Ir ao conteúdo

Monofasica ou trifaisca?! qual a melhor para fontes?!

dleon

Posts recomendados

Postado

minha comfiguração: core i5(650), fonte 650w seventeam, hd 4890 xfx, hd 500gb (sata2), memoria de 4gb ddr3 1333, "estabilisador de 1000w".........

é o seguinte turma, recentemente fiz um "up" no meu pc e de fato tudo estava correndo muito bem, mais logo no dia seguinte meu pc começou à desligar após algumas horas ligado, bem isso é bem relevante se trantando de tempo pois isso sempre variava, mais a carga era alta(6h pra cima)..........dai por diante fui descobrir o q realmente estava acontecendo, e pra minha surpresa estava tudo ocorrendo muito bem(fonte, vga e etc) chamei um eletricista pra saber se tinha alguma coisa referente a energia recebida e ele de imediato me Falou q eu tinha q mudar a fase de rede(de monofasica para trifasica) porque como minha residencia é monofasica a carga q meu pc tava recebendo era muito pouco pra o que minha fonte adquiria..........perguntei a ele se em vez gastar uma grana com a troca da rede se o problema se resolveria com uma nova fonte de 500w(iceage, real........)de certa forma iria puxar bem menos se tratando de energia.......ele disse q sim resolveria o caso..............bem com o tempo passando percebi q minha vga toda vez q o game começava ela aparecia uma ondinhas bem leve, quase sem dar pra ver, me parecia q passou a aparecer isso porque é no game q a fonte é mais exigida, isso tem alguma coisa haver com o fato da fonte estar puxando mais energia q a minha rede pode dar e se mundando de fonte pra uma carga menor mais não menos potente(500w) tudo ficaria normal?!?!.............bem pessoal tai ai minha duvida peço-lhes desculpas se foi longa demais, mais desde já agradeço-lhes pela consideração e compreeção........abraçossssssssss!!!!!!!!!!!

Postado
minha comfiguração: core i5(650), fonte 650w seventeam, hd 4890 xfx, hd 500gb (sata2), memoria de 4gb ddr3 1333, "estabilisador de 1000w".........

é o seguinte turma, recentemente fiz um "up" no meu pc e de fato tudo estava correndo muito bem, mais logo no dia seguinte meu pc começou à desligar após algumas horas ligado, bem isso é bem relevante se trantando de tempo pois isso sempre variava, mais a carga era alta(6h pra cima)..........dai por diante fui descobrir o q realmente estava acontecendo, e pra minha surpresa estava tudo ocorrendo muito bem(fonte, vga e etc) chamei um eletricista pra saber se tinha alguma coisa referente a energia recebida e ele de imediato me Falou q eu tinha q mudar a fase de rede(de monofasica para trifasica) porque como minha residencia é monofasica a carga q meu pc tava recebendo era muito pouco pra o que minha fonte adquiria..........perguntei a ele se em vez gastar uma grana com a troca da rede se o problema se resolveria com uma nova fonte de 500w(iceage, real........)de certa forma iria puxar bem menos se tratando de energia.......ele disse q sim resolveria o caso..............bem com o tempo passando percebi q minha vga toda vez q o game começava ela aparecia uma ondinhas bem leve, quase sem dar pra ver, me parecia q passou a aparecer isso porque é no game q a fonte é mais exigida, isso tem alguma coisa haver com o fato da fonte estar puxando mais energia q a minha rede pode dar e se mundando de fonte pra uma carga menor mais não menos potente(500w) tudo ficaria normal?!?!.............bem pessoal tai ai minha duvida peço-lhes desculpas se foi longa demais, mais desde já agradeço-lhes pela consideração e compreeção........abraçossssssssss!!!!!!!!!!!

Em resposta a pergunta inicial do tópico o melhor para sua fonte Seventeam com PFC ativo que opera de 90V a 264V normalmente é ser ligada em rede monofásica, bifásica ou trifásica tanto faz desde que não use estabilizador para isso.

O que vai determinar a carga do computador não é a potência rotulada de sua fonte, seja ela 500W ou 1000W e sim a demanda que o computador exigir.No seu caso não deve chegar nem a 300W no máximo de consumo.O nível de informação desse eletricista tá fraco, mudar para trifásico não vai resolver teu problema. Seu problema se chama "ESTABILIZADOR" ligue sem esse troço diretamente na tomada ou por meio de um filtro de linha aí e verá a diferença.

http://forum.clubedohardware.com.br/doencas-eletricas-seus/654141

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Postado

Esse eletricista tá mais pra eletrEcista. O cara tá achando que fonte de computador é igual a chuveiro, que consome o que tá rotulado na sua carcaça!

São tantas lendas urbanas que vão surgindo por causa de falta de conhecimento das coisas que não tá no gibi! Já ouvi dizer por exemplo que rede trifásica ajuda a diminuir a queima de equipamentos ou que rede trifásica deixa a energia mais estável, entre outras lendas. Pode até ser que trocar uma rede interna toda monofásica pra trifásica reduza problemas de queimas, mas não por causa das três fases em si, mas por exemplo por dividir melhor as cargas entre as fases, separando por exemplo equipamentos geradores de disturbios elétricos (motores elétricos por exemplo) em outra fase, mas a causa do problema poderia ser resolvida com uma rede monofásica da mesma forma, bastando separar circuitos finais e dimensionar toda rede desde a entrada para a carga imposta e instalação de proteções adequadas contra picos de tensão. E dizer que a rede fica mais estável também é a mesma coisa, o que acontece é que com três fases costuma-se dividir o consumo das cargas internas monofásicas entre as três fases, por exemplo, coloca-se cada chuveiro elétrico separado num fase ou divide-se a casa em "setores", cada um com uma fase, logo a energia ficará mais estável, mas por causa da redução de carga em uma fase só que antes tava sobrecarregada e gerando quedas de tensão. Da mesma forma o problema seria resolvido com a troca da fiação e aumento da corrente do disjuntor geral.

Enfim, você pode ter na sua casa uma medição monofásica em digamos 30A apenas, mas nada impede da CIA Elétrica do local aumentar a carga para 50 ou 70A em fase única, bastanto para isso a troca de fios por mais grossos junto com o disjuntor da entrada e resolvido o problema. Cada CIA Elétrica tem suas normas, aqui por exemplo o máximo monofásico que a CEB instala numa residência são 50 Amperes, acima disso é requerida outra fase, mais uma ou duas dependendo da carga declarada.

Vale lembrar que a maioria da carga residencial é monofásica, a não ser que você possua um motor elétrico trifásico ou sua região forneça 220V em duas fases de 127V, onde cada "buraquinho" da tomada encontra-se uma fase ao invés de Fase e Neutro. Numa residência tipica raramente se faz o uso de três fazes pra alimentar equipamentos solitários, o que se faz comumente, como eu já disse, é dividir a rede interna da casa nas três fases.

PS:

- Carga: Tudo que é pendurado na rede ou seja, aquilo que consome a energia. VA ou W é a potência ou carga imposta à rede.

- Tensão: "Volts", é a "pressão" da rede, comparando-se à pressão da água num encanamento.

- A ou Amperes: Corrente Elétrica - Seria o "volume" de energia, como o volume de água num encanamento.

Postado

e aí "divex"!!!!!!!!..........cara é o seguinte, gostaria de saber se posso ligar minha fonte(650w seventeam) diretamente na tomada( sem ser por meio do estabilizador).............nunca tentei saca, pra falar a verdade, isso me ocorreu agora, se sim me esclareçe melhor beleza...........mais uma coisa, não entendi direito quando Falou sobre não ligar o esbilizador diretamente na tomada( foi isso mesmo?)..........se foi isso, então de q forma posso ligar pra acabar definitivamente com todo esse problema?!.............valeu pela atenção, abraços!!!!!!!!!!!

OBS: esperando resposta.

Postado
e aí "divex"!!!!!!!!..........cara é o seguinte, gostaria de saber se posso ligar minha fonte(650w seventeam) diretamente na tomada( sem ser por meio do estabilizador).............nunca tentei saca, pra falar a verdade, isso me ocorreu agora, se sim me esclareçe melhor beleza...........mais uma coisa, não entendi direito quando Falou sobre não ligar o esbilizador diretamente na tomada( foi isso mesmo?)..........se foi isso, então de q forma posso ligar pra acabar definitivamente com todo esse problema?!.............valeu pela atenção, abraços!!!!!!!!!!!

OBS: esperando resposta.

Sua resposta está no link que eu postei, basta ler tudo.

OBS: não tem versão resumida, mas compensa ler.

• Membro VIP
Postado

Tópico bloqueado!

As respostas já foram indicadas e os links postados.

A questão do tópico era mono ou trifásica? E não como ligar a fonte, etc.

Obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...