Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
LFonseca

Monitor liga e morre em seguida

Posts recomendados

Tudo começou ontem quando fui fazer a limpeza interna do gabinete, coisa que faço normalmente a cada 4 meses.

Abri o gabinete, tirei os dois pentes de memória, e levei o gabinete em uma bicicletaria aqui perto de casa. Através do compressor o cara soprou toda a poeira.

Cheguei em casa, limpei os pentes de memória com borracha, fechei o gabinete, conectei os cabos traseiros e fui ligar o computador.

Quando fiz isso ele ligou normalmente. A luz do HD acendeu, a fonte ligou, os coolers funcionaram. Só que o monitor ficou ligado só uns 4 segundos, naquela tela inicial onde é feita verificação de memória, placa mãe, HD, etc, e em seguida desligou. Apagou tudo, inclusive o led do botão de ligar o monitor. E não adiantava apertar esse botão que ele não ligava de novo.

Desconectei o cabo de video da CPU e liguei só o monitor através do cabo de força dele. Apertei o botão e ele ligou. A luz ficou azul, procurou o sinal do video, e não encontrando, ficou laranja já em modo de gestão de energia. Ou seja, o monitor estava funcionando.

Tirei o cabo de energia da CPU da tomada e desconectei o cabo de video da CPU, conectando-o em seguida.

Liguei o computador e o monitor funcionou normalmente. Reinicei algumas vezes para testar e funcionou. O computador foi desligado algumas vezes durante o dia, e nas vezes que foi ligado não aconteceu mais o problema.

Hoje de manhã, depois de ficar desligado a noite toda, tentei ligar e aconteceu o mesmíssimo problema de ontem. A CPU liga, o monitor liga, entra na tela inicial quando é feita a verificação dos componentes do computador, e quando está na verificação do HD, antes de verificar o boot, o monitor desliga, e não dá mais para ligar através do botão power.

Fiz o mesmo procedimento de ontem. Desliguei o cabo de energia da CPU e desconectei o cabo de video da CPU. Conectei o cabo de video em seguida e liguei o computador. Funcionou normalmente.

Depois disso abri o gabinete para ajustar os plugues, já que poderia ser algum mal contato, inverti as pontas do cabo de video e tentei ligar de novo. Aconteceu o mesmo problema. O monitor liga, fica uns 3 ou 4 segundos ligado e desliga. Fiz o teste de tirar o cabo de video da CPU e conectá-lo de novo, mas dessa vez o problema não foi resolvido como das outras vezes.

Inverti novamente as pontas do cabo de video ( como estava antes ), e fiquei tentando tirar e colocar esse cabo da CPU na esperança que voltasse a funcionar. Depois de umas 5 ou 6 tentativas frustradas, na última ele ligou normalmente e está assim até agora.

Queria saber o que pode ser, já que quando abri o gabinete ontem de manhã para limpá-lo não mexi em nada, a não ser os pentes de memória que retirei para limpeza.

O que achei estranho é que depois que o monitor liga, e quando está na tela de verificação desliga, não é mais possível ligá-lo através do botão power. Aperta-se ali e não acontece nada, é como se o monitor estivesse morrido. Mas quando desconecto o cabo de video da CPU e ligo o monitor só no cabo de força, ele liga normal. A luz fica azul e depois fica laranja em gestão de energia. O que significa que aparentemente não é problema no monitor. Até porque eu nem mexi nele, só abri o gabinete para a limpeza.

Poderá ser placa de video? Memória? Fonte? O cabo de video?

E por que aconteceu o problema?

O processador é um pentium 4, 2.8. Placa mãe Gigabyte XP-M5VM800, com video on board. O monitor é um LG Flatron W 1952TQ.

Abraços,

Leandro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o monitor provávelmente não é, verifique todas as conexões da fonte, se não tem alguma sujueira dentro dos encaixes desses conectores. verifique também se o dissipador do processador está devidamente encaixado, se o botão power não está travando quando acionado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!