Ir ao conteúdo

Dúvida com bargraph de sinal mono

rafael p.a

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,eu tenho que fazer um projeto,que vai ser equalizador de led(bragraph),e eu ja tenho esse projeto.Só que o sinal de entrada de áudio do circuito,é mono,e meu professor do curso falou que se eu colocar um sinal estereo,ele funciona normalmenmte:confused::confused:.Aí eu quero saber se tem jeito de eu fazer alguma adaptação no circuito,modificar algo,para poder entrar sinal estereo.

Tá aee a imagem do meu projeto !

luz_ritimica.gif

Quem puder ajudar,desde já agradeço!!!:D:D

Postado

Então, amigo. Sabe exatamente o significado de sinal mono/estéreo?

Mono - dois condutores: (negativo GND, e sinal)

Estéreo - três condutores: (negativo GND, sinal esquerdo, sinal direito)

Acredito que você possa jampear (interligar) os condutores esquerdo e direito e pôr na entrada do CI. Mas, francamente, esse esquema que você postou está um tanto complicado. Sugiro que use um LM3914 que deixa o projeto bem simples, utilizando bem menos LEDs. E, caso você queira mais LEDs, esse CI possui uma saída para interligação com outro CI igual. Não deixe de postar. Vou te ajudar no que puder.

Postado
Acredito que você possa jampear (interligar) os condutores esquerdo e direito e pôr na entrada do CI

Jumpear? Direto? Não pode não!

Existem diferenças entre o sinal sonoro de um e de outro canal. Dependendo de como seja a fonte de sinal utilizada, você pode simplesmente queimar se ligar uma na outra.

Se quer ligar os dois canais num único bargraph, acople os dois sinais com capacitores e resistores. Agora, se você deseja fazer um indicador estereo de verdade, basta montar dois circuitos exatamente iguais, um para cada canal (um amplificador ou qualquer outro circuito estereofônico nada mais é que isso).

• 2 semanas depois...
Postado

Amigo, não testei, mas segue o esquema do mixer:

mixer1.gif

Página do esquema:

http://www.aaroncake.net/circuits/mixer1.asp

Segue também um dos vários esquemas usando um LM3914:

display_and_alarm_lm3914.gif

Mas numa simples pesquisa no Google, podemos ver vários esquemas. Podemos também filtrar a frequência de entrada e utilizar vários esquemas, cada um representando uma faixa de frequência.

Postado

Na entrada do mixer você liga a tua fonte de sinal sonoro. São duas entradas: uma para o canal esquerdo e outra para o canal direito; na saída do mixer (que vai misturar os dois canais, convertendo em apenas um) você vai ligar o bargraph (LM3914)

Postado

Mas eu colocando uma caixa de som na entrada,por exemplo,

eu tenho q usar um PLUG,ou o colcar o mixer em paralelo com o alto falante ???

e na saida,tmbem devo usar um plug?:confused:

Postado
Mas eu colocando uma caixa de som na entrada,por exemplo,

eu tenho q usar um PLUG,ou o colcar o mixer em paralelo com o alto falante ???

e na saida,tmbem devo usar um plug?

Veja bem...

A forma como você vai ligar (se vai colocar um plug ou simplesmente enroscar uma ponta do fio na outra) vai simplesmente do teu capricho, da vontade que você tenha em fazer uma montagem mais "limpa", com uma qualidade melhor, ou mais "porca"... Tenha cuidado, também, com a questão do ruído: use fios curtos ou blindados na entrada de sinal.

A única coisa que precisa ter em mente é que este circuito vai trabalhar com um sinal de áudio de baixa intensidade. Assim, se você vai colocar o bargraph na saída da placa de som de um computador, por exemplo, deve ligar o circuito justamente na saída da placa de som, e ligar as caixas de junto com ele, em paralelo (fica o bargraph e as caixas de som ligados juntos, na saída de som que você vai estar usando como fonte de sinal).

Se você ligar o circuito em paralelo com o alto-falante você vai estar injetando um sinal de alta intensidade na entrada do circuito (pois os falantes ficam ligados nas saídas de amplificadores de potência). Você vai estar correndo o risco de queimar o teu bargraph.

Postado

E tem como eu simular isso tudo no proteus???

No proteus,por exemplo,eu nao consegui montar

um amplificador de audio,para conectar no bargaph:(!

Eu preciso simular isso primeiro.

Postado

Agora me surgiu uma duvida:Os esquemas que o nosso amigo victormantuaneli postou,eu posso juntar os dois?por a saida do mixer,no pino 5(entrada) do lm3914,fazendo desses dois esquemas,um só ???:confused:

ah,e a saida do mixer vai ficar mono???

Postado
Os esquemas que o nosso amigo victormantuaneli postou,eu posso juntar os dois?por a saida do mixer,no pino 5(entrada) do lm3914,fazendo desses dois esquemas,um só ???

Pode. Na verdade, ele aproveitou dois esquemas da internet e os uniu.

ah,e a saida do mixer vai ficar mono???

Vai.

Postado

Depende... Quantos alto falantes? Se for um só, pode. Se forem dois, não pode, pois você vai estar colocando em curto circuito a saída de dois amplificadores (e possivelmente vai queima-los).

Postado
alguem pode me ajudar aee??

Ué.... E não é isso que estamos fazendo? Te ajudando?

Você diz que "montou direitinho"... Qual foi o circuito?

Um bargraph com um LM3914 é extremamente simples. Dentro do integrado já tem tudo o que você precisa...

3914battmon.gif

Postado

Eu simulei esse circuito no proteus,e deu certo.

Agora,eu posso colocar os fios do alto falante do som do meu pc

em paralelo no sinal do lm3914?e como faço pra colocar os fios na entrada,no pino 5???:confused:

Postado
Agora,eu posso colocar os fios do alto falante do som do meu pc

em paralelo no sinal do lm3914?

Nós já não falamos sobre isso? Bom... De qualquer forma, lá vamos nós de novo...

Você pode pegar os dois fios que vão para um alto falante. Um fio negativo você liga no GND do circuito do bargraph; o outro fio, o positivo, você liga na entrada de sinal do bargraph. Só isso. Apenas dois fios, correspondentes a apenas um único canal.

Se você for ligar na saída da placa de som, por exemplo, use um plug. Lembre que serão apenas dois fios, e a polaridade é mostrada abaixo, na figura:

p2estrio.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...