Ir ao conteúdo

Transformando os processadores K7 em Mobile

gfranzoi

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por clnovato@05 de agosto de 2005, 00:51

galera sei que esse forum e pra athlom xp mais estou querendo fazer um pim mod no meu Sempron alguem ai pode me dar uma luz um camarada meu me disse que o Sempron e t-bred por isso qualquer pim mod pra t-bred serviria isso e verdade

quero liberar o mult pra subi-lo

pra 10x

assim eu conseguiria 220x10=2200real

muito obrigado

:bandeira:  :bandeira:  :bandeira:  :bandeira:  :bandeira:  :bandeira:

1º pesquise antes de postar !

2º O tópico é sobre transformar K7 em Móbile nada a ver com pin mod

3º depois da semana 39 não existe mais pin mod portanto sempron não aceita essa técnica!!

Jymba!

Postado

da semana 39 de que ano?

E camarada 'clnovato', apesar de você não ter pesquisado, verá que funciona SIM, sóp tem o inconveniente com chipset's Nforce....mas tem que ser o mod normal, n]ao o pin mod, leia BEM o tópico, qualquer dúvida leia as 20 páginas que tem várias já esclarecidas (inclusive uma contradição)

e bem-vindo ao fórum!

valeu

Postado

Pin mod pra trocar multiplicador não funciona com processador travado, lembrem disso.

Quanto à contradição à qual o valentini se referiu, não veio da minha parte. Portanto, recomendo q essas informações que entraram em conflito com o post original sejam desconsideradas.

Abraços

Postado

Fiz o método descrito acima (apesar de ter visto ele no OC Benchmark), e funciona muito bem, aconselho utilizar grafite 0.3m nas pontes L5, por ser mais preciso que lápis e usar uma lupa para não ter erros. Quanto a cortar as pontes L6, utilize aquelas giletes de barbear mais antigas (aquelas para navalha), que são mais precisas também.

Eu estou fazendo vários testes quanto a frequência de multiplicação a ser utilizada, o bus e o vcore, e gostaria de saber o que vocês recomendam.

Meu processador originalmente era um Athlon XP 2600+ FSB333 core Barton com o multiplicador travado de fábrica em 11.5.

Se eu deixo todas as configurações em default, a bios reconhece ele como um mobile 2174 (189*11.5) com vcore de 1.644, eu consegui deixar ele com 2387(191*12.5), mas ficou um pouco instável mesmo subindo o vcore para 1.675.

O que vocês me sugerem(eu sei trocar a fonte :cry: ), fora isso alguma ideia de configuração???

Vou fazendo meus testes aqui e dou um post com o melhor resultado.

Só um edit rapidinho...

Eu li umas páginas atrás, e vi que o pessoal disse que não dava para você mexer no mult via bios em chipset nforce, eu estou conseguindo, não sei por que, mas eu estou fazendo de uma maneira diferente... Estou cortando as pontes L6 de acordo com o multiplicador que eu quero... Eu andei lendo uns forums gringos sobre isso, e vi o pessoal escrever que o que não é possível você fazer é desbloquear 24x e querer mexer ele via bios em chipset nforce... O que eu consegui até agora foi o descrito acima, tenho que conferir se eu desbloquear todos os multiplicadores, se eu consgido mexer com multi inferiores ou se eu sempre tenho que escolher o mult. e deixar em auto para que ele detecte o mult. selecionado. Mas por via das dúvidas, amanhã eu tento testar se eu desbloquear 14x (que é o máximo que eu consigo mexer com a minha bios) e alterar como eu quiser, ou se terei de fazer um esquema que ando seguindo mesmo.

Se laguém quiser dar uma luz aí é bem-vindo

Postado

ai galera muito obrigado vou estudar o topico e volto a postar aqui pra informa quanto consegui de over nesse Sempron meu muito obrigado galera

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Postado

gfranzoi, o ######(ou o bom) é que placa-mãe asus, tem aquele

COP(Cpu Overheating Protection) que quando a placa atinge uma certa temperatura, reinicia sozinho. Eu procurei saber qual era a temp. limite, mas não descobri, sei que por volta dos 55ºC minha máquina congela e depois reinicia ou mesmo desliga (quando desliga acho que atinge uns 60°C).

Então não posso subir nem ###### subir o vcrore além de 1,70. Antes eu conseguia deixar o clock em 11.5*200 com vcore em 1.70, mas depois de um tempo ele travava, reiniciava, etc... Com certeza pra mim chegar num core de 1.85 eu tenho que ter uma fonte Enermax/Seventeam/Thermaltake. O que eu estou testando, é manter 1.675, manter 189~191, e "brincar" só com o multi.

Mas mesmo assim valeu pela dica, vou ver o que consigo.

Por curiosidade, qual a config q você usou com esse barton?

Postado
Postado Originalmente por agustinho@10 de agosto de 2005, 09:07

Fiz o método descrito acima (apesar de ter visto ele no OC Benchmark), e funciona muito bem, aconselho utilizar grafite 0.3m nas pontes L5, por ser mais preciso que lápis e usar uma lupa para não ter erros. Quanto a cortar as pontes L6, utilize aquelas giletes de barbear mais antigas (aquelas para navalha), que são mais precisas também.

Eu estou fazendo vários testes quanto a frequência de multiplicação a ser utilizada, o bus e o vcore, e gostaria de saber o que vocês recomendam.

Meu processador originalmente era um Athlon XP 2600+ FSB333 core Barton com o multiplicador travado de fábrica em 11.5.

Se eu deixo todas as configurações em default, a bios reconhece ele como um mobile 2174 (189*11.5) com vcore de 1.644, eu consegui deixar ele com 2387(191*12.5), mas ficou um pouco instável mesmo subindo o vcore para 1.675.

O que vocês me sugerem(eu sei trocar a fonte :cry: ), fora isso alguma ideia de configuração???

Vou fazendo meus testes aqui e dou um post com o melhor resultado.

Só um edit rapidinho...

Eu li umas páginas atrás, e vi que o pessoal disse que não dava para você mexer no mult via bios em chipset nforce, eu estou conseguindo, não sei por que, mas eu estou fazendo de uma maneira diferente... Estou cortando as pontes L6 de acordo com o multiplicador que eu quero... Eu andei lendo uns forums gringos sobre isso, e vi o pessoal escrever que o que não é possível você fazer é desbloquear 24x e querer mexer ele via bios em chipset nforce... O que eu consegui até agora foi o descrito acima, tenho que conferir se eu desbloquear todos os multiplicadores, se eu consgido mexer com multi inferiores ou se eu sempre tenho que escolher o mult. e deixar em auto para que ele detecte o mult. selecionado. Mas por via das dúvidas, amanhã eu tento testar se eu desbloquear 14x (que é o máximo que eu consigo mexer com a minha bios) e alterar como eu quiser, ou se terei de fazer um esquema que ando seguindo mesmo.

Se laguém quiser dar uma luz aí é bem-vindo

Uma questão ! você conseguiu mudar teu mult ONTHEFLY?

e outra seu mult já não era destravado não?

eu nunca tinha visto ninguém que fez esse mod conseguir mudar o mult na bios também era somente pelo Win , mas se você conseguiu vai abrir um precedende pra outros também o fazerem !! parabens!!

Jymba!

Postado
Postado Originalmente por jymba@10 de agosto de 2005, 17:38

Uma questão ! você conseguiu mudar teu mult ONTHEFLY?

e outra seu mult já não era destravado não?

eu nunca tinha visto ninguém que fez esse mod conseguir mudar o mult na bios também era somente pelo Win , mas se você conseguiu vai abrir um precedende pra outros também o fazerem !! parabens!!

Jymba!

Então cara, eu não mexi com aquele programinha pra mexer onthefly e tenho certeza que eu meu processador não era destravado... destravei ele quando foi pra mudar ele pra mobile.

o que eu disse, é que eu não consegui mudar ele via bios (é o que eu vou tentar hoje). o que eu consigo fazer é, deixar que a bios detecte o multi automaticamente e consequentemente vou ajeitando os multis conforme vou testando. eu vou tentar mexer no multi via bios dele hoje, mas me digam uma coisa, se eu cortar todas as L6(ou seja, habilitar o multi total de x24), e eu não conseguir mexer nele via bios o que eu acontece???

Postado
Postado Originalmente por agustinho@10 de agosto de 2005, 17:00

Então cara, eu não mexi com aquele programinha pra mexer onthefly e tenho certeza que eu meu processador não era destravado... destravei ele quando foi pra mudar ele pra mobile.

o que eu disse, é que eu não consegui mudar ele via bios (é o que eu vou tentar hoje). o que eu consigo fazer é, deixar que a bios detecte o multi automaticamente e consequentemente vou ajeitando os multis conforme vou testando. eu vou tentar mexer no multi via bios dele hoje, mas me digam uma coisa, se eu cortar todas as L6(ou seja, habilitar o multi total de x24), e eu não conseguir mexer nele via bios o que eu acontece???

é provavel que nem ligue se sertar um mult 24 mesmo que você resete a bios e ele entre em FSB 100 seria um clock de 2400 acho difícil de ele sequer ligar !!

Jymba!

Postado

Realmente... Não só não ligou, como também o processador não quer funcionar mais de jeito algum.... Acho que foi mais um AthlonXP pro cemitério... Acho que não valeu a pena cortar as pontes L6 para alterar o multi. Achei que se caso eu habilitasse o multi além da conta e depois precisasse fazer ele "voltar ao normal" (leia-se, desabilitar ele como mobile) ele ia funcionar, mas realmente, ele não funcionou...

Hehehe, me fu di gostoso... Agora só preciso saber quem tem um proc. pra fazer rolo comigo... HEHEHE!

Mas fica a lição pro pessoal...

Postado

Eu também fui mexer no meu sempron agora não quer mais ligar !! :P

mas como estava tarde e estava pregado de sono não insisti muito hoje vejo com calma!

Mas acho que mais um se foi pro ceu dos processadores!!

Jymba!

Postado

Foi mesmo cara, testei ele aqui de tudo quanto é jeito... Fu deu bonito... Agora to sem processador, e o pior, fui descobrir que não posso postar mensagem na feirinha do rolo... Será que você não sabe nenhuma alma caridosa que tenha um proc. pra fazer rolo comigo?

• 2 semanas depois...
Postado

olha eu gostaria de saber de vcês se conseguiam reviver ou não o processador.

agustinho, você tentou religar as pontes cortadas com grafite, para saber se ele funciona? se tu abriu todas para usar multi 24x, tenta fechar de novo e deixar como estava, quem sabe funciona.... (a nãe ser que tu o tenha queimado devivo ao over excessivo, mas a ASUS tem um controle de temperatura não tem?)

e jymba, tu já conseguiu reviver teu sempron? eu to pensando em fazer com o meu, mas gostaria de saber se as experiências de vocês deram certo (pelo que o Franzoi postou, existe retorno sim, tranquilamente, mas gostaria de saber se VOCS conseguiram, sabe né, tenho medo de fazer :priv: também)

valeu

Postado

Realmente cara, não consegui desfazer mesmo... tentei religar todas as pontes, tentei de tudo... Estranho é que queimar eu acho que não queimou, já que não "apita" a ausência do processador, mas também não inicia o micro.

Eu cheguei a mandar uma mp pro gfranzoi perguntando se ele estava interessado em mexer no meu xp-m, mas ele não respondeu... Tudo o que eu pude fazer eu fiz.

Eu também pensei nisso, que a placa tem proteção, mas mesmo desfazendo as bridges eu não consegui fazer ele funcionar de jeito maneira.

O que eu faria é ligar as pontes pra habilitar o mobile, mas mexer nas bridges de multi, nem ######... Principalmente se sua placa não tiver suporte pra mexer com mult.

• 3 semanas depois...
Postado

Bem, eu gostaria de confirmar, pois já sairam muitas bios novas e nada foi comentado, mais o NFORCE ainda continua não aceitando o mod ??

Minha placa mãe é uma ABIT NF7-S rev2.0 e está com a bios D26 BLACK MANTARAY.

Desculpe tocar no assunto, mais com todas as bios modificadas e as oficiais que sairam eu cai na duvida e resolvi apelar e perguntar aqui..

Grato pela atenção Márcio.

Postado

alguem poderia me dar uma opnião, pois tenho um atlhon xp 2000 e o mesmo só funciona bem se eu baizar ele para 100 mhz, que no caso ele passa a trabalha em 1250, mas se eu coloco para 133 que seria o normal o computador começa a travar a aparecer riscos na tela do windows, conclusão, vira uma bagunça mas se deixo ele trabalhando em 100 mhz o mesmo funciona normal.

teria alguma maneira de eu solucionar este problema no processador ?

Postado
Postado Originalmente por agustinho@11 de agosto de 2005, 10:29

Realmente... Não só não ligou, como também o processador não quer funcionar mais de jeito algum.... Acho que foi mais um AthlonXP pro cemitério... Acho que não valeu a pena cortar as pontes L6 para alterar o multi. Achei que se caso eu habilitasse o multi além da conta e depois precisasse fazer ele "voltar ao normal" (leia-se, desabilitar ele como mobile) ele ia funcionar, mas realmente, ele não funcionou...

Hehehe, me fu di gostoso... Agora só preciso saber quem tem um proc. pra fazer rolo comigo... HEHEHE!

Mas fica a lição pro pessoal...

Olha...q coisa...me esqueci deste ótimo topico sobre o mod pra Mobile, mas não podia de argumentar sobre os cortes na ponte L6 q fiz, meu Sempron 2300 (ótimo de over) também foi pro saco, pior q foi na 1º tentativa (ativar 12x, só havia cortado um resistor) e o resultado foi igual de vocês, o q me intriga é q o processor não queimou, mas agora não liga nem com bençao do PAPA, testei varias placas-mãe, e como o processor era novo nem mexi nas pontes mandei pro RMA :ahh: , pois é, agora to na espera, bem se vier outro beleza, do contrario me ferrei e sigo pra outra, mas nunca + corto pontes de CPUs K7, somente ligá-las seria o ideal.

Postado

Se vocês cortaram as pontes e ele não funciona tente preencher o corte com grafite como fiz numa última tentativa que aqui funcionou e o melhor de tudo: Desbloqueado. Quase perdi o processador, tenho que ficar retocando a ligação com grafite frequentemente pois depois de um tempo para de funcionar :tantan:

Faça isso com muito cuidado pessoal, se você não tiver paciência, peça para alguém mais paciente fazer se não seu processador poderá ir pro :priv:

Postado
Postado Originalmente por darksky@19 de setembro de 2005, 04:30

Se vocês cortaram as pontes e ele não funciona tente preencher o corte com grafite como fiz numa última tentativa que aqui funcionou e o melhor de tudo: Desbloqueado. Quase perdi o processador, tenho que ficar retocando a ligação com grafite frequentemente pois depois de um tempo para de funcionar  :tantan:

Faça isso com muito cuidado pessoal, se você não tiver paciência, peça para alguém mais paciente fazer se não seu processador poderá ir pro  :priv:

Hehehehe... Cara, na boa, eu fiz tudo com muito cuidado e paciência, e como tinha dito, ele realmente não liga. Não disse que o método é ruim, só acho desaconselhável liberar a ponte do multiplicador. Transformá-lo em mobile é jóia. Fácil e legal. Já desbloquear o mult. é difícil e perigoso. Até um certo ponto, por incrível que pareça tinha conseguido liberar meu processador, mas depois, ele não funcionou mais, ele simplesmente não liga, Ele não queimou, eu não cortei nada além da conta, não arranhei o die, nadinha de nada.

Mas beleza, perdi meu barthon, mas fica a lição... Liberar o mobile é :palmas: :-BEER:D ... Agora o mult. só vale a pena se você tiver as placas que aceitam "on the fly", caso o contrário, eu acho :priv::tantan:

Postado

Uma recomendação básica:

- Se você não tiver dinheiro extra;

- Se você não for experiente em informática;

- Se você não tiver paciência sobrando;

- Se você precisa muito do computador;

- Se você não está seguro do que está fazendo.

Nem tente transformar seu T-BRED/BARTON em um mobile!!!

Uma coisa que sempre deve ser lembrada é que não melhorará a "overclockibilidade" do processador, apenas permitirá mudança do multiplicador "on-the-fly" mas muitas pessoas pensam que vão conseguir resultados melhores no over.

Esse método é ótimo para Bartons/T-BREDs travados, para os overclockers de plantão. :ZZZ:

Postado

Realmente. O nome original desse tópico era "Destravar Bartons", mas o moderador mudou pela vontade dele.

Valentini, até agora não me mostrou onde está a contradição...

Pra quem disse q já viu esse mod em outro lugar antes, basta olhar a idade desse tópico. Não perderia tempo escrevendo esse monte de coisa se já tivesse pronto em outro lugar.

Pra quem perguntou, na época eu usava um Barton 2600 numa A7V8X-X com 2x 256 Gail Golden Dragon Plus, fonte generica, uma FX5600XT e um combo LG.

Abraço

Postado

Tenho uma PCCHIPS M863G com um Sempron 2300+...

Funciona o Mobile nessa placa?

Pcchips sempre me dá receio. Comprei porque num tinha grana suficiente agora me arrependo... :(

Maz fazer o q?

Sendo mobile dá pra mudar o fsb pelo windows né?

e o mult, só destravando L6?

Valeu e muito bom esse tuto... :palmas: :palmas:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!