Ir ao conteúdo

MSI FX420 - Intel Core i5 Sandy Bridge + placa dedicada HD6470

martec

Posts recomendados

Postado
Então o que sugere TmJoker?

EU, particularmente, estou tentando ser amigável com eles em nossos contatos, dando opções, e deixando claro que não quero o LG, nem vou cancelar minha compra, exigindo dessa forma, meu direito como consumidor.

Vou esperar até o dia 31/Maio por uma resposta/acordo que seja bom tanto pra mim, quanto pra eles.

Se esse acordo não puder ser obtido, vou começar abrindo uma queixa no PROCON, e se nada acontecer, seguirei para o JEC.

Por que isso?

Simples: Primeiro, eu não vou conseguir outro notebook de última geração pelo preço acordado no MSI.

Segundo, eu requeri uma exceção de crédito no banco, que me permitiu fechar o contrato de compra, contudo, não posso requerir esse crédito novamente dentro de 6 meses, dessa forma, eu não irei desistir. E se eu desistir, as PERDAS e DANOS me serão ainda maiores, o que será piores pra eles.

Viu como estou sendo camarada ainda?

:angry: Minha real frustração se dá por que não vou receber o que escolhi com tanto sacrifícil (para eu tomar uma decisão de compra acima de R$200,00, eu penso MUITO), e nem está sendo me dada opção de escolha entre equivalentes. :angry:

Postado
EU, particularmente, estou tentando ser amigável com eles em nossos contatos, dando opções, e deixando claro que não quero o LG, nem vou cancelar minha compra, exigindo dessa forma, meu direito como consumidor.

Vou esperar até o dia 31/Maio por uma resposta/acordo que seja bom tanto pra mim, quanto pra eles.

Se esse acordo não puder ser obtido, vou começar abrindo uma queixa no PROCON, e se nada acontecer, seguirei para o JEC.

Por que isso?

Simples: Primeiro, eu não vou conseguir outro notebook de última geração pelo preço acordado no MSI.

Segundo, eu requeri uma exceção de crédito no banco, que me permitiu fechar o contrato de compra, contudo, não posso requerir esse crédito novamente dentro de 6 meses, dessa forma, eu não irei desistir. E se eu desistir, as PERDAS e DANOS me serão ainda maiores, o que será piores pra eles.

Viu como estou sendo camarada ainda?

:angry: Minha real frustração se dá por que não vou receber o que escolhi com tanto sacrifícil (para eu tomar uma decisão de compra acima de R$200,00, eu penso MUITO), e nem está sendo me dada opção de escolha entre equivalentes. :angry:

Também vou esperar,realmente n quero esse LG e nem meu dinheiro de volta quero um produto mais parecido possível.Ainda Comprei 2 MSI ****!tomara que a colombo me ligue e tome uma providencia só neguei na primeira ligação da atendente Denise(a que me vendeu),e ai diante não fiz mais nada.

• Membro VIP
Postado
Pessoal,

Qual a probabilidade de você conseguir vender fácil o seu, quando grande parte dos usuários interessados e que entendem um pouco de informática vão escolher o Samsung ao invés do LG? Assim como você que não quer o LG, outros que estão procurando uma máquina, também não vão querer. Vai exigir um pouco de sorte pra vender, ainda mais por que um notebook desse valor não é qualquer um que tem cash pra comprar, ainda mais quando tem direito de escolha livre, diferente de nós.

ele n precisa necessariamente vender pra uma pessoa q visite o forum e q conheça o samsung ^_^. alem disso ele pode vender por um preço menor do q se encontra no mercado. se tem nego q compra note sony-vaio vai ter alguem q compra um desses, apesar da LG n ter fama em notes ela tem fama de marca grande e q geralmente tem uma qualidade boa

Pessoal,

A responsabilidade da Colombo é tentar entrar num acordo e/ou indenizar os clientes, e não enfiar um notebook inferior nossa goela a baixo.

O LG não tem nada de similar, como já citei páginas atrás.

Os mais próximos de similaridade são:

- Dell XPS15 6GB Ram, HD 640gb (Eles não tem, mas vendem Dell)

- Samsung RF411 Core i5 (Eles não tem)

- Sony Vaio VPC-SB15GB/B (Eles tem)

E em performance:

- HP Envy 14-1099BR (Eles tem)

esse HP mas nunca q você iria conseguir, pelo preço desse troço eles iriam fazer de td pra arranjar outro. agora se você ta com tempo livre pra tentar lutar por outro... o sony é o mais proximo q se pode conseguir e pelo jeito vai ter q brigar muito por ele. sobre conseguir esses outros notes: eles nem tem, imagina o incomodo q seria, você teria q esperar meses pra ter uma possibilidade de eles fecharem um contrato e adquirirem uma boa quantidade de equipamentos q eles n tinham nenhuma intenção de vender antes

Postado

Acabei de conversar por telefone com um atendente do Procon da minha cidade (Maringá).

Segundo ele, é possível sim que eu exija o produto que eu comprei ou que eu aceite a troca de um produto que eu tenha escolhido, independente do valor. No caso de eu escolher um produto com valor muito superior do comprado, ele disse que normalmente as empresas dão um jeito de conseguir o produto comprado, o que cairia perfeitamente para mim, pois quero o FX 420.

E caso seja feita a "denúncia", o Procon tenta um conciliação direta com a "denunciada".

Semana que vem irei pessoalmente ao Procon e conversarei mais detalhadamente e tomarei as devidas providências.

Veremos o que vai se suceder.

Postado

Eu tô de boa, só esperando quarta-feira que a bixeira vai chegar! HIIIISSA!

Mas se rolar esse negócio deles darem um notebook melhor, eu tô com vocês...

Postado

Galera, eu vou pra faculdade agora, então só vou responder as proximas questões mais tarde.

ele n precisa necessariamente vender pra uma pessoa q visite o forum e q conheça o samsung ^_^. alem disso ele pode vender por um preço menor do q se encontra no mercado. se tem nego q compra note sony-vaio vai ter alguem q compra um desses, apesar da LG n ter fama em notes ela tem fama de marca grande e q geralmente tem uma qualidade boa

esse HP mas nunca q você iria conseguir, pelo preço desse troço eles iriam fazer de td pra arranjar outro. agora se você ta com tempo livre pra tentar lutar por outro... o sony é o mais proximo q se pode conseguir e pelo jeito vai ter q brigar muito por ele. sobre conseguir esses outros notes: eles nem tem, imagina o incomodo q seria, você teria q esperar meses pra ter uma possibilidade de eles fecharem um contrato e adquirirem uma boa quantidade de equipamentos q eles n tinham nenhuma intenção de vender antes

Sobre o LG, eu não disse que vai ser impossível, eu disse que vai ser difícil e vai exigir um pouco de sorte. Por 2.5k eu compro um Samsung, um Acer, e os mais leigos, compram um Positivo/Megaware/Microboard com Componentes TOP e uma placa de mão que acaba com todo o conjunto.

Acho uma grande ilusão comprar pra revender. Desculpe a sinceridade.

Eu particularmente não gosto, nem gostei do HP, só mostrei os modelos onde há similaridade.

O Samsung talvez seja difícil, realmente, mas quanto ao Dell, eles já devem ter algum contrato, é só questão de querer se mexer.

Edit:

Iah

Acho que o negócio é mudar sua assinatura para:

Desktop: Athlon X4 620 2.6Ghz - ATI HD5750 1GB DDR5 128bits Saphire - 4GB de RAM - Gabinete mais barato e todo aberto para ventilação

Notebook: MSI Fx-420 (Memory Dump...)

Desculpe, não podia perder a piada... HhahAHHAHAhahAHHA

Postado

Cara, vai sim!

Eles terão que ceder!

É um absurdo todos aceitarem as condições que a Colombo coloca sem se indignar, o tratamento que a Colombo está dando aos consumidores é surreal!

Ir pros pequenas causas depois de uma tentativa de negociar no Procon, acho que é causa ganha!

Sorte!

Acabei de conversar por telefone com um atendente do Procon da minha cidade (Maringá).

Segundo ele, é possível sim que eu exija o produto que eu comprei ou que eu aceite a troca de um produto que eu tenha escolhido, independente do valor. No caso de eu escolher um produto com valor muito superior do comprado, ele disse que normalmente as empresas dão um jeito de conseguir o produto comprado, o que cairia perfeitamente para mim, pois quero o FX 420.

E caso seja feita a "denúncia", o Procon tenta um conciliação direta com a "denunciada".

Semana que vem irei pessoalmente ao Procon e conversarei mais detalhadamente e tomarei as devidas providências.

Veremos o que vai se suceder.

Postado
Bom saber dessas confirmações. Eu também optei por receber o LG. Compreendo a indiginação e frustração de muitos, mas avaliei que estamos no Brasil e a Justiça só funciona com rapidez pra defender políticos e poderosos, infelizmente.

Se o Judiciário fosse confiável, não hesitaria em contestar, mas não posso me dar ao luxo de esperar por anos enquanto fico sem computador.

Levando em contar que, se a LG não é renomada em notebooks, tampouco é tranqueira, então vou dar essa chance à marca e ao conjunto.

AlphaCentauro, perdão, e isso que eu vou falar não é uma critica direta à tua pessoa, e sim ao comportamento do povo brasileiro:

Está ruim? Ah, deixa assim, eu não vou conseguir mudar nada mesmo.

Não funciona? Ah, deixa assim, eu não vou conseguir consertar nada mesmo.

Roubam? Ah, deixa assim, eu não vou conseguir fazer com que parem mesmo.

Somos muito acomodados. Todos reclamamos da roubalheira, dos impostos, do desrespeito com o consumidor, mas quando temos a chance, a oportunidade e o dever de fazer algo a respeito:

Ah, deixa assim, eu não vou conseguir mudar nada mesmo...

Postado

E voltando ao assunto...

Me ligaram, pedi informações por e-mail sobre o modelo.

Me enviaram.

Retornei o e-mail dizendo que o LG não é compatível com o MSI, em características, as quais fizeram eu comprá-lo.

Pedi outra solução.

E estou no aguardo.

Postado

Não entendo umas pessoas. O LG faz tudo que o MSi faz e ainda tem bom desempenho em jogos, ou seja, tem performance superior. Além de ter valor de revenda mais alto. Considero uma troca extremamente vantajosa e trocaria na hora. Como já foi dito, LG não é marca top mas tão pouco é uma tranqueira. Considero melhor que Samsung.

6GB de RAM? Ninguém vai usar isso tudo, portanto, não é uma vantagem.

A única coisa que pode ter diferença negativa é pra quem realmente queria um notebook de 14". Mas cá pra nós, quem carrega um de 14", carrega um de 15.6". Ninguém aqui vai carregar o notebook numa sacola de pão...

Postado
Não entendo umas pessoas. O LG faz tudo que o MSi faz e ainda tem bom desempenho em jogos, ou seja, tem performance superior. Além de ter valor de revenda mais alto. Considero uma troca extremamente vantajosa e trocaria na hora. Como já foi dito, LG não é marca top mas tão pouco é uma tranqueira. Considero melhor que Samsung.

6GB de RAM? Ninguém vai usar isso tudo, portanto, não é uma vantagem.

A única coisa que pode ter diferença negativa é pra quem realmente queria um notebook de 14". Mas cá pra nós, quem carrega um de 14", carrega um de 15.6". Ninguém aqui vai carregar o notebook numa sacola de pão...

Olha, quem usa só para o dia a dia, não vai sentir muita diferença mesmo, mas experimenta colocar um jogo no máximo, onde as imagens tem melhor definição. Ah, claro, coloca no level hard também, que tem mais inimigos pra processar na tela. Antigamente nenhum programa usava, mas hoje, já começa a fazer diferença...

Se ainda assim alguem acha que não faz tanta diferença, experimenta editar um vídeo.

De onde você acha que é o 1Gb de RAM da placa de vídeo?

É a memória que a placa de vídeo reserva na sua RAM.

Vamos colocar assim:

Se você tem 4GB de ram, e uma placa de 1GB, então, você terá uma disponível para usos gerais, 3GB.

Se você tem 6GB, vai ter 5GB disponível.

Ahhh, mas as imagens do jogo vão ficar na área deservado do vídeo... Vão, as que forem ser usadas mais de imediato. As que serão as próximas a serem utilizadas, vão ficar no resto da RAM, e as improváveis, primeiramente na Paginação do HD, e posteriormente no armazenamento do HD.

Se não fosse por tudo isso, então por que fazer um benchmark meu caro? Só por causa do processador e da placa de vídeo em sí?

Todo o conjunto afeta os resultados, principalmente a placa-mãe, que é o que tanto temo num LG, entre outras marcas.

Isso não quer dizer que você vai ter um Asus/Vaio/Dell/Lenovo que nunca vai dar problema, mas eles terão uma performance melhor, e uma chance de problema menor, mesmo se um Positivo/LG/CCE/Samsung tiver exatamente as mesmas peças.

Abraços a todos

Edit:

Ah, claro... pra completar...

Já citei outros motivos, mas o principal é: Eu não escolhi o LG, pelo contrário, a Colombo está tentando me enfiar goela abaixo.

Se der pau, você vai ter mais motivos pra falar mal da LG e da Colombo.

Digamos que você escolhe e PAGA por um Pálio com Ar Condicionado e Direção Hidráulica, chega na hora de entregar, a concessionária diz: Só tem o Palio sem direção, e com Ar Quente, mas você nem vai sentir a diferença.

No mínimo, tenho que ter o direito de escolha entre um Gol e um Siena...

Ai você me diz: "Mas Joker, o Gol não é da Fiat..." Te responto: "Mas não fui eu que quebrei o contrato e criei o problema."

Então você esquenta a cabeça, e é isso, ou o seu dinheiro de volta, apenas, corrigido, sem PERDA, sem DANO, ou aceita o Palio que está sobrando no estoque deles.

Ai eu pergunto: E a dor de cabeça que você teve? E a espectativa? Ah, pode até não parecer justificativa, mas recebi a notícia no dia do meu aniversário.

Acabou com o meu dia.

Abraços a Todos.

• Membro VIP
Postado

eu tb preferia um dell mas sera q vale todo o esforço pra conseguir isso? o note n tem em estoque e eles nem tem planos de vender, você teria q exigir outro notebook e a colombo precisaria modificar o contrato com a dell pra conseguir alguns equipamentos desse tipo especifico. é muito trabalho pra eles.

pensando melhor agora, acredito q se entrar na justiça, reclamar e esperar mais alguns meses ai eles devem oferecer ou dar um desconto no sony (é menos trabalho do q arranjar um modelo novo q a loja n vende). ou então você consegue uma indenização alta, coisa q as pessoas q pediram ou vão pedir o dinheiro de volta deviam fazer.

edit:

resumindo: acredito eu q lutar por outro note so se for o sony (as outras possibilidades sao muito dificeis) e é mais provavel q a colombo devolva o dinheiro com alguma indenização

apenas mostrando o q eu acho e n o "correto e q deve ser feito"

Postado
Olha, quem usa só para o dia a dia, não vai sentir muita diferença mesmo, mas experimenta colocar um jogo no máximo, onde as imagens tem melhor definição. Ah, claro, coloca no level hard também, que tem mais inimigos pra processar na tela. Antigamente nenhum programa usava, mas hoje, já começa a fazer diferença...

Se ainda assim alguem acha que não faz tanta diferença, experimenta editar um vídeo.

Vamos colocar assim:

Se você tem 4GB de ram, e uma placa de 1GB, então, você terá uma disponível para usos gerais, 3GB.

Ahhh, mas as imagens do jogo vão ficar na área deservado do vídeo... Vão, as que forem ser usadas mais de imediato. As que serão as próximas a serem utilizadas, vão ficar no resto da RAM, e as improváveis, primeiramente na Paginação do HD, e posteriormente no armazenamento do HD.

Se não fosse por tudo isso, então por que fazer um benchmark meu caro? Só por causa do processador e da placa de vídeo em sí?

Todo o conjunto afeta os resultados, principalmente a placa-mãe, que é o que tanto temo num LG, entre outras marcas.

Isso não quer dizer que você vai ter um Asus/Vaio/Dell/Lenovo que nunca vai dar problema, mas eles terão uma performance melhor, e uma chance de problema menor, mesmo se um Positivo/LG/CCE/Samsung tiver exatamente as mesmas peças.

Abraços a todos

Edit:

Já citei outros motivos, mas o principal é: Eu não escolhi o LG, pelo contrário, a Colombo está tentando me enfiar goela abaixo.

Digamos que você escolhe e PAGA por um Pálio com Ar Condicionado e Direção Hidráulica, chega na hora de entregar, a concessionária diz: Só tem o Palio sem direção, e com Ar Quente, mas você nem vai sentir a diferença.

Ai você me diz: "Mas Joker, o Gol não é da Fiat..." Te responto: "Mas não fui eu que quebrei o contrato e criei o problema."

Então você esquenta a cabeça, e é isso, ou o seu dinheiro de volta, apenas, corrigido, sem PERDA, sem DANO, ou aceita o Palio que está sobrando no estoque deles.

Ai eu pergunto: E a dor de cabeça que você teve? E a espectativa? Ah, pode até não parecer justificativa, mas recebi a notícia no dia do meu aniversário.

Acabou com o meu dia.

Abraços a Todos.

Me desculpe mas você não tem noção nenhuma do que ta falando sobre placa de vídeo. O cúmulo da leiguisse é achar que somente quanto mais memória, melhor.

E você mistorou memória RAM no meio, sendo que essa placa tem memória dedicada, por favor cara, procura saber antes pra depois postar.

O 1GB DDR3 da HD 6470 é totalmente irrelevante. É uma placa 64 bits e não chega a usar nem 512MB de memória, tem largura de banda muito pequena. É uma placa classe 3 a nível da Intel HD 3000. A GT 425M é 128 bits, dá um coro na HD 6470 em QUALQUER situação sem nenhuma exceção.

Os processadores são equivalentes. O do LG vai até 3,3ghz e o do MSI vai até 2,9ghz, como o do MSI é SandyBridge, mesmo com o clock menor, a arquitetura mais forte iguala as coisas.

6GB de RAM nunca vai ser usado por nenhum jogo e eu dúvido que qualquer edição ou conversão de vídeo de usuário normal exija isso. Além do que alguém que trabalhe com edição de imagem extrema, obrigatoriamente teria que ter um notebook melhor e se comprou esse MSI pra isso, já começou errado.

Em termos de performance o LG ganha do MSI pois os processadores são equivalentes mas a placa de vídeo é bem melhor. Nesse quesito não tem muito o que discutir, são números e comparações exatas.

Postado

Vamos colocar assim:

Abraços a todos

Edit:

Acabou com o meu dia.

Abraços a Todos.

Sério que essa ram de video é compartilhada? Sei disso não hein, pra mim são separadas.

"Placa de Vídeo: nVidia Gforce GT 425M com 1GB de memória dedicada"

Postado
Me desculpe mas você não tem noção nenhuma do que ta falando sobre placa de vídeo. O cúmulo da leiguisse é achar que somente quanto mais memória, melhor.

E você mistorou memória RAM no meio, sendo que essa placa tem memória dedicada, por favor cara, procura saber antes pra depois postar.

O 1GB DDR3 da HD 6470 é totalmente irrelevante. É uma placa 64 bits e não chega a usar nem 512MB de memória, tem largura de banda muito pequena. É uma placa classe 3 a nível da Intel HD 3000. A GT 425M é 128 bits, dá um coro na HD 6470 em QUALQUER situação sem nenhuma exceção.

Os processadores são equivalentes. O do LG vai até 3,3ghz e o do MSI vai até 2,9ghz, como o do MSI é SandyBridge, mesmo com o clock menor, a arquitetura mais forte iguala as coisas.

6GB de RAM nunca vai ser usado por nenhum jogo e eu dúvido que qualquer edição ou conversão de vídeo de usuário normal exija isso. Além do que alguém que trabalhe com edição de imagem extrema, obrigatoriamente teria que ter um notebook melhor e se comprou esse MSI pra isso, já começou errado.

Em termos de performance o LG ganha do MSI pois os processadores são equivalentes mas a placa de vídeo é bem melhor. Nesse quesito não tem muito o que discutir, são números e comparações exatas.

Tudo bem, posso ter me equivocado, pois não tive a sorte de ter um computador com memória dedicada ate hoje. Para mim que, dedicada era a memória reservada na RAM, a placada de vídeo, já a compartilhada, é aquela que pode ser dividia entre a placa ou outras coisas que necessitem de recuso quando a placa não necessitar.

De qualquer modo, o resto ainda vale. Parte das texturas vão estar carregadas na memória RAM, parte na memória de Paginação do HD, e parte no Armazenamento do HD.

De qualquer forma, você ainda vai dividir a memória RAM com seu Sistema Operacional, e outras aplicações, tal como Anti-Virus, MSN e etc, que normalmente estão abertos enquanto você joga.

Só o Vista/7 vai te matar uns 2GB pra rodar macio...

Sobre você dizer que quem compra um desse já começou errado... Já ouviu falar de Custo-Benefício? E em evolução?

Considere esses quesitos.

Att.

Postado
Tudo bem, posso ter me equivocado, pois não tive a sorte de ter um computador com memória dedicada ate hoje. Para mim que, dedicada era a memória reservada na RAM, a placada de vídeo, já a compartilhada, é aquela que pode ser dividia entre a placa ou outras coisas que necessitem de recuso quando a placa não necessitar.

De qualquer modo, o resto ainda vale. Parte das texturas vão estar carregadas na memória RAM, parte na memória de Paginação do HD, e parte no Armazenamento do HD.

De qualquer forma, você ainda vai dividir a memória RAM com seu Sistema Operacional, e outras aplicações, tal como Anti-Virus, MSN e etc, que normalmente estão abertos enquanto você joga.

Só o Vista/7 vai te matar uns 2GB pra rodar macio...

NÃO existe isso de textura ser carregada na memória RAM ou paginação/armazenamento do HD (WTF? HD?!?!? Da onde você tirou isso?).

Uso o Windows 7 Home Premium 64 bits original e não gasta mais que 1GB de memória com aero ligado, anti-virus, painel de controle nvidia, painel de controle Intel, painel de controle placa de som, etc.

Starcraft 2, Bad Company 2, Crysis, Crysis 2, Call of Duty MW2, Assassin's Creed Brotherhood, nenhum desses jogos usa mais que 1,2~1,4GB de memória.

Ou seja, 1GB Windows + 1,5GB Jogos (exagerando MUITO) = 2,5GB, ou seja, ainda sobra 1,5GB completamente livres.

Não existe argumento pra falar que o MSI tem desempenho melhor que o LG, porque simplesmente não tem. Não é questão de opnião, é um fato.

Postado

Uma solução plausível e possível: A Colombo deposita o valor do RF-411 (R$ 2.2xx?) na conta de quem quiser comprá-lo na FastShop. Para quem comprou por boleto caso encerrado, para quem comprou no cartão eles continuam cobrando as parcelas normalmente.

Postado
NÃO existe isso de textura ser carregada na memória RAM ou paginação/armazenamento do HD (WTF? HD?!?!? Da onde você tirou isso?).

Uso o Windows 7 Home Premium 64 bits original e não gasta mais que 1GB de memória com aero ligado, anti-virus, painel de controle nvidia, painel de controle Intel, painel de controle placa de som, etc.

Starcraft 2, Bad Company 2, Crysis, Crysis 2, Call of Duty MW2, Assassin's Creed Brotherhood, nenhum desses jogos usa mais que 1,2~1,4GB de memória.

Ou seja, 1GB Windows + 1,5GB Jogos (exagerando MUITO) = 2,5GB, ou seja, ainda sobra 1,5GB completamente livres.

Não existe argumento pra falar que o MSI tem desempenho melhor que o LG, porque simplesmente não tem. Não é questão de opnião, é um fato.

É verdade que 4Gb é mais que suficiente, mas só não esqueçam que não dá pra sair falando que "aqui em casa o W7 usa X de memória" porque o W7 tem o Super Fetch, que faz o uso da RAM de acordo com a quantidade disponível.

Logo se um sujeito tem por exemplo 8Gb de RAM, pode ser que o W7 esteja usando 3GB de no PC dele, por causa do SF, que acelera todo o uso.

Ao contrário, gente com 2Gb de RAM pode dizer que "aqui o W7 só usa 600mb de RAM".

"O que acontece se o SuperFetch for desativado

Ao desativar o serviço, a quantidade de memória livre será grande, mas o desempenho cai significativamente. Não apenas o tempo de inicialização do sistema será mais longo, mas também o tempo de carga dos programas.

Não importa se o computador tem muita memória ou apenas a memória recomendada pela Microsoft. A melhor opção é sempre deixar o SuperFetch habilitado, ainda mais se for no Windows 7, versão do sistema operacional que faz uso ainda mais eficiente desta funcionalidade - é por isso que o Windows 7 apresenta bom desempenho mesmo em netbooks."

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...