Ir ao conteúdo

Jogos fechando, driver parando de responder. É a fonte?

Marcelo970

Posts recomendados

Postado

Como o próprio nome do tópico sugere, meus jogos e driver estão parando de responder (o deriver aconteceu uma única vez, por enquanto, mas eu mal abri o jogo e deu esse problema). No início achava que fosse overclocks invtáveis, porém alguns jogos fechavam outros não. A partir disso pensei que fosse os jogos que tinham esse problema, mas de novo não eram, pois há várias pessoas internet afora que jogam Crysis ou Cryostasis com uma VGA pior que a minha (9800GTX+). Minha última ideia antes de chagar na fonte foi as temperaturas, porém, de novo, não poderiam ser, já que meu processador chega no máximo a 50 graus e minha VGA chega a 65 graus jogando Crysis.

Depois de tanto pensar, cheguei finalmente na fonte. A alguns dias atrás eu liguei o PC e comecei a ouvir um apito daqueles bem finos e baixos, típico de quando ligamos a TV. Esse apito durou uns 5 minutos. Foi a partir dai que eu comecei a me preocupar.

Minha fonte (Zalman 460B-APS) alimenta a seguinte config:

ASUS P5Q

C2D E8400 @ 4.25GHz

9800GTX+ @ 775/1875/2250 (clock padrão de fábrica)

Memórias DDR2 Corsair Dominator @ 950MHz (2.1V)

HDD Seagate 7200.12 750GB

Leitor/Gravador DVD +/- RW Sony

Cooler VGA Zalman VF1000 e CPU CoolerMaster V8

5 Fans 120mm sendo 1 com LED's + Controlador

Quando eu comprei, eu pesquisei antes. Olhando os testes do CdH na época, essa era uma fonte recomendada e era barata ainda. Mais tarde pesquisando um pouco, vejo que a fonte tem bastante reclamações depois de 2 anos de uso (meu caso). O que vocês acham, pode ser a fonte?

Postado

Acho que isso é do driver mesmo que tem algum problema, atualiza pro 258.96 e não usa os BETA, aqui ainda com o mais atualizado acontece isso mas diminuiu bastante em relação ao anterior.

Postado

Eu sempre atualizo os drivers na esperança que melhore a performance (o que não acontece mais). Estou esperando sair o 260 no site da Nvidia para baixar.

Postado

amigo, o tal apito significa alguma anomalia na bios da placa-mãe, confere isso ai fera... pode ser também e provavelmente um problema de sobrecarregamento exagerado da memoria, isso faz o pc desligar, alto aquecimento ( n da de confiar nos promagas q medem a temperatura) o alto-uso da fonte, etc

Postado
Como o próprio nome do tópico sugere, meus jogos e driver estão parando de responder (o deriver aconteceu uma única vez, por enquanto, mas eu mal abri o jogo e deu esse problema). No início achava que fosse overclocks invtáveis, porém alguns jogos fechavam outros não. A partir disso pensei que fosse os jogos que tinham esse problema, mas de novo não eram, pois há várias pessoas internet afora que jogam Crysis ou Cryostasis com uma VGA pior que a minha (9800GTX+). Minha última ideia antes de chagar na fonte foi as temperaturas, porém, de novo, não poderiam ser, já que meu processador chega no máximo a 50 graus e minha VGA chega a 65 graus jogando Crysis.

Depois de tanto pensar, cheguei finalmente na fonte. A alguns dias atrás eu liguei o PC e comecei a ouvir um apito daqueles bem finos e baixos, típico de quando ligamos a TV. Esse apito durou uns 5 minutos. Foi a partir dai que eu comecei a me preocupar.

Minha fonte (Zalman 460B-APS) alimenta a seguinte config:

ASUS P5Q

C2D E8400 @ 4.25GHz

9800GTX+ @ 775/1875/2250 (clock padrão de fábrica)

Memórias DDR2 Corsair Dominator @ 950MHz (2.1V)

HDD Seagate 7200.12 750GB

Leitor/Gravador DVD +/- RW Sony

Cooler VGA Zalman VF1000 e CPU CoolerMaster V8

5 Fans 120mm sendo 1 com LED's + Controlador

Quando eu comprei, eu pesquisei antes. Olhando os testes do CdH na época, essa era uma fonte recomendada e era barata ainda. Mais tarde pesquisando um pouco, vejo que a fonte tem bastante reclamações depois de 2 anos de uso (meu caso). O que vocês acham, pode ser a fonte?

Postado

@Gabriel Cesa: É meio difícil de explicar, mas me parece que é um som de resistência, porém bem mais baixo. Agora parou, o que é estranho. Sempre acontece isso, faz o maldito barulho, daí quando quero mostrar ou menciono ele, ele para =P

@MTT2009: Tenho meu sistema desde 2008. Quando eu ganhei ele, deixei a CPU em 4GHz (C2D abaixo de 4 GHz é besteira) e funcionou normal. Mais tarde comecei a arriscar um over maior. Tentei 4.05, 4.1, 4.2 até que finalmente consegui 4.25 GHz que foi o máximo. A partir daí nada ficava estável, ou dava tela azul, ou o programa fechava quando usava entre 4.25 e 4.5 GHz.

Quando consegui esse over, deixei meu PC por 3 horas em testes de estabilidade (aqueles que elevam o uso da CPU a 100%), jogo GTA IV quase sempre sem dar problemas, mas o maldito Crysis eu não consigo. Aliás, esses dias mais dois jogos fecharam sozinhos: Team Fortress 2 e Left 4 Dead 2. Isso realmente está me cheirando a problemas na fonte, pois como pode esse 2 jogos que são os mais leves do meu PC fecharem do nada?

Só quero uma confirmação. Se caso for a fonte, eu troco antes, se não vou esperar, pois ano que vem já troco o PC todo de uma vez.

Postado

@MTT2009: Tenho meu sistema desde 2008. Quando eu ganhei ele, deixei a CPU em 4GHz (C2D abaixo de 4 GHz é besteira) e funcionou normal. Mais tarde comecei a arriscar um over maior. Tentei 4.05, 4.1, 4.2 até que finalmente consegui 4.25 GHz que foi o máximo. A partir daí nada ficava estável, ou dava tela azul, ou o programa fechava quando usava entre 4.25 e 4.5 GHz.

Quando consegui esse over, deixei meu PC por 3 horas em testes de estabilidade (aqueles que elevam o uso da CPU a 100%), jogo GTA IV quase sempre sem dar problemas, mas o maldito Crysis eu não consigo. Aliás, esses dias mais dois jogos fecharam sozinhos: Team Fortress 2 e Left 4 Dead 2. Isso realmente está me cheirando a problemas na fonte, pois como pode esse 2 jogos que são os mais leves do meu PC fecharem do nada?

Só quero uma confirmação. Se caso for a fonte, eu troco antes, se não vou esperar, pois ano que vem já troco o PC todo de uma vez.

Bom, embora 3 horas possam parecer bastante, muita gente ainda considera pouco tempo, tem gente que relata problemas lá pelas 20hs+ em testes de estabilidades como Prime95, OCCT. Eu particularmente testei em ambos por 24hs + Linx :P Paranóico, eu sei hehehe.

Embora a fonte seja realmente uma possibilidade é estranho também que voce consiga jogar GTAIV que é um jogo que exige muito do PC e agora estar reportando que um jogo como Left 4 Dead 2 esteja apresentando esse tipo de comportamento estranho, pois o Left 4 Dead 2 é um jogo muito mais leve que o GTAIV e provavelmente não "puxa" mais ou a mesma quantidade de energia que um GTAIV que estressa tanto a GPU quanto CPU.

Você disse que fez o teste com o Memtest86 certo? Não me lembro agora qual era a opção, mas escolha pelo teste mais longo que tiver.

Mas se você tiver possibilidade, tente conseguir uma outra fonte apenas para voce testar. Caso voce coloque a nova fonte e tudo volte ao normal, provavelmente era a fonte mesmo, senão você já descarta a hipótese da fonte.

Também há a sempre a possibilidade dos programas do seu PC (SO, drivers, etc...) estarem dando algum problema/conflito... Acredito que voce já deve ter tentado reinstalar os jogos que estão dando problemas né? Sabe como é o windows :P Ou até mesmo algum tipo vírus...

Postado

Over instável, já respondido.

já fiz over que só depois de 6 horas de teste começava a dar problema...

a primeira coisa é tirar o over e ve se ta tela azul, se não der, tem tua resposta.

Postado

cara, provavelmente e alguma resistor ou transitor da fonte, q esta indo pro pau... se você possueu um multimetro ( aconselho comprar custa 15 - 20 reais) messa os pinos de saidas da fonte e veja se ela está dando realmente a tensão q o pc necessita... abraços

Postado

:)OLA Marcelo 970 , eu tive os sintomas que voce citou tenho uma EVGA 9800GTX+ (778-2246-1840) com o mesmo chiado de ves em quando na fonte (avj460w-avc) abri a fonte 5 capacitores elétroliticos estufodos em uso 4 anos,troquei parou um pouco o chiado (quando jogo o chiado some,tirando jogos e aplicativos pesados o chiado permanece) a respeito do DRIVER eu estou com o (182.50) se colocar os mais atuais da tela asul , no Windows funsiona perfeito em jogos da tela azul. A respeto do chiado covivo com ele mãs esta relacionado ao pequeno frafo que fica no meio da fonteATX que a bobina dele se afroxa e produz esse chiado, dica troca os capasitores de saida perto dos cabos geralmente (2200-16v,3300-16v ou 25v) no jogo CRYSIS não dá mais tela azul e nem nos outros jogos ou aplicativos, espero ter ajudado OBRIGADO.

Postado
cara, provavelmente e alguma resistor ou transitor da fonte, q esta indo pro pau... se você possueu um multimetro ( aconselho comprar custa 15 - 20 reais) messa os pinos de saidas da fonte e veja se ela está dando realmente a tensão q o pc necessita... abraços

É, eu tenho um. Como faço o teste numa fonte? Como eu sei aonde começa e aonde termina?

Postado

Tirei o over antes mesmo de vocês pedirem e continuou dando o problema. Já disse que não é o over porque ele está estável a quase 2 anos.

Então, mais ideias? Ontem fui jogar o Left 4 Dead 2 e dessa vez foi tudo normal. Será que o poder de processamento exigido por alguns jogos não está relacionado?

Lista do que já descartamos:

- Overclock (depois de tirar e ficar algumas horas jogando, o problema continua, porém me parece que demora mais para ocorrer)

- Memórias (que estão em downclock)

- Temperatura (com coolers "aftermarket" deixando a CPU abaixo dos 50 graus e a GPU abaixo dos 60, acho um pouco improvável que seja esse o problema)

Se for problema em algum resistor, transistor ou qualquer outra coisa na fonte, acho mais fácil eu trocar de fonte, pois não sei mexer com isso.

Foi lançado o novo driver (260.89), vou ver como fica frente a esse já instalado. Se achar, vou testar o 182.50.

Postado

voce deve desingatar todos os pinos da placa-mãe, processador hd, coolers etc, desligar toda a alimentaçao, dechando apenas a fonte ON. assim voce necessitara, do manual da sua fonte, para ver quantos amperes( watts) cada pino dela produz... lembre q o multimetro deve estar sintonizado em 20volts, nao 750 ( se o seu for daqueles amarelinhos, simples de 15 reais) ao contrario ele n consiguira mediar a tensão... qualquer duvida fala ai...

Postado

Olha voce abre a fonte limpa bem com pincel, os capacitores (parece ums tubinhos com a parte de cima de aluminio) que na parte de cima estiver estufodo tem que trocar por novos, se não tiver esperiencia de trocar capacitores leva a fonte em qualquer cara que comserta TVs que ele resolve fácil-fácil. Qualquer pergunta a respeito de manutenção de fonte ATX eu respondo. A respeito do dO DRIVE ( 182.50) tem no site da NVIDIA ofisial americano ou brasileiro,mãs temque ageitar a fonte para ter certeza do problema. A minha placa de video fica low-50c ful-65c com 55%+-60% no cooler altomatico .OBRIGADO.

Postado

ache o manual da fonte, desingate todos os pinos dela da placa-mãe , cooler. hd etc... verifique no manual qual a quantidade q cada saida dela forneçe, por exemplo +3.3 VOLTS +12.5 VOLTS...

se ela n tiver manual. você deve verificar aonde cara cabo estava conectado, e verificar qual a tensão necessaria, e seguir o mesmo procedimento....

Se voce possue o multimetro simples ( aquele amarelhinho ou vermelho, de 20 reais) voce deve selecionar a chave de 20volts, pois se colocar na de 750 ( geralmente possui essa) ele n consiguira fazer a mediçao... Qualquer duvida posta aqui....

Postado

ache o manual da fonte, desingate todos os pinos dela da placa-mãe , cooler. hd etc... verifique no manual qual a quantidade q cada saida dela forneçe, por exemplo +3.3 VOLTS +12.5 VOLTS...

se ela n tiver manual. você deve verificar aonde cara cabo estava conectado, e verificar qual a tensão necessaria, e seguir o mesmo procedimento....

Se voce possue o multimetro simples ( aquele amarelhinho ou vermelho, de 20 reais) voce deve selecionar a chave de 20volts, pois se colocar na de 750 ( geralmente possui essa) ele n consiguira fazer a mediçao... Qualquer duvida posta aqui....

Postado

Bom se tiver mais alguma coisa para testar digam, pelo jeito não é a fonte. Vou continuar testando os drivers de video, mas vou demorar quanto a isso, pois estou sem tempo.

Se não é a fote, não há porque continuar com esse tópico :)

Postado

O problema é que não tem ninguém que eu conheço que tenha uma fonte melhor que a minha e a única fonte possível que é do meu amigo, nem foi aberta ainda, o que significa que ele não vai abrir para eu testar o meu PC =/

Capacitores estão normais, aparentemente tudo normal, mas as tensões que antes ficavam literalmente a 12V (variando ,05) 5V e 3.3V, agora ficam a 12,1V 5,2V e 3,2V (o último às vezes volta aos 3,3V). Como tem uma variação, não acho que isso seja um problema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...