Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola galera.. venho com uma duvida em fabricar um circuito,

gostaria de usar em carro na parte eletronica que controla o motor.

Este irá substituir uma sonda chamada de lambda que tem por funçao analisar a saida de gases e manda um impulso para a central que varia de 0.1 a 1 v . gostaria de fazer um circuito simples alimentado ou nao pela bateria que gerasse um impulso mas que ficasse variando de 0.4 a 0.6V varias vezes por minuto. sei que ja existe essa peça para comprar chamada de simulador ou emulador de sonda lambda, mas nao faço ideia de seu funcionamento.

encontrei 2 projetos, mas nao sei se funciona. alguma sugestao

Postado

Calma lá...

Você quer montar um simulador de sonda lambda pra quê?

Além disso, a sonda lambda não "manda impulso"... Ela gera um sinal de tensão, que varia dentro de uma determinada faixa conforme for a quantidade de oxigênio na descarga. Ela vai enviar determinado nível de tensão para mistura pobre e um outro nivel diferente para mistura rica. Então, se você substituir a sonda por um circuito qualquer, o sinal enviado para o módulo de injeção não vai condizer com a realidade: ele receberá sinal de mistura rica, quando na verdade ela ainda pode estar pobre, por exemplo. O motor não tem como funcionar direito dessa forma...

Explique melhor o que desejas, por favor.

Postado

obrigado pela resposta

então ele sera usada com gerador de hidrogenio. mas como a combustao é boa e a queima é quase completa a sonda lambda nao consegue reconhecer que a mistura esta rica e sim pobre.. o que eu queria neste circuito mandar este sinal de tensão numa faixa media para rica. para assim a central entender que nao precisa mandar tanto combustivel liquido

Postado

Certo...

Eu posso até estar enganado, mas vamos pensar:

então ele sera usada com gerador de hidrogenio.

Exatamente o que vai ser usado como gerador de hidrogênio?

mas como a combustao é boa e a queima é quase completa a sonda lambda nao consegue reconhecer que a mistura esta rica e sim pobre..

Que motor é esse? Qual o combustível?

o que eu queria neste circuito mandar este sinal de tensão numa faixa media para rica. para assim a central entender que nao precisa mandar tanto combustivel liquido

A sonda lambda está sempre alterando o sinal, acompanhando as variações que estão acontecendo no tempo de injeção. Quando a sonda está mandando sinal de mistura pobre, a injeção vai aumentando o tempo de injeção (aumenta o tempo que os bicos ficam abertos) e faz novas medições, até que a sonda indique mistura rica. Quando isso acontece, a central começa a diminuir o tempo de abertura dos bicos até verificar que o sinal da sonda mudou de estado (começou a indicar mistura pobre), para então reiniciar todo o ciclo (aumentar de novo o tempo de abertura dos bicos até ter o sinal da sonda indicando mistura rica).

Não existe "sinal de tensão numa faixa media pra rica". A sonda é 8 ou 80: ou a mistura esta rica, ou esta pobre. Não tem meio termo.

Por favor explique melhor o que desejas. Forneça maiores detalhes (respondendo as perguntas que postei) para que possamos ajudar melhor.

Postado

1- os geradores sao placas de inox disposta de uma maneira que qd energizadas fazem a eletrolise e produz gas a partir da agua onde estão submersas.

2- o motor usado de 3 cilindros com sistema injeçao eletronica . o combustivel usado é a gasolina

3- sobre seu cometario sobre a sonda e o tempo de injeçao, tendo em vista se a mistura esta pobre ou rica estão corretos. sei q isso mesmo. desculpe se nao consegui passar essas ideias. quando falo de gerar um sinal para substituir a da sonda quero q o circuito mande informaçao a central que a mistura esta rica, para q a abertura dos bicos seja menor e tendo uma porcentagem de gasolina economizada. ja ouvi falar de economia de 50%, mas td depende do caso..

Quando falo em um sinal variavel quero dizer q a central nao aceita valores fixos, porque ela entende q a sonda esta com problema e toma configuraçoes personalizadas para esse caso.

então preciso fabricar um circuito simples , nao quero passar um valor para esse sinal porque é apenas testes. sei q a variaçao é de 0 a 1 v. mas imagino que poderia ser sinal acima da media, sempre variando é claro. se você tiver alguma ideia melhor aguardo.

obs.: ouvi falar q essa tensão mandada pela sonda é alternada e nao deve ser continua fixa ou pulsada. se quiser ver esses textos passo o link p ti.

no mais seria só

obrigado novamente em estar ajudando todos nós do forum.

Postado

Tá bom. Mas me ajude a entender só mais algumas coisas:

2- o motor usado de 3 cilindros com sistema injeçao eletronica . o combustivel usado é a gasolina
Mas é somente gasolina? Ou vai usar o hidrogênio junto?
quero q o circuito mande informaçao a central que a mistura esta rica, para q a abertura dos bicos seja menor e tendo uma porcentagem de gasolina economizada. ja ouvi falar de economia de 50%, mas td depende do caso..
Certo.

Mas então como fará para que o motor não fique fraco? Vai usar o hidrogênio?

Quando falo em um sinal variavel quero dizer q a central nao aceita valores fixos, porque ela entende q a sonda esta com problema e toma configuraçoes personalizadas para esse caso.
Está 100% correto.
obs.: ouvi falar q essa tensão mandada pela sonda é alternada e nao deve ser continua fixa ou pulsada.
Nunca coloquei um osciloscópio... Mas achei essas imagens:

lambda_w.gif

o2sensor_signal.gif

titania.png

Não parece ser alternado não...

Aguardo tua resposta (já estou pensando em algo)

EDIT

Estive pensando...

Você vai ter que fazer testes, na prática, pra chegar a bons resultados... Nós não temos algumas informações importantes, como por exemplo qual é a taxa de leitura que o módulo da injeção faz da sonda (quantas vezes por segundo o módulo lê o sinal da sonda).

Para aquilo que desejas, que é simular mistura rica a maior parte do tempo (pelo menos foi isso que eu entendi. Se estiver errado, fale) você vai ter que modificar o dutty cycle do sinal da saída do 555, de forma que a maioria das vezes em que o módulo fizer a leitura o sinal indique mistura rica. Veja a imagem abaixo:

2005-10a-001.gif

Para o que desejas, deveriamos ter um sinal igual ao último (o de baixo).

Para alterar o dutty cycle, uma sugestão seria:

ne555-pwm-led-dimmer-circuit.gif

Com o uso dos diodos podemos definir resistências diferentes para a carga/descarga do capacitor que faz a base de tempo do 555.

Conforme eu disse, você terá de fazer testes pra saber qual a melhor frequência de operação e qual o dutty cycle ideal.

Em relação aos níveis de sinal da saída, creio que a solução mais simples (essas costumam ser as melhores) é o divisor de tensão resistivo, Para conseguir que o nível baixo seja por volta de 0,1 volt, use novamente um divisor com resistores e acople o teu sinal com um capacitor nesse divisor... Assim você vai estar adicionando um nível de tensão DC ao sinal.

Postado

ola.. obrigado novamente por me ajudar!!

então o carro é somente a gasolina, mas queria em fase de teste adaptar incluindo o gas hidrogenio, então trabalhando numa mistura gasolina + hidrogenio.

andei lendo muito sobre sonda lambda e sinais... pelo que entendi a tensão ocila de 2 a 5 vezes por segundo, das leituras se obtem a media ideal de 450mV. mas nos meus teoria preferiria que o sinal ficasse acima de 500mv, portanto um circuito que tivesse algum tipo de ajuste. sobre a tensão tb acho nao ser alternado.

tb andei pensando em talves mais tempo lendo mistura rica como no grafico anexado por cabteixeira, talves em 60%.

quero ressaltar que sou leigo tanto na parte de sonda como em fazer circuitos. existe alguns aparelhos emuladores para comprar na net. talves seria abrir um !!!! hehe

Postado
então o carro é somente a gasolina, mas queria em fase de teste adaptar incluindo o gas hidrogenio, então trabalhando numa mistura gasolina + hidrogenio.

Certo...

Você já testou isso na prática?

Não sei como fica em relação ao hidrogênio, mas sei que não pode jamais tentar utilizar a gasolina com o GNV ao mesmo tempo, pois corre-se o risco de ver uma biela sair voando pelo capô...:eek:

andei lendo muito sobre sonda lambda e sinais... pelo que entendi a tensão ocila de 2 a 5 vezes por segundo, das leituras se obtem a media ideal de 450mV. mas nos meus teoria preferiria que o sinal ficasse acima de 500mv, portanto um circuito que tivesse algum tipo de ajuste. sobre a tensão tb acho nao ser alternado.

Bom... Vejamos:

1) Em verdade, o número de vezes que a sonda vai variar a leitura tem relação mesmo é com o funcionamento do motor. Repare que ela só vai mudar de estado quando houver na prática a mudança na queima do motor. Ela fica oscilando pelo fato de que a injeção fica o tempo todo alterando a mistura de rica pra pobre e de pobre pra rica.

2) A média é conseguida exatamente porque a injeção fica o tempo todo ajustando a mistura de rica pra pobre e vice-versa. Se você passa 50% do tempo em mistura rica e 50% em mistura pobre, na média o teu motor está 100% otimizado.

3) Aquele circuitinho que eu postei, com um 555 e com dois diodos, em tese serviria pra regular o regime de funcionamento do motor. Com ele você pode ajustar o circuito para passar mais tempo em mistura rica que em mistura pobre.

4) Pelo que vi nos gráficos, a tensão é contínua pulsante (não é alternada).

quero ressaltar que sou leigo tanto na parte de sonda como em fazer circuitos. existe alguns aparelhos emuladores para comprar na net. talves seria abrir um !!!! hehe

Neste caso complica um pouquinho...

O ideal seria que você tivesse um mínimo de conhecimento, tanto pra montar o circuitinho, quando pra fazer medidas e ajustes.

Quanto a comprar um emulador e desmontar, poderia até ser válido... Poderia, mas acho muito difícil que seja. O pessoal tem o costume de usar componentes dedicados (circuito integrados desenvolvidos especialmente para aquela aplicação, que muitas vezes nem são vendidos comercialmente) ou, em muitos casos, eles raspam a parte superior dos circuitos integrados para que não seja possível identificar o seu código...

Postado

hj andei testando o circuito e consegui só os 0.970v fixo, com 12v alimentaçao. se alguem consegui elaborar um projeto agradeceria, pois montar ai eu consigo!!!! andei pensando em o 555 gerar tensão de ov e de 0.7V.. isso é possivel?

Postado

Olha só...

Monta aquele circuito que eu postei, com um pot pra variar o dutty cycle. Repare que na saída desse circuito tem um transistor: então o teu problema de ter na saída 0,1 volt está resolvido, pois o transistor tem o VCE de saturação de 0,2V.

Para que o nível alto seja próximo de 1V você pode colocar um divisor resistivo. Coloca um resistor indo até o 12V e um outro indo até o GND. Calcule-os para que no meio deles você tenha 0,9V, ou então faça o seguinte: coloque um resistor fixo de 1K indo pro GND e coloque um trimpot de 22K indo pro 12V. Ajuste o trimpot para que a tensão entre o trimpot e o resistor fixo seja 0,9V.

Lembra do transistor que tem na saída do circuitinho que eu postei? Então, você coloca o coletor desse transistor ligado entre o trimpot e o resistor fixo de 1K. Assim, quando o transistor estiver em corte a tensão será de 0,9V e quando ele estiver saturado será de 0,2V.

• 2 semanas depois...
Postado

Tentei montar como indicado, mas sem sucesso. venho agora com outra ideia.. é possivel transformar onda quadrada em senoidal? pois nao seria difícil obter onda quadrada de 0.2 a 0.9v. Se sim qual o caminho?

• 3 meses depois...
Postado

voce já tentou fazer um simulador com ci operacional tipo 741, circuito não inversor, nesse tipo de circuito voce pode calcular o ganho de tensão que voce

precisa, tipo 30% ou seja ele faz a leitura de 1V e dá a saida 1,3V seria o ideal para a leitura do modulo, ficaria variando como se fosse a original porém com acrecimo de 30%

Postado

ola na verdade os 30% sao em relação a entrada ou seja se tiver 0,2V in você terá 0,26V saida, o circuito esta na bancada falta fazer uns acertos o ci trabalha com fonte simetrica, tem que fazer com resistores na entrada e acertar o zener na saida

como anexo o esquema

• Coordenador
Postado
como anexo o esquema
Responda usando o "Modo avançado" e depois do texto escrito, clique no "clips" (anexar), na janela que abrir você procura o esquema e clique em "enviar"...

Observe na parte de baixo da janela que abrirá, os formatos de imagem suportados pelo fórum. (Gif, Jpeg, etc...)

post-359338-13884958881654_thumb.jpg

Postado

estava procurando este ci aqui na minha cidade e encontrei somente o ci ua741cn. serve?

sobre a entrada simetrica, como funciona no caso de baterias automotivas. é normal (positivo e negativo)?

Postado

segue desenho do esquema, precisa fazer uns ajustes nele mas o basico é isso monta no protobord e acerta os valores dos resistores, usei um 7805 na alimentação pois a saida em relação ao terra ( 0 V ) é 50% da fonte o zener na saida uns 3V deve ser suficiente fazer o ajuste com trimpot nos 2 resistores de 1K, que fazem um simulado de fonte simetrica o ci ua 741 serve

post-840001-13884958891553_thumb.jpg

Postado

a linha de baixo é o terra, a saida é do lado direito, precisa mudar a tensão da fonte, tive problema com zener de valor baixo, faz uma fonte simples com resistor e zener de 10 volts e o zener de saida 5,1 ambos de potencia de 1W da linha 1n4740 e 1n4733 o trimpot para correcão da tensão de saida vai em paralelo com resistor de 1k em relaçao ao terra uns 10k deve ajustar bem

Postado

a fonte simetrica acredito que funcione mas nãp resolve o nosso problema, continuamos com o terra comum o problema que a sonda o comum já é o terra, o ci nao reconhece a tensão em relação ao terra 0V, mas em relação aos 50% de tensão feita pelos dois resistores de 1K, seria uma solução fazer um oscilador, enrolar um transformador para isolar o 12V da bateria .........

• 1 ano depois...
Postado

Preciso da ajuda de vocês!

Preciso fazer um regulador ajustado por um potenciômetro de baixa resistência ou seja ... 12 Ω - 120 Ω

o problema esta no modo que a tensão devera reagir com isto! Lembrando que a corrente é baixíssima ... Pois se trata de sinais para conversores ....

Quando o potenciômetro for ajustado 111Ω tem que dar 0.549mv millivolts na saída!

E quando for ajustado 11Ω deverá dar 0.740mv millivolts na saída!

Será que é possível? Estou fazendo um conversor para um marcador digital eu preciso ajustar 549mv-740mv com um potenciômetro de 12Ω -120Ω ...

Precisa ser nestes parâmetros ou não irá funcionar!

A tensão inicial pode ser 5v ou mesmo 12v .... O que aparecer! O problema é ajustar esta tensão já que a maioria dos reguladores apenas regulam 1.2v internos .... Estou arrancando os cabelos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!