Ir ao conteúdo

Dúvida sobre If, Else, Else if, While, do While, for

Lidy Monteiro

Posts recomendados

Postado

Gostaria q me explicassem a diferença entre eles. Pois eu confundo quando devo usar Else ou else if. Depois em quando deve preferir usar while a if. também como uso o for e cont.

Abraço

Postado

if, else e else if

if: verifica uma condição. se a condição for verdadeira, executa o código entre {}.

else: utilizado junto ao if, quando a condição do if é false, executa o else.

Exemplo:

........
x=1;
if (x==1)
{
x++;
}
else
{
x--;
}

else if pode ser usado para verificar outra condição:

if (x==1)
{
x++;
}
else if (x==2)
{
x+=2;
}
else
{
x--;
}

Nesse caso, o else é uma condição padrão: se não for nenhuma das outras, então faz isso.

for: o for é utilizado para repetições

int x;
for (x=0; x<10; x++)
{
printf("Oi\n");
}

Nesse exemplo, x começa com valor 0. É executado o laço (código entre { }) e no final dessa execução faz x++. Depois, verifica o valor de x e se ainda estiver dentro do limite (nesse caso x<10), executa novamente o laço. Esse exemplo exibe 10 vezes a palavra oi na tela.

while e do...while

É parecido com o for, mas não permite alterar os valores passados. isso é feito no código do laço.

int x=0;
int y=5;
while (x==0)
{
y--;
if (y==0)
{
x=1;
}
}

Nesse exemplo, x começa com valor 0 e y com valor 5. O while verifica se x==0. se x é igual a 0, executa o código. Repare que nesse exemplo eu fui diminuindo o valor de y e quando esse chegar em 0, altera o valor de x. como x agora é diferente de 0, ele sai do while.

A diferença para o do...while é que o while primeiro verifica e depois executa e o do...while primeiro executa e depois verifica :D

Espero ter ajudado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...