Ir ao conteúdo

Ferro de solda 220V em 110V

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, pesquisei bastante mas só encontrei o contrário do que eu queria: tenho um ferro de solda de 60W 220V. Queria saber se posso ligá-lo em 110V. Teoricamente, a potência seria reduzida, mas para quanto? Teria algum problema em fazer isso?

Postado

Então posso utilizá-lo ligado ao estabilizador quando for consertar alguma peça de um computador? Eu sei que 60W é muito mas não queria comprar um ferro novo, por enquanto. Então 15W são o suficiente?

Postado
Queria saber se posso ligá-lo em 110V.

Pode! O que não pode é ligar um de 127V em 220V.

Porém... não funcionará como tu deve esperar!

Teoricamente, a potência seria reduzida, mas para quanto? Teria algum problema em fazer isso?

Não há o menor problema em fazer isso!

A potência será pouco maior do que um 1/3 da potência nominal.

Veja:

R = U² / P -> R = (220 V)² / (60 W) = 807 Ω

P(em 127 V) = (127 V)² / (807 Ω) = 20 W

P(em 127 V) / P(em 220 V) = 20 W / 60 W= 1/3

Na realidade isso não é linear... como a potência será bem menor, o ferro esquentará menos, a resistência diminui e a corrente aumenta... Logo a potência será um pouco maior do que 1/3!

De qualquer forma... Ele não alcançará uma temperatura suficientemente alta para derreter o estanho! Sem chance de trabalhar com este ferro nesta situação!!

Terá que comprar outro ferro ou instalar uma tomada de 220 V!

T+

Postado
Pode! O que não pode é ligar um de 127V em 220V.

Porém... não funcionará como tu deve esperar!

Não há o menor problema em fazer isso!

A potência será pouco maior do que um 1/3 da potência nominal.

Veja:

R = U² / P -> R = (220 V)² / (60 W) = 807 Ω

P(em 127 V) = (127 V)² / (807 Ω) = 20 W

P(em 127 V) / P(em 220 V) = 20 W / 60 W= 1/3

Na realidade isso não é linear... como a potência será bem menor, o ferro esquentará menos, a resistência diminui e a corrente aumenta... Logo a potência será um pouco maior do que 1/3!

De qualquer forma... Ele não alcançará uma temperatura suficientemente alta para derreter o estanho! Sem chance de trabalhar com este ferro nesta situação!!

Terá que comprar outro ferro ou instalar uma tomada de 220 V!

T+

Só para explicar melhor: sei que 60 W é muito potente e pode queimar alguns equipamentos do PC, então pensei que poderia utilizar ele ligado no estabilizador do PC com saída de 110V, mas se 20W é muito fraco para utilizar então vou ver se compro outro de 30 W. Obrigado mesmo assim! :)

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!