Ir ao conteúdo

Chipset X58 e soquete 1366: são mesmo o futuro?

melmachado

Posts recomendados

Postado

Li o artigo sobre or processadores i7 e estou postando para tentar entender uma coisa:

1. A Intel lançou processadores six-core (os chamados extreme), e eles são todos compatíveis com o chipset X58, que é o mesmo das versões do i7 9xx quad.

2. Os processadores/mothers dessa família de soquete 1366 têm arquitetura triple channel de memória.

3. A Intel "diz" que essa será a nova geração de processadores e mothers. E que eles terão esse soquete.

4. Todas as mothers (de vários fabricantes) estão com esse papo de "preparada para a nova geração de processadores".

minha pergunta:

Se eu comprasse uma mother dessas com soquete 1366 (e um processador i7 950 quad) com esse chipset X58, eu realmente estaria fazendo um bom negócio para poder trocar o processador por um six-core no futuro?

E eu poderia desfrutar desse triple channel?

Grata.

Postado

Do jeito que a Intel faz, canibalizando todos os seus soquetes, na minha opinião, eu acho que o que é "futuro" para a Intel, no outro dia sera "hoje". A Intel já tem projetos para lançar 2 novas plataformas até meados de 2012. Coitados de nós, do terceiro mundo. E haja grana, para quem é entusiasta como nós. Abraços

Postado

No Q4 desse ano a Intel vai lançar a plataforma Socket 2011 , com Quad Channel entre outras coisas , vai ser a plataforma para entusiastas mesmo , então a plataforma X58 vai virar passado.

Alias ela já é velha , mais de 3 anos , é porque só hoje em dia está mais barata aqui no Brasil , então mais gente está comprando.

Muita gente acha que essa plataforma P67 nova veio para substituir a X58 , mas não , é uma plataforma para mid-end e tudo mais , já que tem placa mãe mais baratas , processadores mais baratos , etc.

Mas eu tenho um conjunto X58 , e até agora não me deixo na mão , acho que não vai ser dinheiro gasto à toa.

Afinal , todo ano a tecnologia melhora , então se você ficar esperando lançamentos melhores , nunca vai comprar nada.

Postado
Não deixe de postar quando resolver a sua duvida amigo.

AmigA, hehe... mas tudo bem.

Dúvida resolvida. Escolhi a temida Sandy Bridge (1155) :eek:

:lol:

O vendedor me garantiu que a mother DP67DE era da primeira leva, a que não foi atingida pelo Bug (já que de acordo com a Intel, o bug teria acontecido apenas na revisão B do chipset)... se é que entendi direito.

Mas, ainda assim, gostei da adrenalina de comprar uma coisa "duvidosa"...

Claro que SE eu constatar que o vendedor não foi sincero, a cobra vai fumar e eles vão trocar. Mas pela fama da loja onde comprei, e até pela lista de clientes, duvido que ele tenha me enganado! hehe

Ah, querem a configuração completa?

Só pra sanar a curiosidade dos que se interessarem:

Core i5 2500

Intel DP67DE

PCI-E GeForce 430 GT Zogis

6 Gb RAM DDR3 Kingston 1333MHz (3 x 2 Gb)

2 HDs Seagate 500 Gb 7200 RPM (em RAID 0)

Fonte ATX 450W Thermaltake TR2

acho que não esqueci de nada.

Por mim, dúvida esclarecida.;)

Abraços.

Postado
AmigA, hehe... mas tudo bem.

Dúvida resolvida. Escolhi a temida Sandy Bridge (1155) :eek:

:lol:

O vendedor me garantiu que a mother DP67DE era da primeira leva, a que não foi atingida pelo Bug (já que de acordo com a Intel, o bug teria acontecido apenas na revisão B do chipset)... se é que entendi direito.

O unico detalhe ruim aí é que ele te empurrou uma placa mãe da Intel, que eu não recomendo. Abraços
Postado

Cara essa placa mãe tem sim o problema que afetou todas placa mãe P67 e H67 , digo isso porque não existe uma revisão retail anterior que a B2 , então com certeza essa placa mãe tem esse problema.

E digo mais ele só quis te empurrar essa placa mãe , porque é uma placa mãe Intel , hoje em dia placa mãe Intel são ruins se comparadas a Asus e Gigabyte , não vejo mais ninguem comprando Intel , a qualidade pode até ser boa , mas não tem quase nada de recursos.

Essa fonte também não é recomendada , essa linha TR2 é muito problematica , melhor fugir dela , nessa faixa de potencia você tem outras opções como OCZ 400W SxS I e II , SeaSonic 430W S12II-430 , Antec 450W NEO ECO 450C , Corsair CX430 (Além dos modelos mais velhos como VX450 entre outros) , XIGMATEK ACXTNRP-PC402 400W ,Antec EarthWatts Green EA-380D Green 380W , Cougar A430 , Aerocool 430W , entre outras.

Link da review de outro modelo dessa serie TR2:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Thermaltake-TR2-RX-750-W/1869/9

A plataforma Sandy Bridge também usa o Dual Channel , então não tem o porque pegar 6GB de Ram para fazer Triple Channel , no lugar pega 4GB (2x2GB) , ou 8GB (2x4GB) enfim , para fazer o Dual Channel.

Também é interessante notar que a GT240 512MB GDDR5 e HD5670 tem um desempenho superior a GT430 , e estão no mesmo preço , mas a GT240 por exemplo não tem DX11.

Agora você colocou um processador muito bom e uma placa de video bem fraca , para jogar em 1280x1024 nesse nivel +- , se eu fosse você pegava o i5-2400, i5-2300 ou

i3-2100, e colocaria mais na placa de video , pegando uma GTS450 ou HD5770 , nesse nivel , lembrando que o i3-2100 por exemplo tem o desempenho do nivel do i3 540 , Athlon II X4 645 , por exemplo.

Claro que o i5 2500 é bem melhor , nivel do i7 950 , mas usar em uma GT430/GT240/HD5670 acho complicado.

Se eu estiver errado sobre o troço da revisão me corrijam , mas pelo que pesquisei , afetou todas mesmo:

http://www.intel.com/consumer/products/processors/chipset.htm

Postado

NA verdade ele não ia perder a venda... Ele ia vender uma mais cara... e um processador mais caro tb, que era o meu orçamento inicial. A diferença seria de quase 500 reais.

Era com o i7 870 e uma Asus P7P55d-E (que eu sei que é uma placa ótima).

Sobre a questão de recursos da mother, nem vou usar muita coisa. Porque meu áudio será uma placa específica, e só vou provavelmente aumentar a memória daqui a um tempo (colocando mais um pente de 2 Gb no slot que falta)

Não vou fazer essas paradas de overclock...

A placa de vídeo não era uma necessidade extrema. Eu só queria ter uma pra poder jogar jogos "medianos" em configurações "normais".

Como acredito que já mencionei anteriormente, meu foco é o áudio. E para isso, a melhor escolha não está num PC desses, e sim num MAC, que é o que eu pretendo adquirir no próximo "passo tecnológico".

Mas, gente... a máquina tá comprada... É como diz o ditado: "Agora a Inês é morta"

Se eu fiz a escolha errada em alguns pontos, paciência...

Mas obrigada pelas colocações e pela atenção de todos.

Abraços.

Postado
NA verdade ele não ia perder a venda... Ele ia vender uma mais cara... e um processador mais caro tb, que era o meu orçamento inicial. A diferença seria de quase 500 reais.

Era com o i7 870 e uma Asus P7P55d-E (que eu sei que é uma placa ótima).

Sobre a questão de recursos da mother, nem vou usar muita coisa. Porque meu áudio será uma placa específica, e só vou provavelmente aumentar a memória daqui a um tempo (colocando mais um pente de 2 Gb no slot que falta)

Não vou fazer essas paradas de overclock...

A placa de vídeo não era uma necessidade extrema. Eu só queria ter uma pra poder jogar jogos "medianos" em configurações "normais".

Como acredito que já mencionei anteriormente, meu foco é o áudio. E para isso, a melhor escolha não está num PC desses, e sim num MAC, que é o que eu pretendo adquirir no próximo "passo tecnológico".

Mas, gente... a máquina tá comprada... É como diz o ditado: "Agora a Inês é morta"

Se eu fiz a escolha errada em alguns pontos, paciência...

Mas obrigada pelas colocações e pela atenção de todos.

Abraços.

Na verdade , não é que você fez uma escolha errada. Muito pelo contrário, as placas mãe Intel, são bem construidas, duraveis e dificeis de dar pau. Só acho elas caretas e sem recursos. Não deixa de ser uma boa compra por isso. É evidente que se você quizesse gastar um pouco a mais a placa da Asus oferecida, seria sim, uma excelente pedida. Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...