Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor liga e morre em seguida


LFonseca

Posts recomendados

Tudo começou ontem quando fui fazer a limpeza interna do gabinete, coisa que faço normalmente a cada 4 meses.

Abri o gabinete, tirei os dois pentes de memória, e levei o gabinete em uma bicicletaria aqui perto de casa. Através do compressor o cara soprou toda a poeira.

Cheguei em casa, limpei os pentes de memória com borracha, fechei o gabinete, conectei os cabos traseiros e fui ligar o computador.

Quando fiz isso ele ligou normalmente. A luz do HD acendeu, a fonte ligou, os coolers funcionaram. Só que o monitor ficou ligado só uns 4 segundos, naquela tela inicial onde é feita verificação de memória, placa mãe, HD, etc, e em seguida desligou. Apagou tudo, inclusive o led do botão de ligar o monitor. E não adiantava apertar esse botão que ele não ligava de novo.

Desconectei o cabo de video da CPU e liguei só o monitor através do cabo de força dele. Apertei o botão e ele ligou. A luz ficou azul, procurou o sinal do video, e não encontrando, ficou laranja já em modo de gestão de energia. Ou seja, o monitor estava funcionando.

Tirei o cabo de energia da CPU da tomada e desconectei o cabo de video da CPU, conectando-o em seguida.

Liguei o computador e o monitor funcionou normalmente. Reinicei algumas vezes para testar e funcionou. O computador foi desligado algumas vezes durante o dia, e nas vezes que foi ligado não aconteceu mais o problema.

Hoje de manhã, depois de ficar desligado a noite toda, tentei ligar e aconteceu o mesmíssimo problema de ontem. A CPU liga, o monitor liga, entra na tela inicial quando é feita a verificação dos componentes do computador, e quando está na verificação do HD, antes de verificar o boot, o monitor desliga, e não dá mais para ligar através do botão power.

Fiz o mesmo procedimento de ontem. Desliguei o cabo de energia da CPU e desconectei o cabo de video da CPU. Conectei o cabo de video em seguida e liguei o computador. Funcionou normalmente.

Depois disso abri o gabinete para ajustar os plugues, já que poderia ser algum mal contato, inverti as pontas do cabo de video e tentei ligar de novo. Aconteceu o mesmo problema. O monitor liga, fica uns 3 ou 4 segundos ligado e desliga. Fiz o teste de tirar o cabo de video da CPU e conectá-lo de novo, mas dessa vez o problema não foi resolvido como das outras vezes.

Inverti novamente as pontas do cabo de video ( como estava antes ), e fiquei tentando tirar e colocar esse cabo da CPU na esperança que voltasse a funcionar. Depois de umas 5 ou 6 tentativas frustradas, na última ele ligou normalmente e está assim até agora.

Queria saber o que pode ser, já que quando abri o gabinete ontem de manhã para limpá-lo não mexi em nada, a não ser os pentes de memória que retirei para limpeza.

O que achei estranho é que depois que o monitor liga, e quando está na tela de verificação desliga, não é mais possível ligá-lo através do botão power. Aperta-se ali e não acontece nada, é como se o monitor estivesse morrido. Mas quando desconecto o cabo de video da CPU e ligo o monitor só no cabo de força, ele liga normal. A luz fica azul e depois fica laranja em gestão de energia. O que significa que aparentemente não é problema no monitor. Até porque eu nem mexi nele, só abri o gabinete para a limpeza.

Poderá ser placa de video? Memória? Fonte? O cabo de video?

E por que aconteceu o problema?

O processador é um pentium 4, 2.8. Placa mãe Gigabyte XP-M5VM800, com video on board. O monitor é um LG Flatron W 1952TQ.

Abraços,

Leandro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!