Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador muito quente?


Profanum

Posts recomendados

a placa-mãe é uma intel dg31pr, 2 mes atras antes de por uma 9500gt, era uma ja inclusa da placa-mãe (gma 3100) e a temperatura ficava normal, depois que troquei pra 9500gt, 2 dias depois o processador so fica 94°C ~ 96°C, ja ta assim a 2 meses e quando aumentou a temperatura o pc so faz travar e uso de cpu 100%, o cooler esta funcionando direito a 2100 rpm ~ 2350 rpm, mesmo assim continua 95°C, não é a fonte, tem que trocar processador? se bota um core 2 duo e6300 fica normal? na caixa da placa tem assim do lado: Mininum system power requirement based on a PC configured with an intel core2 Duo processor. alguem ajuda? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a placa-mãe é uma intel dg31pr, 2 mes atras antes de por uma 9500gt, era uma ja inclusa da placa-mãe (gma 3100) e a temperatura ficava normal, depois que troquei pra 9500gt, 2 dias depois o processador so fica 94°C ~ 96°C, ja ta assim a 2 meses e quando aumentou a temperatura o pc so faz travar e uso de cpu 100%, o cooler esta funcionando direito a 2100 rpm ~ 2350 rpm, mesmo assim continua 95°C, não é a fonte, tem que trocar processador? se bota um core 2 duo e6300 fica normal? na caixa da placa tem assim do lado: Mininum system power requirement based on a PC configured with an intel core2 Duo processor. alguem ajuda? :confused:

O uso da CPU esta 100%, mesmo quando você não faz nada no PC? olha direitinho vê se você não esta com algum vírus que esta usando o processamento do seu processador todo ( isso já aconteceu comigo).

Uma dica Tenta botar pra rodar direto do CD o Ubuntu (Linux) se mesmo assim seu cooler do processador estiver com o RPM muito alta então e mesmo a temperatura, Neste caso você ou troca de Cooler do processador, bota um top de linha, compra um "zalman cnps10x performa" (Acabei de comprar esse no www.kabum.com.br R$ 160,56).

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, o meu processador só chegava a essa temperatura quando usava uma fonte genérica e jogava algum jogo e com temperatura ambiente de 35°C - 38°C. Quando "batia" nos 100°C o processador reduzia seus clocks e fsb para metade, ficava uma lerdeza só. Também tenho uma 9500GT.

Depois que comprei uma fonte de potência real o processador passou a esquentar bem menos, agora fica a 43°C - 45°C quando ocioso. Com a fonte genérica ficava 55°C - 60°C quando ocioso. E nunca mais tive o problema dele chegar a 100°C e acontecer o que eu disse logo acima, mesmo com temperatura ambiente de 35°C - 38°C.

Vai ver é o seu cooler ou sua fonte o problema para tanto aquecimento. E a temperatura ambiente influencia muito nisso também, não está muito quente aí não!?

E respondendo ao título do seu tópico: Sim, o seu processador está muito quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o gpu está 60°C, o hd 42°C, a placa-mãe 69°C, e o anti virus é o microsoft security essentials, ta atualizado ja scaniei completo e nao achou nada. alem disso a placa-mãe está esquentando um pouco, e o gabinete tem um cooler de 8x8 cm de frente pro chipset e esta sem bolo de fios na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser a pasta térmica do processador, não tenho certeza.

Aproveitando o tópico:

O meu processador tá com a mesma pasta térmica há 3 anos (na verdade eu nunca tirei pra ver, de repente nem pasta térmica tem lá, lol). A pasta térmica não perde seu efeito!? Não seca!? Fico com o PC ligado praticamente 24horas por dia, eu saio outro entra, se o PC fica 2 horas desligado é muito.

Desculpe-me qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a placa-mãe é uma intel dg31pr, 2 mes atras antes de por uma 9500gt, era uma ja inclusa da placa-mãe (gma 3100) e a temperatura ficava normal, depois que troquei pra 9500gt, 2 dias depois o processador so fica 94°C ~ 96°C, ja ta assim a 2 meses e quando aumentou a temperatura o pc so faz travar e uso de cpu 100%, o cooler esta funcionando direito a 2100 rpm ~ 2350 rpm, mesmo assim continua 95°C, não é a fonte, tem que trocar processador? se bota um Core 2 Duo e6300 fica normal? na caixa da placa tem assim do lado: Mininum system power requirement based on a PC configured with an intel core2 Duo processor. alguem ajuda? :confused:

Vamos do início:

1 - O que você entende por temperatura normal?

2 - Qual é o tamanho do teu gabinete?

2.1 - O que você utiliza no gabinete para refrigerá-lo?

2.2 - Como está a organização interna do gabinete?

Alguns pontos que você tem que considerar de grande importância: não existe magia no mundo da informática (pelo menos não atualmente). Se você quer mais performance de vídeo, você terá de pagar um preço. Aumenta o consumo de energia elétrica e aumenta o calor dentro do gabinete. Se você não tiver contra-medidas para este upgrade, pode acabar se dando muito mal. O que eu entenderia por contra-medidas, é ter pelo menos uma fonte que aguente o montante com a placa de vídeo que for escolhida, sem se esforçar demais aquecendo de forma desnecessária e pondo em risco o montante. Junto, é necessário ter um mínimo de refrigeração dentro do gabinete, refrigeração ATIVA, o que normalmente não é necessário quando se usa vídeo onboard, a demanda é bem inferior e o pouco de refrigeração que tiver acaba "sendo o suficiente".

Manter baixas temperaturas é um trabalho difícil, cada caso é um caso, temperatura ambiente, umidade relativa do ar, limpeza do ambiente, o que você faz com o micro, como ele está configurado internamente, quais são os componentes usados, sua rede elétrica, tudo vai influenciar na temperatura final. Com estudo e dedicação acaba se chegando em algo que agrade o usuário e aumente a performance da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser a pasta térmica do processador, não tenho certeza.

Aproveitando o tópico:

O meu processador tá com a mesma pasta térmica há 3 anos (na verdade eu nunca tirei pra ver, de repente nem pasta térmica tem lá, lol). A pasta térmica não perde seu efeito!? Não seca!? Fico com o PC ligado praticamente 24horas por dia, eu saio outro entra, se o PC fica 2 horas desligado é muito.

Desculpe-me qualquer coisa.

Não sei o tempo exato, mas ela tem um certo tempo de vida. Ela acaba por ressecar e perder o efeito...tem que trocar (pelo menos já vi isso ocorrer em pastas comuns).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o gpu está 60°C, o hd 42°C, a placa-mãe 69°C, e o anti virus é o microsoft security essentials, ta atualizado ja scaniei completo e nao achou nada. alem disso a placa-mãe está esquentando um pouco, e o gabinete tem um cooler de 8x8 cm de frente pro chipset e esta sem bolo de fios na frente.

Sua placa mãe está bem quente também, o que geralmente é indício de falta de ventilação no gabinete. O ideal é que ela permaneça até uns 55ºc.

Utilize o gabinete com a tampa lateral aberta e na horizontal (logicamente, com o lado aberto para cima) para que o ar quente possa sair e veja se as temperaturas diminuem. Se diminuírem, é este o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando em consideração nossa temperatura ambiente média, é difícil manter a placa mãe em 40ºc. Ao menos aqui em São Paulo. Quem dirá então em Salvador, que é ainda mais quente! :D

Meu gabinete é BEM espaçoso, tem 7 fans instaladas nele, sendo 1 de 140mm e todas as demais de 120mm. Destas, 4 têm 65CFM e as outras são as originais do gabinete. A injeção e exaustão do ar estão equilibradas, o Gabinete está extremamente limpo e a VGA não superaquece. Apesar disto, minha placa mãe está constantemente em 50ºc (com o PC em full e sem qualquer overclock) e a fabricante informa que o limite é de 65ºc.

De uma coisa não podemos discordar: quanto mais baixa a temperatura, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às vezes me pergunto se não sai mais em conta deixar um A.C. no automático pra manter a temperatura do quarto em uns 26ºC do que encher o micro de apetrechos pra baixar a temperatura...pelo menos durante os picos mais quentes do dia, ou ligar por alguns minutos e depois deixar desligado (claro, pra quem dispor de um A.C.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!