Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mitsubishi TC-2091 sem imagem


Dodosp

Posts recomendados

Olá Amigos tenho uma mitsubishi TC-2091 ela está sem imagem só um risco azul fino horizontal no centro da tela. O som está normal. Já troquei o integrado do vertical e alguns capacitores suspeitos que estavam em volta mas sem resultado. Sou iniciante em eletrônica e gostaria de sugestões para o meu caso.Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para medir as tensões, você coloca a ponta preta do multimetro em um ponto de terra do Tv, pode ser o dissipador deste IC451, e a ponta vermelha você vai colocar hora no pino 4 dele e depois no pino 7, nestes dois pinos você terá que medir uma tensão aproximada de 28V...

O fusistor é um resistor de muito baixo valor e fusível ao mesmo tempo, meça ele na escala de resistência...

Nesta fonte deste TV se não tiver o fusistor Z9G3, terá o Z9A2...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Vou estar fazendo as medições no integrado para ver se da 28v.

Agora o fusistor Z9G3 ou Z9A2 eu não estou encontrando no esquema, será que está com outro nome? Este fusistor eu tenho que retirar da placa para fazer a medição ou medir na placa mesmo, com a tv desligada ou ligada? Quantos volts ou ohms ele deve medir?

Baixei o esquema neste link :

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,1444/

Obs:

Outro detalhe que talvez tenha influência além do integrado troquei 2 capacitores que estavam com vazamento era C 457 (35V 100 uf) e o C 458 (35V 470 uf).

Também esta TV quando eu a desligava, ela ficava uma pequena mancha azul na tela durante uns 30min após o desligamento. Talvez estes sintomas ajudem na indentificação da falha.

Coloquei o video da Mitsubishi TC-2091 sem imagem neste link:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

No esquema que você baixou não tem a etapa da fonte!, o fusistor que eu disse esta proximo ao transformador da fonte do Tv...

Na figura abaixo ele esta identificado como número 2 e o número 1 é uma bobininha que pode estar aberta também...

Ambas o valor que você vai medir é próximo de 0 Ohms..., 0,xx (qualquer coisa), você não precisa remove-la da placa para medir não, e faça a medição com o Tv desligado!...

post-359338-13884958351608_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bcpetronzio!

Fiz as medições no integrado está exatamente como você falou 28v na perna 4 e 7.

Os Fusistor do meu TV é o Z9A1 e o Z9A2 e a bobininha é a L9A6 todos estão fechados, não estão queimados e passando corrente normalmente neles.

Portanto acredito que dessa vez batemos na trave. Será que vai ter salvação o meu TV:(? Me ajude Bcpetronzio ainda preciso assistir a copa de 2014 nele. rs rs rs. Até mais amigo!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! remova o soquete do Yoke (bobina defletora) da placa e teste a resistência dela!, você terá algo em torno de 10 Ohms na bobina do vertical...

Se ela estiver boa, você terá que verificar resistor por resistor que estão na linha da bobina, pode haver algum aberto ai...

Boa sorte!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Vamos por partes. Desculpe se as perguntas a seguir forem muito simplórias, mas como disse anteriormente sou leigo no assunto. Esse soquete do Yoke é aquele que vai no tubo? Onde fica essa bobina tem algum nome para a identificar na placa? Ela é soldada? Como faço o teste nela? Se a bobina estiver boa, quais resistores vou ter que verificar (nomes)? Vou ter que retira-los da placa para testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A bobina defletora (Yoke), é aquela bobina que esta presa no pescoço do tubo de imagem sim!, siga os fios dela até a placa, não lembro se eles são soldados ou soquetados, se for soquetados é só retirar e testar as bobinas com o multímetro na escala de resistências...

Se eles forem soldados, remova pelo menos um deles da placa...

Sobre os resistores seriam todos que estão na linha das trilhas da bobina do vertical com iniciais "R4xx" e capacitores como "C4xx" e bobinas como "L4xx" onde o xx é a seguência da numeração da linha 400 (vertical)..., Para uma maior confiabilidade na medição, e prudente remover pelo menos um dos lados dos resistores da placa...

Uma outra fonte de consulta sobre este defeito neste mesmo modelo de Tv é o tópico abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/tv-mitsubishi-modelo/820048?highlight=2091

Qualquer dúvida estamos por aqui!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejamos se estou no caminho correto Bcpetronzio, saem 4 fios da bobina:

Vermelho (grosso) nº1

Azul nº2

Preto nº3

marrom nº4

Na placa os quatro fios estão descritos como DY (e estão encaixados por conector)

A medição entre o Verm. e o Azul foi de 3 Ohms

A medição entre o Preto o e marrom foi de 15 Ohms

As outras combinações V e M ; V e P ; A e P ; A e M as medições não deram resultado.

Será que fiz as medições corretamente? Se fiz, a bobina está boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bcpetronzio hoje fui na santa ifigenia comprei um flay back e vou instala-lo pois estou desconfiado do original, encontrei um resistor em curto é o R452 .O D552 está com um pouco de resistencia contraria. Quando tirei o flay antigo percebi que o R555 estava torrado, mas sua resistencia estava boa de qualquer modo vou providenciar a troca. Será que estas eram as causas do problema no vertical? Outra duvida como funciona a chave de serviço deste TV e em que posição deve ficar? Em C ou S?

Percebi também que o conector que vai no tubo (tipo uma arruela) estava solto.Isso tem algum problema, como faço para prende-lo novamente?

O que é o VR 451 Linear ? Tem a ver com o vertical? Se sim, como faço para testa-lo? Tem algo mais que posso testar antes de tentar ligar o TV novamente? Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Dodosp, o resistor R452 é praticamente um curto mesmo, ele é de 0,82 Ohms...

O VR451 é um trimpot e você testa ele, pelos terminas das laterais, como se estivesse testando um resistor.

Percebi também que o conector que vai no tubo (tipo uma arruela) estava solto.Isso tem algum problema, como faço para prende-lo novamente?
Não entendi!, este conector seria a chupeta?

Sobre a chave de serviço, ela serve para fechar o vertical, deixando só uma linha no tubo, para facilitar o ajuste do screen..., a posição dela eu não lembro!, é bom você ficar testando hora para um lado e hora para o outro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O R452 então está certo, no meu esquema estava apagado e eu achei que era 82 Ohms. Quando a arruela ela caiu quando tirei a chupeta, não tenho certeza se pertencia à chupeta antiga ou se era do tubo. E quanto ao R555 torrado será que era indício que o flay estava ruim ou tem mais coisa? Quais são os próximos passos agora? Será que tem algo mais para testar ou posso soldar tudo de novo, montar e ver o que dá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada feito! Troquei as peças e nada, continua com o vertical fechado, e agora ficou sem o som, notei apenas que apos a troca do flay o risco do vertical no centro da tela ficou mais forte e na hora de descarregar o tubo a faísca também ficou forte. A chave de serviço não alterou em nada tanto faz a posiçao fica na mesma. Bcpetronzio será que estou despercebendo algo? Acho que deve ser uma bobeirinha qualquer que não estou encontrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esta TV é assim mesmo! com este mesmo defeito o colega Francisco trabalhou durante quatro meses e não chegou a conclusão...

http://forum.clubedohardware.com.br/tv-mitsubishi-modelo/820048

No ponto que chegamos, você teria que ter um osciloscópio para verificar se o IC201 esta fornecendo o pulso do vertical no pino 15 dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!