Ir ao conteúdo

Como começar a programar em JAVA?

leozz

Posts recomendados

Postado

Gente ... estou aprendendo a programar em java só que estou com problemas para instalá-lo ............

Que programas preciso pra começar a programar em java?

Fiquei sabendo que eram os seguintes programas: Netbeans, Java SE Development Kit e Textpad. Mas não consigo instalar o JDK.

Me falaram também de um chamado eclipse.

Se possível vocês podem passar o nome do programa e os links também. A sequencia de instalação, se houver.

Obrigado!!! :lol:^_^

• Moderador
Postado

primeiro de tudo.... tens que instalar o JDK, depois você decide qual IDE você quer usar para programar.

Netbeans: Pesado, Altamente completo, oferece modo gráfico de criaçao de GUI(modo grafico), tem comando de auto ajuste de codigo para alinhamento, tem muitos plugins, oferece suporte a diagramas UML quando necessario apenas instalando o plugin UML e fácil geraçao do "executavel" do java em .jar , suporta varias linguagens como C/C++ , Ruby, php(incluindo html) alem do java.

Eclipse: Muito Leve, não há necessidade de instalação, não oferece criaçao de GUI em modo grafico( apenas se instalar o plugin e ainda só usa o AWT enquanto o netbeans usa AWT e SWING, não possui comando de auto ajuste de alinhamento dos codigos, suporta java e php(incluindo html) *talvez suporte outras linguagens mas desconheço *

TextPad: extremamente leve, não possui criaçao de GUI, não possui comando de auto ajuste de alinhamento, interface do programa feio, recomendado apenas para o inicio do inicio.

Resultado da análise:

O Netbeans é recomendado para quem tem maquinas boas e queiram levar a dentro a programaçao e aprender pois ele também gera codigos prontos usando a criaçao de GUI.

Ele reduz o tempo de trabalho do programador, que muitas vezes o programador precisa de tempo.

Ja o eclipse é recomendado para quem nao tem maquinas muito boas, quem ja tem experiencia com programaçao, quem gosta de fazer tudo na "unha".

o textpad .. sinceramente.. nem recomendo usar.. porque logo você ja vão trocar por uma IDE como o netbeans ou eclipse.

cada um tem sua mania... a minha é a seguinte:

para programar em java utilizo apenas o Netbeans e para programar em php utilizo apenas o eclipse.

Postado

Eu não gosto do NetBeans pelo fator de gerar "lixo" no código, concordo que maximiza o tempo de programação, porém aconselho usar ele apenas depois de aprenderes a programar em Java, pois se queres aprender, é importante que faça os códigos na "unha", porque se não, serás só mais um programador iniciante no meio de tantos que tem por ai.

Aconselho que leia livros sobre Java, inicie utilizando o Eclipse e fazendo tudo na mão, em seguida depois que já estiver BEM familiarizado com Orientação a Objetos e a linguagem Java (bem como AWT e Swing) que passes para uma IDE mais robusta e prática como o NetBeans.

Postado

Como o pessoal falou acima, o NetBeans é uma excelente IDE, porém é bem pesadinho.

Para iniciantes, eu indicaria o Eclipse. E se quiser fazer alguma interface gráfica, use o Cafeteira.

Postado
Mas não consigo instalar o JDK.

só reforçando.. esse "kit" é essencial, sem ele nada feito, verifique a versão do seu sistema operacional.. baixando a versão correta, a instalação é realmente simples; tb é interesante instalar o JRE (Java Runtime Enviroment) ambiente p/ "rodar" as aplicações, tb compativel c/ seu SO, claro..

Postado

bom dia! alguem ai pod me indicar como faço para criar um topico?

desculpem, é a primeira vez q estou usando e na explicação q o site deu eu n entendi!

obrigado e desculpem novamente

• Moderador
Postado
bom dia! alguem ai pod me indicar como faço para criar um topico?

desculpem, é a primeira vez q estou usando e na explicação q o site deu eu n entendi!

obrigado e desculpem novamente

acho q estas de brincadeira né amigo? você nao sabe ler os botes escritos em portugues acima do primeiro topico a esquerda?

• 2 semanas depois...
Postado

recomendo você a usar o Eclipse.

fora que a maioria das empresas hoje em dia utiliza o Eclipse...

Abraços

Postado

Realmente como já foi citado acima,o NetBeans IDE é a melhor alternativa.

Todos os links de download podem ser encontrados na página da Sun Microsystem(Oracle).Lá estão todos os programas e API's necessárias para programar em Java·

Escrevi no meu blog uma pequena postagem sobre como iniciar em Java.Se quiser conferir.

É apenas um básico.

Postagem do meu blog "A tecnologia Java"

O meu blog

OBS: Modereador,só para avisar,isso não é propaganda,apenas mostrando um post que escrevi no meu blog sobre o assunto.

Postado

Recomendo pegar exemplos práticos na net e executá-las/mexê-las no eclipse!

Netbeans gera o código (lixo, todo bagunçado), porém, você não vai aprender absolutamente nada de código.

Bons estudos!

• Moderador
Postado
Recomendo pegar exemplos práticos na net e executá-las/mexê-las no eclipse!

Netbeans gera o código (lixo, todo bagunçado), porém, você não vai aprender absolutamente nada de código.

Bons estudos!

discordo... se quiser pode apagar tudo no netbeans e escrever.

o netbeans é muito melhor para java. oferece mais recursos. a auto identaçao é uma das coisas que só netbeans tem e o eclipse nao. e eu acho isso um saco ter q identar tudo pra ficar organizado... o netbeans faz tudo usando o alt + shift + F

• 2 semanas depois...
Postado
olha amigo,pensando nisso escrevi no meu blog um post mais completo sobre java.

Neste post eu falo um pouco da história do java,todos os links para todos os downloads necessários e um pouco sobre classes e objetos.

tecnologia java - introdução à programação

exlente dica caro amigo will702,estou iniciando em programaÇÃo, e me foi de grandwe valiÁ. Ajudou muito.

Grato.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!