Ir ao conteúdo

Sobre diferença de desempenho e temperatura do i7 com e sem Turbo Boost

brunno.lacerda

Posts recomendados

Postado

Possuo um notebook baseado no barebone Compal NBLB2 da Avell. Este modelo é o mesmo NB-X da Powernote.

Meu processador é um i7 740QM e, acreditem, ele esquenta pra caramba.

Após muitas pesquisas sobre o i7 e suas funcionalidades, e também baseado em observações por meio de programas como o Everest, o Turbo Boost Monitor e o HW Monitor, cheguei a algumas conclusões que podem ser úteis para outros donos de notebooks com processadores i7 (e acredito que isto possa servir como base para outros processadores com Turbo Boost).

OS FATOS

Apesar do TDP desse processador ser de 45w, o HW Monitor sempre mostrou que ele atingia níveis de 54w. Para quem é iniciante no assunto essa conclusão pode não ser tão simples, mas a explicação é bem objetiva: quando o Turbo Boost é ativado, a potência do processador aumenta e, portanto, a produção de calor.

Simples assim, mas as consequências ao se utilizar aplicativos single core e dual core em um sistema com resfriamento deficiente podem ser fatais.

Outro fato interessante é que, no meu caso, a temperatura da placa de vídeo é extremamente influenciada pela temperatura do processador, já que os dois compartilham o mesmo sistema de resfriamento (até onde eu sei). A placa é uma Radeon 5650.

MEU NOTE ESTÁ PEGANDO FOGO. O QUE FAZER?

Entre em contato com a assistência. Isso é o principal. Cabe ressaltar que, na maioria dos casos, a assistência não irá atender à sua solicitação se o seu amiguinho não chegar a desligar durante o uso, ou seja, se ele ficar a temperaturas constantes de 99ºC não tem problema :P

Mas se ele já estiver fora da garantia, ou estiver quente mas não a ponto de desligar, existe uma dica bem simples para aumentar a vida útil do conjunto: Desative o Turbo Boost.

MEU NOTEBOOK NÃO TEM OPÇÃO DE DESATIVAR O TURBO BOOST!

A solução é bem simples. Nas opções de gerenciamento de energia, configure o "Estado de Desempenho Máximo do Processador" para 99%. Só isso.

Dica: configure apenas o perfil "Equilibrado" com essa opção, assim, quando precisar do desempenho extra do Turbo Boost é só passar para o perfil "Alto Desempenho".

E O QUE EU GANHO COM ISSO?

O Turbo Boost é uma ferramenta fantástica. O problema é que ele não ativa o turbo quando você precisa realmente. Ninguém precisa de uma turbinada só pra escrever aqui nesse fórum, certo? Mesmo assim ele se ativa sozinho com frequência, gerando mais calor.

Com o Turbo Boost desativado você terá um processador mais frio e que será suficientemente rápido para desempenhar a maioria das tarefas do dia-a-dia. Você não irá sentir falta dele em uso normal, não se preocupe :)

E OS RESULTADOS?

Em jogos como o PES 2011, o processador chegava a absurdos 97ºC. Sem o Turbo Boost não houve perda de desempenho com detalhes em "alto" e resolução full hd, mas o processador não passou de 77ºC.

O grande detalhe é que a temperatura da GPU sempre acompanha, no meu caso, a temperatura da CPU de perto, portanto houve redução significativa nessas temperaturas também.

TESTES

Rodei o 3DMark Vantage e o PCMark Vantage nos dois modos, com e sem Turbo Boost, para ter uma ideia da diferença de desempenho nos dois casos e, acreditem, a diferença não foi tão absurda. Muito pelo contrário.

3DMark Vantage

Com Turbo Boost e configurações padrão

Total: 3598

GPU Score: 2925

CPU Score: 11621

Sem Turbo Boost e configurações padrão

Total: 3592 (0,166% a menos)

GPU Score: 2941

CPU Score: 10714 (7,8% a menos)

PCMark Vantage

5671 PCMarks

5011 PCMarks (11% a menos)

3DMark 06

Total: 6949

CPU Score: 3371

Total: 6839 (1,58% a menos)

CPU Score: 2953 (12% a menos)

Super Pi (1M)

Com Turbo Boost: 16s

Sem Turbo Boost: 24s (50% a mais)

CONCLUSÕES

Acho que dá pra perder uns 10% de desempenho do processador quando eles não são necessários em troca de mais de 15°C a menos em média na temperatura.

Ressalto que essa opção não desativa realmente o overclock automático dos processadores i7, apenas os inibe, sendo que em alguns casos, por momentos ínfimos, o overclock é ativado e desativado automaticamente pelo gerenciamento de energia do Windows.

Não sou técnico e nem um usuário avançado, portanto esse tópico não tem como objetivo ensinar algo para quem já entende do assunto. Só quis compilar as minhas conclusões para que outros usuários menos experientes (assim como eu) possam chegar a essas mesmas conclusões sem precisar pesquisar e testar por dias.

Se alguém tiver outra sugestão boa para evitar os problemas causados pelo Turbo Boost em alguns notebooks, por favor, manifestem-se!

Abraços.

EDIT

Parece que o programa TMonitor também desativa o Turbo Boost de um jeito mais eficiente ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!