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Chave de ignição (Ligar carro por telefone)


LEOPUENA

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Postado

Oi pessoal, estou a fazer um projecto para ligar um carro atraves de um telemovel. Com relação ao circuito não há problema, o problema é a chave de ignição. Sei que temos que girar uma vez pra dar o "on" e outra vez pra dar o "start", será que nesse processo estão envolvidos tres fios ou mais? será que um relé normal aguenta a corrente dos fios? o que acontece se dermos um start como o carro já ligado?

fiz muitas pesquisas e só dão informação avançada como chaves com transponder.

agradeço desde já a ajuda.

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Ha um rele amigo ,para comutar a partida ,quando a chave é girada no terceiro estagio, e vou dizer q o bicho é bem parrudo.você poderia fazer um circuito em q comutasse os estagios ,e o terceiro seria comutado por um rele ,q teria um pulso de alguns segundo ligando o carro.

Postado
Ha um rele amigo ,para comutar a partida ,quando a chave é girada no terceiro estagio, e vou dizer q o bicho é bem parrudo.

A minha ideia é aplicar os relés depois da chave e antes de qualquer relé que esteja no carro. Vou usar um pic para garantir que o arranque é dado de de 10 em 10 segundos (com 3 segundos de arranque) até o carro pegar.

Primeiro preciso saber como conexão a chave faz. Depois me viro com os problemas que surgirem.

Quando terminar posto aqui o circuito e algumas fotos.

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po cara ,falasse q ia usar pic ,to aqui tentando bolar um circuito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a ideia e você comutar o rele q comuta a igniçao amigo,mais ae precisa saber quando o carro pegou pra fazer ele parar ,como ira fazer ?

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a ideia e você comutar o rele q comuta a igniçao amigo,mais ae precisa saber quando o carro pegou pra fazer ele parar ,como ira fazer ?

ainda não sei, mas tenho duas ideais, primeiro são os vidros electricos que só funcionam com o carro ligado (acho), ou então o AC que também só funciona quando o carro está a funcionar. Se alguem tiver mais alguma ideia é só postar.

Colega Leopuena!!

você pode passar o circuito do telemovel, da forma como interliga o telemovel com o circuito

Desde já obrigado

Acho que essa é a parte mais fácil, eu estou a usar os fios do altofalante, aí, quando estiver a chamar terá uma tensão suficiente para activar um LM555 (no configuração de temporizador), pelo pino 2. se for necessario é só colocar um npn no pino 2 e ligar um dos terminais do altofalante na base (com um r de 10k) o outro terminal vai pra terra.

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Amigo,para detectar quando o carro esta ligado ,você pegao pulso da bobina,afinal so tera pulso negativo na bobina com o carro em funcionamento certo?Se der partida durante 5segundos e apos isso verificar se ha pulso então o carro estar ligado ,senao você liga por mais 5 segundos e testa.

Postado
Amigo,para detectar quando o carro esta ligado ,você pegao pulso da bobina,afinal so tera pulso negativo na bobina com o carro em funcionamento certo?...

e que bobina é essa?

será o alternador?

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Ok pessoal, acho que estou quase lá, já resolvi a maioria dos problemas, até ja criei o programa e testei no proteus. Agora só falta testar num carro.

Para saber se o carro está ligado vou usar um sinal do painel de velocidade que indica o funcionamento da bateria quando a chave está no "ON", quando o carro liga esse sinal desaparece.

Vou usar 3 relés para a sequencia da chave e um quarto para corte de proteção.

Postado
e se der pane no painel amigo como fica ein?

Nem tinha pensado nisso. Mas o meu maior problema é o transponder e a corrente. acho que 60A é demais pra um relé comum.

Postado

Estive a procura de um relé com capacidade de 60A e não encontro em lado nenhum. daí surgiu uma ideia, ao invês de usar um relé podia usar um pequeno motor que fará o contacto.

Procurei nas minhas tralhas e encontrei um carrinho de brinquedo, o motor de direção que fica nas rodas de frente seria perfeito, ele ja vem com uma mola, daí quando dou um bit as rodas giram pra um lado e quando mudo elas voltam pra posição normal. Então vou usar esse movimento pra conectar e desconectar o fio.

Postado

Para por o carro a trabalhar mão necessita de chavear 60A a chave normalmente na primeira posição liga o sistema electrico do carro radio relogio etc e chaveia alguns relés etc,.

Na 2ª posição coloca o carro em funcionamento geralmente chaveia a bobina de chamada do motor de arranque ou um relé que por sua vez chaveia a bobina de chamada do motor de arranque.

Para que necessita de um relé de 60A?

---Para chavear 60A 2 sol de entre muitas------------------------

Com esse motor não parece muito fiavel, se procurar numa loja de peças de automovel existem alguns modelos mais antigos que usam um relé para accionar o motor de arranque devem existir modelos para 60A ou mais.

Em alternativa pode procurar numa sucata auto uma bobina de chamada de um motor de arranque (corta o motor fora e so aproveita a bobina) fica fiavel,.

Postado
Para por o carro a trabalhar mão necessita de chavear 60A

Para que necessita de um relé de 60A?

com esse motor não parece muito fiavel, se procurar numa loja de peças de automovel existem alguns modelos mais antigos que usam um relé para accionar o motor de arranque devem existir modelos para 60A ou mais.

Em alternativa pode procurar numa sucata auto uma bobina de chamada de um motor de arranque (corta o motor fora e so aproveita a bobina) fica fiavel,.

Eu pensei que a corrente que passava pelo fio do arranque fosse igual a corrente da bateria. Mas seja lá como for precisaria de um relé maior do que os de costume.

A historia de improvisar com um motor funciona, mas realmente não é fiavel. Vou procurar esse motor de arranque, ate porque sucata é o que não falta por aqui.

Postado
Oi pessoal, estou a fazer um projecto para ligar um carro atraves de um telemovel. Com relação ao circuito não há problema, o problema é a chave de ignição. Sei que temos que girar uma vez pra dar o "on" e outra vez pra dar o "start", será que nesse processo estão envolvidos tres fios ou mais? será que um relé normal aguenta a corrente dos fios? o que acontece se dermos um start como o carro já ligado?

fiz muitas pesquisas e só dão informação avançada como chaves com transponder.

agradeço desde já a ajuda.

você já tentou com bt 151 com esse componente você pode ligar qualquer coisa.

Esse componente tem 3 terminais anodo,catodo e gatilho,ele age como um transistor mais não e quando tem micros voltes no gatilho ele fecha contato.

Aonde quero chegar pode dar certo o seu projeto,e só tirar o vibra call de um aparelho de celular e ligar 2 fios nos terminais do aparelho aonde estava o vibra call ai pegar o fio positivo e ligar no gatilho,quando você ligar pro aparelho que esta o componente ele ira fechar curto e se tiver uma fonte ligado no anodo ou catodo ira conduzir corrente acionando qualquer coisa que quiser,mas tem um detalhe se chegar ligação ou mensagem para esse celular ele acionara o carro te restringir tudo desse celular e deixa somente seu numero

Postado
você já tentou com bt 151 com esse componente você pode ligar qualquer coisa.

Esse componente tem 3 terminais anodo,catodo e gatilho,ele age como um transistor mais não e quando tem micros voltes no gatilho ele fecha contato.

Aonde quero chegar pode dar certo o seu projeto,e só tirar o vibra call de um aparelho de celular e ligar 2 fios nos terminais do aparelho aonde estava o vibra call ai pegar o fio positivo e ligar no gatilho,quando você ligar pro aparelho que esta o componente ele ira fechar curto e se tiver uma fonte ligado no anodo ou catodo ira conduzir corrente acionando qualquer coisa que quiser,mas tem um detalhe se chegar ligação ou mensagem para esse celular ele acionara o carro te restringir tudo desse celular e deixa somente seu numero

Não pensei usar teristor, vou fazer uns testes pra ver como fica.

tenho conhecimento desse incoveniente no telefone, então ele estará no silencioso mas vou configurar um toque pro meu numero, assim só toca quando for eu a ligar.

Postado

Galera, seguinte. Vocês tão viajando não precisam de um relé para dar partida no carro não!

Da para fazer uma ligação direto no comutador da ignição, a corrente é baixa lá, pois ele só chaveia relés.

1º estágio = off

2º estágio = on

3º estágio = arranque + 2º estágio

Para saber se o carro está ligado, a forma mais correta seria ler o sensor de rpm. A bobina nem sempre é viável pois alguns carros utilizam mais que uma bobina.

E se você der start no motor de arranque com o carro ligado, você pode danificar a cremalheira, o pinhão ou até mesmo o impulssor do motor de arranque.

Postado
Galera, seguinte. Vocês tão viajando não precisam de um relé para dar partida no carro não!

Da para fazer uma ligação direto no comutador da ignição, a corrente é baixa lá, pois ele só chaveia relés..

Ligação directa como? não esqueça a ideia principal.

Quer dizer que em hipotese nenhuma poder ser dado um segundo start. Isso não será problema desde que o indicador não falhe.

Postado
Ligação directa como? não esqueça a ideia principal.

Eu quis dizer que o jeito correto é usar o próprio comutador de ignição para fazer isso que você quer fazer.

Ligar direto nele, ele é como se fosse uma chave de 3 posições, da uma pesquisada, agora estou sem tempo para explicar a fundo, mas se quiser me manda uma mp com seu msn que eu te adiciono e dou um toque sobre.

Olhe isso: http://www.vw-pointer.com.ar/files/esq01/contactor_encendido.pdf

Quer dizer que em hipotese nenhuma poder ser dado um segundo start. Isso não será problema desde que o indicador não falhe.

É bom esse indicador não falhar.. Se falhar a chance de você ter um alto prejuízo é mais que 99%. Já vi casos em que até empenou o volante do motor!

  • mês depois...
Postado

Aí está o circuito testado no proteus, com leds e push button apenas.

[ATTACH]80743[/ATTACH]

O telefone inicia o circuito activando o ACC e o ON, depois testa o sinalizador de bateria (chave), se estiver ligado activa o start por um tempo testa novamente a bateria, mas agora testa se desligou, se não desligou significa que o carro não ligou então espera um tempo e volta a ativar o start, isso se repete até o sinal da bateria (chave) for desligada, e o carro liga.

Para desligar o carro pressiona-se control tambem.

programa feito em ASM



;-----------------------------------------------------------------
;Este projecto é um ACIONADOR REMOTO DE CARRO por telefone -

;criado por LEOPUENA, Tiago & Vice aos 02.03.2011 -
;-----------------------------------------------------------------

;**********************************************************************


LIST P=16F8
;F=INHX8M, R=HEX
__CONFIG _CP_OFF & _WDT_OFF & _XT_OSC & _PWRTE_ON
INCLUDE P16F8A.INC
;********************************************************************
ATRASO EQU 0X00C
CONTROLO EQU 0X00C1


#DEFINE ACC PORTB,0
#DEFINE ON PORTB,1
#DEFINE START PORTB,2
#DEFINE BLOQ PORTB,3
#DEFINE LED2 PORTB,4

#DEFINE TELE PORTA,0
#DEFINE BAT PORTA,2
#DEFINE CONTROL PORTA,1
#DEFINE LED PORTC,3




;PROGRAMA AS PORTAS
ORG 0x000 ;INICIO DA COMPILACAO
BSF STATUS, RP0 ;SELECIONA BANK 1
MOVLW B'11110111' ;PROGRAMA TODOS OS BITS PARA OUT (0)
MOVWF TRISA ;NA PORTA A (0X00)
CLRF TRISB ;NA PORTA B (00)
MOVLW B'10000111'
MOVWF OPTION_REG
BCF STATUS, RP0 ;VOLTA AO BANK 0
;FIM DA configuração ENTRA NO LOOP PRINCIPAL

CLRF PORTB
CLRF PORTA

;*******************************************************************

INICIO

BCF ACC
BCF ON

BTFSS TELE ;ESPERA O SINAL DO TELEFONE
GOTO $-1

BSF ACC
NOP
NOP
BSF ON ;LIGA A BATERIA

BTFSS BAT ;CONFIRMA SE A BATERIA FOI LIGADA
GOTO INICIO ;SE NÃO REPETE

GOTO LIGAR ;SE SIM LIGA O CARRO


;>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
LIGAR

BSF START ;DÁ O ARRANQUE POR 2s

LIGADO

BSF LED ;INDICADOR DE CARRO LIGADO

BLOQUEIA O CARRO



ATIVO ;O INTERRUPTOR FOI PRECIONADO E MANTÉM O CARRO LIGADO

BTFSC CONTROL


BTFSS CONTROL ;TESTE NOVAMENTE O INTERRUPTOR, MAS DESTA VEZ PRA DESLIGAR O CARRO
GOTO $-1

BCF LED ;APAGA O INDICADOR DE CARRO LIGADO

DESLIGAR ;DESLIGAR O CARRO NORMALMENTE

BCF ON
BCF ACC
CALL PAUSA5m
GOTO INICIO ;DESLIGA O CARRO E VOLTA AO INICIO DO PROGRAMA


;>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
PAUSA2
MOVLW D'100'
MOVWF ATRASO

PAUSA1
CALL DELAY
DECFSZ ATRASO
GOTO PAUSA1
RETURN


;_______________________________________
PAUSA5
MOVLW D'200'
MOVWF ATRASO

PAUSA15
CALL DELAY
DECFSZ ATRASO
GOTO PAUSA15
GOTO LIGAR

;_______________________________________
PAUSA5m
MOVLW D'50'
MOVWF ATRASO


PAUSA15m
CALL DELAY
DECFSZ ATRASO
GOTO PAUSA15m
RETURN

;_____________________________________
PAUSA5m1
MOVLW D'50'
MOVWF ATRASO
DECFSZ CONTROLO
GOTO PAUSA15m1
GOTO DESLIGAR1

PAUSA15m1
BTFSC CONTROL
GOTO ATIVO
CALL DELAY
DECFSZ ATRASO
GOTO PAUSA15m1

;---------------------------------DELAY de 10ms------------------------------
DELAY

movlw d'217'
movwf TMR0
bcf INTCON,T0IF
btfss INTCON,T0IF
goto $-1
return



;QUALQUER ERRO, PODE CONTACTAR-ME [email protected]


END ;FIM DA COMPILACAO
;**********************************************************************

e o ficheiro .HEX


:100000008316F730850086018730810083128601D0
:1000100085010530C10006108610051C0D28061448
:10002000000000008614051D0B2816280615382030
:100030000611051D1C283E288515851C4A282028E8
:10006000851144200616851C3328861106120B289C
:1000700064308C0055208C0B3A280800C8308C0066
:1000A000202855208C0B4F281D28D93081000B119A
:1000B0000B1D58280800051D1C28D93081000B1184
:0600C0000B1D6028080082
:0400C60000340034CE
:00000001FF
:020000040000FA

ATENCAO: TUDO ISSO DEPENDE MUITO DO CARRO A SER USADO.

Postado
ola a todos nao querendo tirar o foco {creio que esta dentro do contesto rsrsrs} vocês vão colocar um dtmf antes do pic?

Não será usado um DTMF. Pensei em algo mais simples, será usado o altifalante do telefone, assim, ao receber uma chamada activa o circuito.

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