, se você não tiver certeza que a estrutura foi preparada dessa forma vocês podem estar levando uma bombaaaaa para dentro de suas casa isso não é brincadeira, se alguem optar por fazer aterramento separado deve tambem interligar no aterramento que ja existe para não criarmos a chamada DDP. O melhor solo para se fazer um aterramento é um solo mais umido, mas se não tiver é melhor preparar com sais mesmos, não podemos esquecer de fazer verificação do aterramento o certo é efetuarmos medidas com o TERROMETRO para testarmos a condutividade do aterramento com o solo e termos certeza de que o aterramento é mesmo aterramento. Não é possivel saber se o aterramento é bom testando com o multimetro isso sim é gambiara.

MVTEC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente ja li aqui no forum pessoal dando dica de medir aterramento com multimetro ou com uma lampada.Isso é incorreto nao te da garantia de um bom aterramento.Acho eu q melhor sem aterramento do que um mal aterramento,vistos os perigos q podem acarretar.Mais nao esqueçam de junto ao aterramento usarem dispositivos de segurança com dsp,e drs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas!!

Já vi aterramentos asustadores e atitudes loucas, ja vi instalador testando tensão usando referencia como terra em relação ao neutro ele me disse que se a medida daria 0V aterramento estava bom esse é louco mesmo, esta medida da para saber que tem algum aquipamento dando fuga ou não e não e não analisar um aterramento.

Um cara de um predio instalou seu computador, ligou o equipamento na tomada beleza funcionou mas o aterramento ele fez num faço de flores que estava no corredor do predio legal né, mas sem função nenhuma.

Testando o aterramento com uma lampada se a lampada ligar o aterramento esta bom, MENTIRA aterramento não é neutro.

Imaginen vocês pegarem um cano de pvc de 1/2 polegada, de uns 10m de comprimento em uma ponta largar um copo de agua, certo o cano vai escoar toda a agua sem problemas não vai derramar, agora pegamos este mesmo cano e em sua ponta vamos largar uma caixa de agua de 1000 lt o que acontece a agua derrama por todos os lado o cano não consegue escoar toda a agua. A mesma linha de raciocinio usamos para dimencionar um aterramento, se vocês tiverem uma fuga pequena funciona mas quando isso aumentar, adivinha queima seu aparelho, a descarga eletrica não consegue escoar pelo condutor e ai vai para todos os lados.

Ja vi fio terra ligado a janelas de ferro, isso é loucura e não tem utilidade nenhuma. Chuveiros com o fio terra ligado junto com o neutro, a partir do momento que a energia eletrica achar mais fácil passar pelo corpo da pessoa que ja esta todo molhado e descarregar para terra esse cara não toma mais banho.

Li num topico que um cara fez o aterrramento na coluna do predio efetuou a medida de continuidade e beleza estava feito o aterramento, a mesma historia da caixa de agua.

A tem tambem esses caras que instalam computadores que dizem que o aterramento do computador tem que ser separado do aterramento da casa, isso aumenta ainda mais a probabilidade de queima dos aparelhos os aterramentos devem ser equipotencializados(interligados).

MVTEC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aterramento,as pessoas associam esta palavra em simplesmente a terrar um fio em algum lugar :unsure:,ha varias topologias de aterramentos,e precisam ser estudadas para cada caso,alguns adotam o tt,outros o tn s, outros o it, e assim se vai,é claro isso deve ser feito por profissionais,e ter o medidor correto o terrometro e nao lampadas ,nem multimetros.Essa historia de ligar o terra do chuveiro no neutro ,vi isto na casa do meu ex cunhado e alertei ele,isso se fazia antigamente,e o grande entendedor rau, ja fez uma analise sobre isso,q talvez nao havesse perigo no caso de chuveiros,mais isso é uma longa historia.........Pessoal,vamos parar com isso de pensar q aterramento é brincadeira ,porque é coisa seria......Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando,qro perguntar o seguinte:

To construindo e ja possuo o padrão eletrico instalado,sao duas fases + neutro,seria bifasico ou mono? outra coisa ,num esquema tn-c-s q sao terra e neutro conjugados ,porém separados ,eu posso derivar o terra a partir da caixa do relogio ,e da caixa de disjuntores certo? sendo a primeira mais recomendado certo?,porém eu teria dificuldade em passar outro cabo,visto q sao tres cabos 16mm a cerca de 20 metros do qdro de força indo ao qdro de disjuntores.Eu poderia puxar o terra desse neutro q chega ao qdro de disjuntores separando o neutro do terra para os circuitos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é galera isso é mesmo coisa seria... queria que na minha cidade as pessoas não tive-sem preguiça de ler, procurar informações e mudar a mentalidade fraca delas de que.

Só é bom se for barato!

Por causa disso, que sempre estou aqui lendo mais sobre eletrônica, confesso não ser minha área, mais o que aprendo aqui é o suficiente para alerta as pessoas do perigo que correm. A alguns anos atras uma casa aqui pegou fogo por causa de rede elétrica, mesmo assim vocês acham que o povo aprendeu?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Jorge seu padrão sera bifasico.

Aterramento é um assunto muito polêmico, o fato de termos varios formas de aterramento TN, TN-S, TN-C-S entre outros são para analises de qual a melhor maneira de dimensionar um aterramento, sabemos nos que a energia eletrica procura o caminho mais curto para terra certo, se usarmos esta forma de aterramento em uma casa familiar onde temos azulejos que ficam umidos, chuveiros em que o cano de escoamento de agua fai para um lugar direto para terra entre outros fatos pode acontecer com mais facilidade é muito difícil acontecer mais infelizmente acontece depende de varios fatores.

Se você fazer seu aterramento assim eliminara as vamosas DDPs mas ai tem esse problema ai acima.

Imaginamos que você tenha seu aterramento no poste como é padrão e outro aterramento em sua residencia se um raio vier pela rede eletrica descaregara no poste certo, nem sempre ira reduzir a bruscamente as descargas que vão entrar em sua casa, agora se um raio cair atras de sua casa e entrar em sua casa pelo aterramento se alguem disser que isso é impossivel é mentira, lembramos do assunto da caixa de agua e descaregar um pouco no neutro do poste que tambem esta aterrado isso acontese sim é por esses e outros motivos que existem varios tipos de aterramento, podemos dizer que sistemas de aterramento não são eficazes, mas se feitos dentro de todos as espesificações e normas reduzem em 85% as chances de acontecer alguma coisa.

ATERRAMENTO É COISA SERISSIMA E LEMBRE-SE SE você QUE É INSTALADOR FIZER UM DESSES ATERRAMENTOS MIXURUCA E ACONTECER ALGUMA COISA AOS SEUS CLIENTES você PODE SER ATÉ PRESO POR ISSO TOMEN CUIDADO ATERRAMENTO É SERIO.

MVTEC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Não deve pegar como terra às ferragens da edificação, elas são condutores para descargas atmosféricas , o certo seria instalar três hastes no solo e subir com o cabo terra pro quadro, estas novas hastes deverão ser ligas  a haste de terra da cemig junto à entrada

claudinho eletricista BH 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!