Ir ao conteúdo

Equalizador gráfico com leds

p4blu

Posts recomendados

Postado

boa tarde

eu queria fazer um projeto de um equalizador com leds, eu não queria regular o som mas sim usar uns 8 leds para ver cada faixa (médio, grave, agudo, sub grave etc), mais ou menos como aquelas camisetas leds

eu sei que tem um CI que faz isso, só que ele funciona com 1 entrada, eu queria dividir o audio em 5 ou 8 faixas

alguem tem alguma ideia? ou algum link?

obrigado

Postado

Amigo, explicou sim, mas se você pesquisar com os termos errados nunca vai encontrar o que quer, apenas te indiquei o termo certo, se você não considerar isso uma ajuda, então me desculpe. Pesquise equalizador no Google. Agora pesquise VU de LEDs. Tem uma grande diferença percebe?

Bom... Te indicarei alguns circuitos que com uma simples olhada no Google achei:

LEDVUMeterSchematic1.GIF

ledvumeterkb2.gif

vu%20meter%20de%2010%20leds.gif

Este tema já foi postado milhares de vezes aqui no fórum. Dê uma olhada por aqui também. Para fazer para faixas de frequência, você terá que fazer um filtro, pode ser um passivo mesmo, na entrada de áudio do circuito. Aí é só fazer na quantidade que quiser para a faixa de frequência que desejar.

Postado

Coice.jpg

Amigo faller, eu ri muito aqui!! Hehehehe. :lol: :lol: :lol:

Respondendo ao aigo p4blu - Você precisa simplesmente fazer 8 VU's com o LM3915 ou equivalentes, e na entrada de cada um, o sinal de áudio entrar com seu determinado corte de frequencia.

Então, para você fazer um desse tipo, com vizualização de 8 faixas de áudio diferentes, você irá precisar de 8 LM3915 e mais 8 filtros de frequencia.

Como cada LM3915 controla 10 leds, você poderá ter um circuito com 80 leds no total.

Ajudei?

Valeu! :cool:

Postado
Amigo, explicou sim (...)

Permita-me discordar... Não explicou não.

"Equalizador com LEDs" e analisador de espectro são coisas diferentes... Tudo bem que a pessoa não saiba o nome certo (ninguém nasce sabendo), mas daí a ser grosso tem uma distância...

Respondendo ao aigo p4blu - Você precisa simplesmente fazer 8 VU's com o LM3915 ou equivalentes, e na entrada de cada um, o sinal de áudio entrar com seu determinado corte de frequencia.

Sim.

Na verdade, não precisaria de oito VU's... Uma alternativa seria multiplexar o sinal na entrada e na saída do LM3915.

Para separar as frequências do sinal na entrada, você pode usar um filtro com amplificador operacional, tipo este:

Filtros_02.jpg

Terá de ser um filtro, com componentes de valores diferentes, para cada frequência desejada (isso para usar sinal mono... Para stereo, tem que dobrar o número de filtros).

Na saída de cada filtro você liga um LM3915, ou então você multiplexa o sinal (o que é mais complicado).

Postado

"Equalizador com LEDs" e analisador de espectro são coisas diferentes... Tudo bem que a pessoa não saiba o nome certo (ninguém nasce sabendo), mas daí a ser grosso tem uma distância...

Sim.

Na verdade, não precisaria de oito VU's... Uma alternativa seria multiplexar o sinal na entrada e na saída do LM3915.

Para separar as frequências do sinal na entrada, você pode usar um filtro com amplificador operacional, tipo este:

Filtros_02.jpg

Terá de ser um filtro, com componentes de valores diferentes, para cada frequência desejada (isso para usar sinal mono... Para stereo, tem que dobrar o número de filtros).

Na saída de cada filtro você liga um LM3915, ou então você multiplexa o sinal (o que é mais complicado).

Eu citei os 8 VU's pois, apesar de utilizar mais componentes, fica mais simples de ser montado, comparado com o circuito utilizando multiplexador.

Postado

É cabteixeira, às vezes a gente tem que abaixar a cabeça e dar razão mesmo aos que não procuram o caminho correto das ideias para evitar conflitos, pois prefiro que achem que estou errado, do que criar uma intriga desnecessária que pode acabar sendo levada até a um lado pessoal. Afinal, a gente avisa, só que nem todo mundo sabe escutar.

Mesmo com pouca experiência de vida uma coisa posso concluir: o caminho certo sempre parece mais fácil depois que você percorre o errado.

Perdoem-me pelo desvio do assunto do tópico.

E quanto à solução proposta pelo cabteixeira, realmente parece ser a mais interessante, eu investiria nela.

Postado

E bem diferente um qualizador de um VU. O que acontece é que alguns equalizadores tem um VU junto para indicar algumas informações por isso algumas pessoas confundem.

Postado
Eu citei os 8 VU's pois, apesar de utilizar mais componentes, fica mais simples de ser montado, comparado com o circuito utilizando multiplexador.

Eu concordo contigo.

Tem vezes que é mais fácil usar um número maior de componentes do que ficar inventando um monte de firula para economizar peças.

Minha sugestão, então, seria montar os oito filtros passa-faixas. Tem dois artigos ( aqui e aqui) que falam sobre este tipo de filtro e que mostram as fórmulas de como calcular os valores dos componentes para cada frequência desejada.

Postado
Eu concordo contigo.

Tem vezes que é mais fácil usar um número maior de componentes do que ficar inventando um monte de firula para economizar peças.

Minha sugestão, então, seria montar os oito filtros passa-faixas. Tem dois artigos ( aqui e aqui) que falam sobre este tipo de filtro e que mostram as fórmulas de como calcular os valores dos componentes para cada frequência desejada.

interessante

vou tentar fazer primeiro só grave médio e agudo

pra depois dividir em mais faixas

vou tentar simular aqui e vejo o que dá

valeu

Postado
Amigo, explicou sim, mas se você pesquisar com os termos errados nunca vai encontrar o que quer, apenas te indiquei o termo certo, se você não considerar isso uma ajuda, então me desculpe. Pesquise equalizador no Google. Agora pesquise VU de LEDs. Tem uma grande diferença percebe?

Bom... Te indicarei alguns circuitos que com uma simples olhada no Google achei:

LEDVUMeterSchematic1.GIF

ledvumeterkb2.gif

vu%20meter%20de%2010%20leds.gif

Este tema já foi postado milhares de vezes aqui no fórum. Dê uma olhada por aqui também. Para fazer para faixas de frequência, você terá que fazer um filtro, pode ser um passivo mesmo, na entrada de áudio do circuito. Aí é só fazer na quantidade que quiser para a faixa de frequência que desejar.

destes exemplos qual voce acha melhor?

no caso eu quero passar o som pelo VU e depois pra caixa de som, mas parece que esse circuitos so têm entrada e não saida

eu vou ligar o som direto do computador, será preciso amplificar o sinal?

obrigado

Postado

Que eu saiba estes circuitos são de alta impedância na entrada. Então você deve ligá-los na saída de som do amplificador e depois puxar desta mesma ligação para o seu alto-falante/caixa acústica. Ou seja, a entrada de áudio dos circuitos é paralela ao alto-falante.

Eu acho que deveria fazer o primeiro ou o segundo circuito. Investiria mais no segundo que me parece ter um ajuste de sensibilidade. Uma dica: utilizer LED's retangulares, a construção de VU's fica mais bonita com eles.

Boa sorte.

Postado
Que eu saiba estes circuitos são de alta impedância na entrada. Então você deve ligá-los na saída de som do amplificador e depois puxar desta mesma ligação para o seu alto-falante/caixa acústica. Ou seja, a entrada de áudio dos circuitos é paralela ao alto-falante.

Eu acho que deveria fazer o primeiro ou o segundo circuito. Investiria mais no segundo que me parece ter um ajuste de sensibilidade. Uma dica: utilizer LED's retangulares, a construção de VU's fica mais bonita com eles.

Boa sorte.

voce tem algum projeto de amplificador pra ligar na saida do computador?

obrigado

Postado
Hehehe nossa, isso tem aos montes na internet, aqui no meu computador. Vou lhe indicar um de potência ótima para saída do computador.

http://www.te1.com.br/2010/10/amplificador-estereo-tda-2003/

obrigado vou tentar

primeiro vou fazer esse projeto

depois vou tentar fazer filtros pra dividir em 3 faixas

valeu

Hehehe nossa, isso tem aos montes na internet, aqui no meu computador. Vou lhe indicar um de potência ótima para saída do computador.

http://www.te1.com.br/2010/10/amplificador-estereo-tda-2003/

no amplificador que voce mandou tem um amp. TDA2003, não achei ele no isis, qual eu posso substituir pra simular o projeto?

Postado
no amplificador que voce mandou tem um amp. TDA2003, não achei ele no isis, qual eu posso substituir pra simular o projeto?

TDA2002 é o mesmo. Mas não precisa simular, é só montar o esquema que tem no datasheet que funciona perfeitamente.

Postado
TDA2002 é o mesmo. Mas não precisa simular, é só montar o esquema que tem no datasheet que funciona perfeitamente.

beleza

é porque eu to na minha cidade de férias e aqui não tem loja de componentes eletrônicos, dai até la eu vou simulando hehe

mesmo assim valeu pela atenção

e só uma coisa, em PWR1 eu devo ligar 15 volts?

porque em baixo do amplificador tem o circuito da fonte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...