Ir ao conteúdo

Sera Q Tem Como Desabilitar O Insert?

Henrique_fla

Posts recomendados

Postado

Toda hora eu esbarro nisso... O ruim é q ele não tem uma luz indicando se esta atvio ou não, como o Caps Lock

Alguem sabe se tem como faze-lo parar de funcionar??

To pensando em tira-lo do tc heheh

Postado

Olá, colega! Sua mensagem chamou-me a atenção. Eu também acho essa tecla um tanto quanto inconveniente. Não é um grande problema, é verdade, mas ela me incomoda às vezes, e justamente quando estou escrevendo mensagens como esta aqui no fórum. A tecla Backspace do meu teclado é pequena e, quando tento apertá-la, não raro esbarro na tecla Insert. O resultado você já conhece...

Pesquisei para ver se ela poderia ser desativada através do Registro. Infelizmente, não encontrei uma solução pronta. Entranto, analisando um artigo no site da Microsoft e com um detalhe indispensável encontrado noutro artigo no site MVPs.org, consegui fazer algo na base da comparação e suposição. Não pensei que fosse funcionar... Funcionou!

Para modificar o registro, copie o código abaixo e cole no bloco de notas. Salve como um arquivo .reg (ex: insert.reg). Depois, execute o arquivo e reinicie o Windows. Lembre-se de que é bom sempre tomar cuidado ao modificar o registro.

O sistema de meu computador é o Windows XP Home Edition. Não garanto que a modificação funcionará no sistema do seu. Se o seu teclado não for modelo PS2, é possível que a dica também não funcione. Tente!

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout]
"Scancode Map"=hex:00,00,00,00,00,00,00,00,02,00,00,00,00,00,52,E0,00,00,00,00

P.S.: o fórum não está mostrando o código corretamente. Ele está quebrando a linha e substituindo os dois pontos depois de hex por essa entity. Se você copiá-lo como está, não funcionará.

Então, copie o código e tire a quebra de linha, que separa a última vírgula e os dois últimos zeros da seqüência. Depois de hex aparece &, #, 58 e ; (ponto e vírgula). Substitua isso tudo por : (dois pontos).

Se preferir, escreva para mim e eu lhe mandarei o arquivo por email.

Postado

Fiz o arquivo .reg e quando fui rodar apareceu um erro dizendo q "o arquivo especificado não é um script...". Mas em alguns programas o insert parou de funcionar(q eu testei foram: word, bloco de notas e na barra de endereços do internet explorer). Mas no wordpad e nos foruns na hora de criar um topico ele ainda funciona... Eu testei ele no win98. quando abri o XP, de cara fui testar o insert e já estava desabilitado. Mas sendo q nos foruns ele ainda funcionja.

Dai já nem sei se foi por causa do reg q você criou hehe. O jeito de testa-lo novamente era formatando tudo, mas por enquanto eu não vou fazer isso.

Testa o insert no wordpad ou aqui mesmo no forum para ver se ficou igual ao meu pc!

Postado

Eu já tinha testado... Funciona! A tecla ficou desabilitada nos formulários e nos processadores de texto. O único problema que encontrei foi no prompt de comando. Nele, o efeito foi o oposto do esperado: o insert é ativado e não o consigo desativar. Atualização: achei estranho isso, testei novamente e constatei que agora a tecla Insert também foi desativada no prompt de comando. Não sei o que houve quando fiz o primeiro teste... :tantan:

Você deu dois cliques no arquivo .reg? Esse código não é um script, é um patch, ou seja, uma modificação do registro. A mensagem que normalmente aparece é Tem certeza de que deseja adicionar as informações contidas no arquivo ao Registro?. Então, essa mensagem mencionando scripts não faz sentido.

Você corrigiu o código antes de aplicá-lo? Como ele está, corrompido pelo fórum, não deve funcionar direito.

Saiba também que esse cabeçalho do código, Windows Registry Editor Version 5.00, refere-se ao registro do Windows XP e, segundo a Microsoft (em inglês), não funciona no Windows 98. O cabeçalho correto para este último sistema é REGEDIT4, o qual o Windows XP também aceita.

Apague a modificação que você fez e tente de novo. Boa sorte!

Postado

O erro de script q comentei foi depois da pergunta Tem certeza de que deseja adicionar as informações contidas no arquivo ao Registro?.

Eu até fgiz manualmente esse patch mas não funcionou. No win98 não tem a pasta Keyboard Layout mas tem a keyboards layouts...

Postado

Não faço ideia do porquê dessa mensagem de erro sobre scripts.

A pasta Keyboard Layouts também existe no registro do Windows XP. A pasta em questão, porém, é Keyboard Layout, sem o s.

Quanto ao Windows 98, não lhe posso ajudar, já que não uso esse sistema. A modificação que fiz funcionou no Windows XP Home Edition.

Enviarei o patch por email. Qualquer coisa, escreva novamente.

P.S.: se o patch não funcionar, pode-se tentar outra coisa. No site da Microsoft que citei acima, há a descrição de como mudar a função de uma tecla. Assim, poder-se-ia fazer a tecla Insert ter a função da tecla SHIFT, o que na prática anularia o efeito indesejado sem criar outro no lugar.

• 2 semanas depois...
Postado

Faça o seguinte, poste uma imagem (tire com o printScreen) do código para não haver dúvidas sobre o registro, q tal? Essa história do insert, é interessante....

Postado

Eu pensei nisso, mas não tenho onde colocar a imagem. Além disso, a imagem não permitiria o copiar-e-colar do código. Eu já informei a administração do fórum sobre o problema. Gabriel Torres disse que ia avaliar o que fazer. Se você quiser, posso enviá-lo por email para você também.

• 9 meses depois...
Postado

Meses se passaram e o problema com a exibição do código persiste. Por outro lado, agora há vários sites que hospedam imagens. Então, vejam o código corretamente nesta imagem.

Eu descobri uma maneira mais fácil de modificar a função da tecla Insert, mas me esqueci de relatá-la aqui. Vejam como neste tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...