Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensores Para Contar Produtos


Gustavo Luiz G. Ferreira

Posts recomendados

Boa tarde. Sou aluno do segundo ano de informática da ETEP e meu professor de Sistemas Digitais, após explicar a matéria sobre flip-flops e contadores passou alguns problemas para a gente resolver.

Notem que eu não quero as respostas, mas somente uma ajuda sobre um sensor.

Projetar um circuito que efetue o controle para a linha de produção de uma fábrica. São produzidos 840 caixas de um determinado produto por dia, cada caixa contém 62 produtos. Existe uma esteira que transporta os produtos até as caixas e uma outra esteira que transporta as caixas. OBS: A distância para o posicionamento das caixas é resolvido pela movimentação da esterira por um tempo de 5 segundos.

O que eu sei:

Sensor da esteira dos produtos => contador (62) => motor esteira 1/motor esteira2 => monoestável => motor esteira 1/motor esteira2

O meu problema está sendo no sensor da esteira dos produtos. Estou pesquisando sobre sensores a laser, mas não sei se essa é a maneira mais eficaz de fazer isso. Portanto, peço ajuda em como eu posso fazer o sensor da esteira dos produtos. Dependendo do caso, posso até mesmo montar um circuito que desenvolva isso, pois tenho condições de fazer (na verdade, estava pensando em fazer isso, mas não sei como e não acho nada que possa me ajudar).

Se vocês puderem me auxiliar com essa minha dúvida agradecerei muito, visto que o todo o resto eu sei fazer.

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gustavo Luiz G. Ferreira@21 mar 2004, 22:00

Certo, mas como eu vou saber qual o sinal que ele vai mandar para o circuito fazer o resto? Eu não achei nenhum datasheet que fale sobre isso.

Assim

Coloque de modo que os produtos fiquem entre o LED e o fotodiodo.

A hora que o produto passar a luz no fotodiodo vai diminuir e depois subir de volta...

Você pode tentar comprar aqueles de alarme residencial, sabe... Pois lá já tem lentes,amplificador e tudo, acho que vai servir bem pra isso.

Daí é só jogar num Schmit trigger (74hc14) e partir pro abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Gostaria q os mais antigos em eletrônica me ajudasem, estou com um projeto de controle automático de iluminação, mas eu queria transforma-lo p/ um interrupitor automático p/ um cómodo de minha casa, é válido frisar q sou um pouco novo na eletrônica e por isso fico com medo de fazer alterações em circuitos p/ não haver danos maiores, já vi coisa parecida no forum mas como já falei sou novo e os esquemas postados aqui a maioria só vem por exemplo só o nome do componente e não diz a corrente, e os caras das eletronicas não sabem nem siquer ler um esquema. Vou postar ele aqui, me ajudem por favor..

Obrigado!!!!

post-67103-13884907940912_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aulas com o Cassius? ahuahuahua faço eletrônica lá...

Se é só pra contar a passagem das caixas é só fazer um contador com flip-flops, e o acionamento de clock por borda negativa com led infravermelho e foto-transistor. Se você montou o robô-rastreador ano passado os sensores são muito parecidos. Do contador é só jogar num codificador pra display de 7-segmentos e partir pro abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!