Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas P/ Um Bom Profissional


Lanne$

Posts recomendados

TRABALHANDO HONESTAMENTE !!!

Para realmente aumentar os lucros, você precisa compreender completamente os problemas comerciais que seus clientes encaram e, então, vender as soluções tecnológicas que solucionam esses problemas. Ao vender uma solução, em vez de um conserto rápido, você constrói uma relação de trabalho com seu cliente baseada em fidelidade e confiança. Por fim, vender soluções garante a longevidade e lucratividade de seus negócios, construindo uma base de clientes fiéis e, consequentemente, excelentes referências.

A FAMA DOS TECNICOS EM INFORMATICA NÃO ESTÁ MUITO BOA , TEM MUITA RECLAMAÇÃO .... :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

:D Fala ai,

Vocação

Para ser um bom profissional, nesta área específicamente, são necessárias capacidades natas, digo, ter uma queda natural para os computadores, e isso tenha aparecido logo: Facilidade para dominar um programa desconhecido, curiosidade em abrir e mexer nos componentes do computador para ver o que acontece (sem ser Piromaníaco), e a fascinação pelo mundo da Informática são coisas que se percebe desde cedo nas crianças e adolescentes.

Sem esta vocação, acrescentada de estudo acadêmico, experiência profissional e esforço pessoal, NUNCA o profissional vai deixar de ser apenas mediano e se destacar entre seus colegas, se desenvolver, e no melhor dos casos irá de mediano a medíocre, se for o caso, pode (deve) encarar a informática apenas como uma ferramenta para seu dia a dia, e NUNCA como seu meio de vida principal.

Não escolha a Informática por ser uma "Carreira de Futuro" pois ela é um ramo do conhecimento humano muito difícil e dinâmico, que requer muita fibra e força de vontade para enfrentar desafios que só serão vencidos por aqueles dispostos a desafiar seus limites com verdadeira paixão, digo, gostam disso... :wacko:

E "como uns nascem para ser mãos e outros cabeças" ( :devil: ) tente verdadeiramente encontrar sua vocação, que geralmente parece ser fácil a princípio e veja até onde consegue ir nela, e boa sorte!

Escolaridade

Conhecimentos gerais em Matemática, Física, Química, Idiomas, Geografia, História não são o foco principal mas são importantes num ramo que lida com tantas culturas diferentes como a Informática.

A formação técnica é importante mas não é imprescindível em um ramo que se reinventa a cada dia. Conforme dito, uma boa vocação consegue superar todas as barreiras, mas uma boa escola dá uma melhor "base", sobre a qual se edificam novos conhecimentos e experiências, e o melhor é o desenvolvimento da capacidade mais produtiva que é o Pensamento Lógico.

Normalmente, as pessoas com vocação fazem um curso Técnico, podendo se especializar numa faculdade posterior.

Mas, em uma área tão dinâmica não estranhe ver pessoas com as formações escolares mais diversas conseguindo atuar nela, e com relativo sucesso. Tudo muda o tempo todo nos computadores e seus respectivos programas, cabe a cada pessoa aprender as novas regras do jogo e aplicá-las de forma a serem proveitosas tanto para sí quanto para seu cliente.

Auto-Estudo

A formação escolar não basta:

Um verdadeiro técnico deve aprender a estudar sózinho, lendo os manuais técnicos dos programas e das máquinas, buscando informações na literatura especializada, frequentando SITES especializados na Internet e sempre, tentando ENTENDER o que está lendo, Cruzando informações de diversas fontes.

O auto-estudo, apesar de solitário e tedioso, é peça fundamental no desenvolvimento de qualquer profissional.

Raciocínio Lógico

Talvez mais do que em qualquer área, a forma correta de se encarar um problema já é metade da solução.

Por serem os computadores máquinas que fazem apenas o que são programados, nem mais nem menos, se não o fizerem é por ter alguma instrução errada ou componente falhando na cadeia de procedimentos.

Sem uma seqüencia lógica de raciocínio, jamais se chegará a uma conclusão do problema. Apenas a observação fria e crítica (olhar clínico, de "piloto", etc.) dos fatos pode nos levar a uma conclusão, e não adianta gritos, rezas, velas nem churumelas ao se encarar panes de frente.

Prática

Na bancada de trabalho, diáriamente, se consagram os verdadeiros técnicos. Nada como a rotina para realmente formar o técnico.

As áreas são geralmente definidas como Hardware ou Software, e essa é uma divisão primária e grosseira (tipo cabeção, tronco e membros), mas assim mesmo necessária em termos de desenvolvimento profissional.

Em termos práticos, para manutenção de computadores, é obrigatório o conhecimento em ambas as áreas, pois muitos problemas que parecem ser de máquinas são de programas, e vice-versa. (tipo problemas físicos ou psico-somáticos ( :devil: )).

Superior X Médio X Livres

Uma pessoa que fez um segundo grau profissionalizante, pode chegar a ser um encarregado de manutenção de uma grande empresa, ou então um próspero comerciante de assistência técnica ou loja do ramo.

entretanto, para conseguir uma carreira de ampla possibilidade de ascensão profissional, como executivo ou diretor de uma grande empresa, trabalhar no exterior, etc. é requisito básico um BOM curso superior, se possível com alguma especialização a nível de pós graduação, seja na área técnica como na administrativa.

Os cursos livres ou adicionais, não tem pré-requisitos da educação formal, mas ajudam muito na formação profissional assim como Idiomas estrangeiros, como Inglês e Espanhol (English & Spanish), conforme qualquer um que nasceu ontem no 3º Mundo já sabe.

Fonte: PCs Especial nº 03 "Ganhe dinheiro com manutenção de computadores", Lucano editores Associados Ltda. por Iberê M. Campos

(PS.: Comprei por um réá!!!Num vai miacusá di prajiadô pois transferi pras minha palavra e meu ponto de concordância, mas transcrevi boa parte).

Translate by Carmagedon666.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!