Ir ao conteúdo

Usando capacitor em circuito de leds

andrei123

Posts recomendados

Postado

Fala galera, sou novo nessa area de eletronica e gostaria de saber como eu posso usar um capacitor num circuito com leds (pra eles acenderem sozinhos) e como sei o F e a tensão do capacitor q devo usar...

Eu fiz esse negocio q peguei da internet mas n entendi como o cara fez pro led acender so com o capacitor segue o esquema http://www.eletronica.com/luz-com-supercapacitor-via-usb/

Postado

É muito simples se voce tiver em mão esse supercapacitor que chega a 0,1F que é um valor extraordinario comparando com o seu tamanho.

Primeiro deve-se carregar o capacitor usando uma fonte qualquer, a porta USB serve para carregar o capacitor, essa carga dura um bom tempo, tempo esse que mantem o led aceso.

Postado

Mas tipo, eu coloco o usb com o led resistor e capacitor e deixo por aproximadamente quanto tempo? ate o led apagar? e outra duvida: quando ele carregar o capacitor eu tiro o usb e como faço pro led acender de novo?

• Membro VIP
Postado
Mas tipo, eu coloco o usb com o led resistor e capacitor e deixo por aproximadamente quanto tempo? ate o led apagar? e outra duvida: quando ele carregar o capacitor eu tiro o usb e como faço pro led acender de novo?

Simples, carrega de novo o capacitor colocando o conjunto de volta numa USB.

O difícil mesmo é você botar a mão em um capacitor desses dai de 100.000 uF..

Postado

andrei123

so um alerta

nao ligue esse tipo de condensadores a porta usb do pc

na realidade durante alguns segundos se o tensão do supercondensador for 0v

vai ter algo parecio com um curto

isto pode danificar o seu pc

se quer tentar use pelo menos uma resistencia em seria com a ligaçao do usb que limite a corrente, 10 ou mais ohms

so por curiosidade um condensador desse tipo de 1F consegue manter um led a piscar por cerca de 30 minutos

Postado

cara compre uma bateria recarregável em media de 4v a 5v e ligue num resistor e no led e no usb.Ou seja troque o capacitor para bateria.(a bateria sai mais barato que o capacitor)

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!