Ir ao conteúdo

Gerador de energia para feira de ciências

Lucasfonoli

Posts recomendados

Postado

Tenho uma feira de fisica na terça, mas tive apenas 1 semana para construir todo o projeto. o projeto se trata de uma termoelétrica, composta basicamente por uma caudeira, uma turbina de tesla (de excelente aproveitamento e altissima rotação) e uma gerador. No final devo ter uma corrente alternada de ~110v, suficiente para alimentar no minimo uma batedeira, ou ventilador (em melhor caso, uma tv, e em pior caso, uma lampada).

O PROBLEMA:

Quanto achei que daria tempo para tudo, descobri que o motor de ventilador que eu iria usar como alterrnador nao funcionaria. Como quase nao tive tempo para pesquisar, nao sabia que para usar motor como gerador deveria ser de imãs permanente (ou seja, de corrente continua e de baixa potencia).

Agora tenho apenas hoje para descobrir uma solucao, e apenas amanha para aranjar as peças dessa solução

Alguma sugestão?

Eu pensei em pegar um alternador automotivo junto a um transformador, para aumentar de 12 para 127v e baixar dos 60A pra uns 1,5A.

Mas o problema que o alternador automotivo vem com um retificador, daí ou eu tiro o retificador acoplado ao alternador (nao sei se é possivel), ou então aranjar um sistema alternador para transformar a corrente continua, que sai do retificador, em corrente alternada

Postado

Agora tenho apenas hoje para descobrir uma solucao, e apenas amanha para aranjar as peças dessa solução

Alguma sugestão?

Postado

Pesquisando aqui, percebi que nao terá como retirar o retificador do alternador. então o unico jeito é transformar a corrente para a tensão 110v e usar algum oscilador ou circuitopara transformar corrente continua em corrente alternada. Alguem tem algum circuito pronto ai para eu construir? Ou então oscilador fácil de achar para eu comprar

Postado
composta basicamente por uma caudeira, uma turbina de tesla (de excelente aproveitamento e altissima rotação) e uma gerador

Bom...

Você tem uma caldeira - o que vai gerar com ela? Vapor? E você pretende mover a turbina com esse vapor?

Você tem uma turbina - e como pretende acoplar isso no gerador? Você sabe que ela gira em regimes de rotação elevados... Como pretende reduzir isso para rotações menores, para poder usar no gerador?

Outra coisa - você sabe que o gerador demanda um torque alto, e que esse torque vai precisar ser maior conforme for maior a corrente consumida do gerador? Como pretende contornar isso?

Postado

Não tenho me preocupado com isso porque essa parte do projeto ja está pronta. Irei usar Vapor mesmo. Ja toi com a caldeira, sistema de aquecimento a gás, controle de pressao, conexoes com a turbina (de tesla, q usa altissma rotacao e rendimento de 60%). E ja estou com as polias p diminuir a rotacao, e consequentemente aumentar o torque.

O problema mesmo tem sido o gerador

Postado

Tem uma série de questões que você precisa considerar:

1) Um inversor desses que encontramos o esquema na net tem saída em forma de onda quadrada. Não espere que funcione direito em cargas indutivas (motores e transformadores por exemplo);

2) Um gerador AC tem a frequência relacionada com a rotação. Assim, se o teu sistema não tiver um controle de rotação bom, esqueça a ideia de usar um gerador AC;

O "ideal" seria você gerar em DC, pra não ter problema com a frequência. A menos que toda a tua parte mecânica já tenha sido projetada pensando nisso também.

Só o que não entendo é que se o propósito é participar de uma feira, porque não faz algo apenas para demonstração? Tem que ser um gerador que forneça 127V e 1,5A? Se você vai apenas acender uma lâmpada, tudo bem... A frequência não importa. Mas se for para acender lâmpadas, porque não usa uma lâmpada de 12V e usa um dínamo?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...