Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

+ Ou - Um Tutorial.


gossn

Posts recomendados

aqui esta um link das fotos dos prossedimentos http://www.casemodbr.com/noticias/noticia.php?179.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

-_- vou deixar claro antes de que alguem venha me criticar falando q não fui eu quem fiz o tutorial e que eu so copiei de alguem, eu não fiz mesmo so peguei o q o cara escreveu, e achei interessante e uma alternativa viavel e um e um serviço bem feito, por isso q eu estou colocando isto aqui.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

explicaçao:

Tive essa brilhante ideia quando não conseguia dormir. No dia seguinte testei e aprovei. Agora, compartilho com vocês algo que presumo ser inédito.

Neste artigo quero mostrar como fazer cortes na tampa de gabinete sem a utilização de ferramentas caras, ou uso de serras.

Com a técnica que demonstrarei, é possível fazer figuras complexas e de qualquer tamanho tanto abertura para Fans, como para janelas personalizadas ou enfeites que serão iluminados com luz de fundo.

1 - Tampa selecionada e previamente limpa;

2 - Molde da figura que se quer fazer na tampa;

3 - Figura previamente riscada na tampa a lápis;

4 - Com uma lâmina afiada remove-se a tinta onde será corroído o metal para formar a figura;

5 - Com uma caneta retroprojetor faz o retoque de onde a tinta foi raspada sem querer;

6 - Com uma massa de calafetar, faz-se uma barreira com 1,5 a 2cm de altura e enche esse receptáculo com percloreto de ferro líquido;

7 - Depois de algumas horas de corrosão a parada final é a camada de tinta do outro lado da tampa. Basta pressionar com os dedos e pronto;

8 - Retira-se a massa e lava com água e sabão a tampa. Para remover a tinta da caneta basta usar álcool;

9 - Lima e lixa para dar o acabamento, depois pinta com tinta spray ou tinta automotiva;

10 - A tampa finalizada.

Detalhes.

Essa foi a maneira que eu fiz e fui bem sucedido. Porém, a cada 30 min é necessário mexer com um pincel macio a camada de óxido que se forma na superfície do metal em corrosão. E de hora em hora eu lavava com água corrente p/ remover o óxido e colocava a solução nova. Mas a maneira correta é ter uma bacia grande o suficiente para abrigar a tampa inteira. Enche-se a bacia com 2cm de percloreto e deixa o lado a ser corroído para baixo em contato com o corrosivo. O óxido acaba se desprendendo e se depositando no fundo. Esse processo é mais rápido, principalmente se o percloreto ficar em movimento e levemente aquecido(morno). O percloreto só ataca o metal, por isso certifique-se que a tampa não está riscada, com pontos de ferrugem e tal. Não é necessário remover a tinta inteira onde se quer corroer, basta que faça uma borda de 3 a 5mm respeitando os limites do desenho. Eu usei uma chave de fenda afiada p/ remover a tinta. O tempo de corrosão vai depender da concentração do percloreto, temperatura, agitação, tipo do metal. OBS, alumínio não dá certo.

O percloreto de ferro em pó é encontrado em lojas de eletrônica, basta preparar segundo as instruções. Após a corrosão o percloreto pode ser reaproveitado, basta filtrar os resíduos da oxidação do metal.

autor: Edney data: 27/02/2003

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

espero q gostem. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara primeiro você não vai fazer isso com o gabinete fechado não é tacanu o perclorato no gabinete de qualquer jeito você tem uma faze certa você tem q raspar a tinta colocar a massa pra não escorrer o perclorato, a janela pra fazer isso não pode tar encaixada no gabinete porque é logico q o resto vai ser corroido.

não corroi plastico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Postado Originalmente por guilherme_sbc@26 nov 2004, 21:59

Bom eu tenho uma dúvida.....

Suponhamos que eu mergulhe a tampa na solução ...

Eu tenho que pintar as laterais da tampa né.. tipo as bordas pois se não vãi corroer certo?

Mergulhar a tampa na solução? Realmente não parece uma ideia muito interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!