Ir ao conteúdo

Problema com placa de som (Sem audio/microfone)

maylson

Posts recomendados

Postado

[Resolvido]

Specs:

Windows Vista 32 Bits Home Basic

Placa mãe Asus P5KPL-AM/PS

Placa de video Sapphire 5770HD 1GB

Processador Intel Q9550 Core 2 Quad 2.83Ghz

4Gb de Memória Ram DDR3, 1333Mhz

Fonte 500W reais (Não sei informar a marca)

HD SATA 160Gb (veio com o PC 4 anos atrás)

Boa tarde a todos.

Estou com um problema que surgiu de repente e tenho a desconfiança que minha placa de som possa ter queimado...

Como não entendo muito da parte de hardware, gostaria de pedir ajuda a quem tiver um conhecimento mais avançado nesta área (muita gente aqui do forum).

O que aconteceu: Eu costumava utilizar 2 caixas de som para audio e um microfone comum. Cerca de 4 dias atrás resolvi aposentar as duas caixas de som e conectar meu monitor à placa de som, para que o audio venha dele, sem alterar as configurações do microfone.

Tudo funcionava normalmente, sem reclamações até hoje, até que, enquanto jogava Heroes of Newerth, notei que o som parou do nada. Não saia mais audio do monitor.

Pensei ser problema do mesmo, até porque nunca tive nenhum problema como este antes e resolvi mexer no volume de audio dele... Estava tudo normal, só que sem audio. O windows estava detectando que havia som sendo transmitido pela placa de som (através do "volume" na barra de tarefas que mexia conforme algum som era executado nos aplicativos) mas meu monitor ainda não se manifestava em relação ao audio (Somente o video funcionava).

Resolvi reconectar as caixas de som e remover o monitor e, para minha surpresa, também não funcionaram (Sim, estavam ligadas e o plug de audio estava no lugar correto).

Então tentei entrar em uma conversa com meu pai no Skype e percebi que meu microfone também estava com algum problema, pois o mesmo não estava captando audio e fazia um chiado irritante.

Tentei reinstalar o driver da placa de som (Onboard) e não obtive sucesso.

Fiz uma restauração do sistema para o dia 4 de janeiro de 2011 e também não ajudou.

Executei o famoso "dxdiag" e ele não encontrou nenhum problema em qualquer dispositivo (Som 1 e Som 2). O driver de som está funcionando normalmente, também. O windows detecta que possuo um microfone e caixas de som conectados.

Mas ainda assim não consigo usar o microfone e nem as caixas de som/monitor (para audio apenas, video funciona normalmente).

Existe a possibilidade de minha placa de som ter queimado de repente?

Tem alguma forma de testar minha placa de som para ver se há algum problema? Já que o windows a identifica normalmente e acusa estar funcionando sem problemas, não faço ideia do que possa ser.

Como devo proceder? Agradeço desde já a atenção.

• Administrador
Postado
Existe a possibilidade de minha placa de som ter queimado de repente?

Não só existe como a possibilidade é grande... o mais correto, seria refazer o sistema, para saber se não é algum tipo de curto ou interferência... embora, chiados constantes no microfone, indiquem que seu som esteja danificado...

Postado
Não só existe como a possibilidade é grande... o mais correto, seria refazer o sistema, para saber se não é algum tipo de curto ou interferência... embora, chiados constantes no microfone, indiquem que seu som esteja danificado...

E neste caso comprar uma placa de som nova (offboard) resolve meu problema? Ou preciso trocar a placa mãe inteira?

• Administrador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!