Ir ao conteúdo

Clock do processador abaixou!

Loollipop

Posts recomendados

Postado

Bom gente, eu estou querendo fazer um overclock no meu processador...

Ja li varios tutoriais mais não fez nenhuma diferença, ja tentei usar um programa chamado Clockgen.

Ja tentei mudar o clock pela bios, mais não consegui, Obs: eu não sei como muda o.O ja tentei mudar tudo lá, mais n houve nenhuma diferença.

Enfim, alguem pode me ensinar como muda o Clock pela bios, ou pode me informar um programa q Funcione de verdade.

aqui está os Detalhes sobre o meu processador, e o Basico sobre o meu PC:

Placa mãe Asus ipm31, 2 GB De memoria ram ddr2, HD 320 GB, Placas de video, som, rede ( onboard ) .

Processador:

Campo Valor

Propriedades da CPU

Tipo de processador DualCore Intel Pentium E5300, 2600 MHz (13 x 200)

Alias da CPU Wolfdale-2M

CPU Stepping R0

Conjunto de instruções x86, x86-64, MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3

Velocidade de clock original 2600 MHz

Multiplicador Mín / Máx da CPU 6x / 13x

Engineering Sample Não

Código de cache L1 32 KB per core

Dados de cache L1 32 KB per core

Cache L2 2 MB (On-Die, ECC, ASC, Full-Speed)

Multi CPU

ID da Placa Mãe FOUN IPM31

CPU #1 IntelPentium® Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz, 2600 MHz

CPU #2 IntelPentium® Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz, 2600 MHz

Informação física sobre a CPU

Tipo do componente 775 Contact LGA

Tamanho do componente 3.75 cm x 3.75 cm

Transístores 228 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 45 nm, CMOS, *****, High-K + Metal Gate

Tamanho interno 82 mm2

tensão do núcleo 1.100 - 1.288 V

tensão de entrada/saída 1.100 - 1.288 V

Potência típica 65 W @ 2.60 GHz

Potência máxima 91.9 W @ 2.60 GHz

Fabricante do processador

Nome da empresa Intel Corporation

Informação sobre o produto http://www.intel.com/products/processor

Utilização da CPU

CPU 1 / Núcleo 1 1 %

CPU 1 / Núcleo 2 0 %

Fonte: Everest.

Alguem pode me ajudar por favor, Obrigado!

OBS: Ja li as regras do forum sobre o Overclock, e sobre os perigos q o overclock pode causar ao PC, mais estou ciente dos riscos e quero saber como faço um overclock!

Postado
amigo acho q sua mobo não fornece opçãp pr over poste umas fotos da bios pr dizer com certeza.

Olha, eu não posso postar fotos agora, pois estou sem Cabo USB aqui :/.

Mass, eu fui na Setup e escrevi em um caderno as opções q tinha lá, e são essas:

CPU Comfiguration:

Manufacture: Intel

Pentium ® Dual Core CPU E5300 @2.600 GHz

Frequency: 2.60 GHz

FBS Speed: 800MHz

Cache L1: 64kb

Cache L2: 2048kb

Ratio Actual value: 13

Execute disable bite: Opções ( Disabled e Enabled )

EIST: Opções ( Disabled e Enabled )

Max CPUID value limit: Opções ( Disabled e Enabled )

PC Heatrer Startus ( Algo assim )

CPU Q-Fan control: Opções ( Disabled e Enabled )

CPU Fan ratio: [255]

CPU Target temperature: [045]

Temperature Step: [010]

Temperature Tolerance: [002]

CPU Temperature: 52°c/125°F

System Temperature: 34°c/93°F

CPU Fan Speed: Opções ( 1679 RPM ou Ignored )

Sysfan Speed: Opções ( N/A ou Ignored )

Vcore voltage: 1.280 v

3.3v voltage: 3.424 v

5v: 5.093 v

12v: 12.302 v

OBS: Não sei se fui na Area exata do clock da Setup, mais acho q é ai, se for em outro lugar, me avise por favor.

Postado

Boa noite gente, então, hoje eu comprei uma placa de memoria de 2 gb, para deixar meu pc um pouco mais rápido ( isso não vem ao caso, mais foi por ai q eu percebi que o Clock abaixou. ).

Ai eu instalei a placa de memoria de boa, ai eu fui ver no Everest se o minha memoria tinha aumentado, mas não tinha mudado nada, ainda estava 2 gb ( também não vem ao caso, mais se alguem poder me ajuda, porque não aumentou? Ja tentei mudar a placa de posição e tal, mais só encaixa em uma certa posição. )

Aiii, eu fui no Processador, e na parte do '' Overclock '' ( opção do Everest ) , eu vi q estava o seguinte: Velocidade de clock do processador 1200.0 MHz (original: 2600 MHz) . ( Meu processador é um Dual-Core E5300 @2.6 GHz! )

Tem alguma coisa errada com o meu processador, pelo clock dele esta abaixo do Original? Eu fiz algo q fez com que o Clock abaixa-se? ( Não fiz overclock, não sei fazer isso! ) ou isso é normal?

Se alguem poder me ajuda ficarei muito grato! Não quero dor de cabeça com Comutador agora.

Obrigado Gente! ^^

Postado

Cara, provavelmente essa diminuição no clock foi causada por um recurso chamado Intel SpeedStep, que diminui o clock do processador quando ele está ocioso, para esquentar menos.

Você pode desativar essa opção na BIOS, se quiser, mas se não perceber nenhuma diferença de desempenho, pode deixar ativado, pois afinal, o clock deve aumentar nos momentos em que o processador for mais exigido.

Valeu!

Postado

Obrigado Marcosh72, acabei de fazer um teste, e você tinha razão, quando eu abri o Cod4 aqi, o Clock subiu para 2600.0 Mhz ( Algo do tipo ).

Enfim, você pode me ajudar no Caso da Memoria ram? Eu estou tentando fazer ela pegar, mais não mudou nada! x.x

• Membro VIP
Postado

Olá,

Você deve nos dizer quais são os módulos que você tem instalado no PC.

Dizer marca modelo e capacidade de cada módulo.

Maiores dúvidas sobre memória procure o fórum dedicado a memória, ESTE AQUI.

Boa sorte.

Postado

Então Ribeiro, eu estava olhando os tópicos do Link q você me mandou, não me ajudou muito.

Então eu dei uma pesquisada sobre minha placa mãe ( Uma Asus ipm 31, caso queira ver mais detalhes, ta ai > http://www.guiadopc.com.br/dicas/11897/pcware-ipm31-placa-mãe-brasileira-com-otimo-custo-beneficio.html . )

E ela tem suporte a esses tipos de memorias,''Memórias: 2 slots DIMM, Dual-Channel DDR2 800/667/533 MHz '' , e eu comprei a seguinte memoria : http://www.zura.com.br/2gb-ddr2-800mhz.html.

Enfim, será que eu fiz algo de errado ao tentar instalar a memoria eu mesmo? Eu deveria levar meu PC onde comprei a memoria para eles mesmos fazer a instalação? Ou minha placa mãe não suporta esse tipo de memoria?

Grato!

Postado

Opa, voltei -q

Então, eu não pude postar as imagens da BIOS do meu PC porque estava sem Câmera aqui em casa ( e ainda estou, mais achei umas imagens na net, e são identicas a BIOS do meu PC ).

Ai está:

http://img517.imageshack.us/img517/9872/img184.jpg

http://img191.imageshack.us/img191/3029/img183.jpg

http://img707.imageshack.us/img707/5913/img182.jpg

Nas imagens está marcando '' Dual-Core E2180 '' , o meu processador é um E5300, mais como disse antes: peguei as imagens na net, mais minha BIOS tem as mesmas opções.

• Membro VIP
Postado

Olá,

O módulo de memória que você comprou é indicado para sua placa mãe, mas pode estar havendo conflito com os dois módulos trabalhando junto.

-Se você tem dois módulos de memória instalado em um computador e esses módulos não são lidos corretamente pelo bios da placa mãe ou pelo sistema operacional, você deve primeiro testar os módulos separadamente para ver se eles funcionam sem problema.

Como o módulo antigo você sabe que está funcionando, basta testar somente o módulo adquirido recentemente para ver se funciona da mesma forma (deixar só o módulo novo no PC e testar).

Caso esteja funcionando normalmente (o módulo novo) e esse quando montado junto com o antigo não é lido toda a capacidade de ambos os módulos, ou somente de um dos módulos, como é seu caso, pode ser conflito já que a sua placa mãe monta Dual Channel com os dois slots carregados.

-Aconselho você levar o micro onde comprou o módulo de memória e pedir para que façam teste e resolvam o problema. Provavelmente outro módulo (ou módulo de outra marca) resolve a confusão.

Boa sorte

Postado

Então, eu coloquei no PC apenas a memoria q eu comprei, e funcionou perfeitamente.

Quando eu coloquei os dois, a memoria q eu comprei não funcionou, então levei na loja, lá eles deram uma olhada, e disseram q era Problema na minha placa mãe e falaram q eu tinha q comprar outra ( e eu lá pareço burro? u.u ) , aii, eu peguei meu dinheiro e comprei em outra loja e agora esta funcionando de boa ^^.

Enfim, ja ta tudo numa boa e tal, agora alguem pode me ajudar no Overclock? x.x' ( Caso não seja possivel fazer overclock no meu processador pela BIOS, alguem pode me indicar um Programa q faça esse trabalho... e se caso não exista um programa para isso, podem fechar o Tópico ^^ .

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Olá,

-Que bom que resolveu o "problema" com a memória...

-Quanto ao overclock, nesse modelo de placa mãe é difícil, pois sua placa não foi concebida para esse fim, mas existe sim uma maneira (uma tentativa) de aplicar overclock.

A tentativa é manipular mecanicamente o FSB do processador usando a técnica BSEL-MOD, mas você vai precisar retirar o processador da placa mãe e trabalhar com alguns materiais.

Leia ESTE TÓPICO, leia todas as mensagens com atenção para se familiarizar com a técnica e ter noção do trabalho que deve ser feito.

Se você achar possível fazer a modificação vá em frente. O trabalho é fácil, mas necessita de habilidade para manusear as ferramentas a peça, ter certeza e segurança ao fazer.

Com o BSEL-MOD você pode jogar seu processador para FSB de 266MHz (1066QDR) que vai elevar o clock, caso funcione, para 3450MHz.

Não se esqueça que é somente tentativa, não é certeza, pois seu processador tem multiplicador alto (x13) e sua placa mãe pode não aceitar a modificação.

-Software eu não aconselho, pois sua placa não tem trava alguma e você pode danificar seu conjunto permanentemente.

Boa sorte.

Postado

Então, eu li la os Tópicos, e não entendi quase nada :/ , eu tenho q colocar papel aluminio nos pontos onde está informando a imagem e ja está pronto? bselmod1066qw6.th.jpg

cpucrp.th.jpg

Você pode me Explicar melhor? Obrigado ^^

• Membro VIP
Postado

Oi,

Sim, é isso mesmo, é simples.

Fazer a ligação nos dois pontos (esses mostrado na SS que você postou) faz com que a placa mãe leia o processador como tendo FSB de 266MHz (1066QDR).

Boa sorte

Postado

Então, eu fiz a ligação, mais não vi diferença, pois meu fps no cod 4 está a mesmo coisa ( entre 30~35 fps ) .

Como eu faço para ver se o meu FSB aumentou?

Obs: eu fiz a ligação com Papel Aluminio normal, será q foi por isso q não houve diferença?

Postado

Deu certo!

Meu FPS no Cod4 Subiu de 30~35 para 45~55. ( Quase o dobro do que era antes. )

Eu olhei no CPU-Z, e meu FSB, está a 232 FSB.

Melhorou muito o FPS nos jogos ^^.

Obrigado pela Ajuda Ribeiro! (:

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!