Ir ao conteúdo

Dúvida Entre Gabinetes

acfaria

Posts recomendados

Postado

Quero gastar entre uns R$120,00 R$130,00 no máximo em um novo gabinete...Vi que as opções mais recomendadas aqui eram do thermaltake v3 e v4 e outros q n sei o nome da coolermastar e akasa...

Eu tenho uma configuração relativamente simples...e uma placa mãe PCWare ipm31, pentium dual core, Geforce GT240 1GB, 4Gb Ram etc(tem que ser gabinete compatível, não sei o que é esse negócio de mini tower, mid tower, etc!?)... Procuro boa ventilação e pouca sujeira, e pelo que vi, esses da thermaltake iriam atrapalhar porque tem entrada p cooler no teto, e pode com isso acumular sujeira, e muita!

Quero que me indiquem boas opções nessa faixa de preço e que caiba minha configuração, e preferencialmente que não tenha entrada para cooler no teto, mas quero que tenha entrada p pelo menos um de 120mm na traseira e outro de 120mm no frontal.

Aguardo respostas da sábia galera! :D

Postado

Possuo um V3 e o lugar por onde MENOS entra sujeira é pelo teto!! Os outros dois que tu citou são o Akasa Freedom X2 e o Cooler Mastes 430 que também tem lugar para exaustores no teto!

Fans no teto são uma baita vantegem, não entendo porque quer fugir disso...

Postado

eu iria de CoolerMaster ATX Elite 430 RC-430-KKN1.

O TT v4 e v3 os coolers acima sao "quase" impossiveis de ser colocados.

se voce quiser um gabinete que dure um bom tempo sem poblemas pegue o CM ELITE 430 melhor opção custo/benefício.

CM ELITE 430 no Mercado livre: LINK 1 - R$129+frete

CM ELITE 430 no Kabum: LINK 2 - R$159,90 ou a vista no boleto por: R$ 135,91 +frete

sobre as fans no teto o CM ELITE 430 ele tambem possui, como nosso amigo disse nao tem porque fugir disso e uma vantagem a mais no gabinete.

Postado

valeu pelas dicas pessoal, esse negócio da entrada do teto me deixou curioso.. no meu gabinete simples, sempre esta sujo de poeira no seu teto, então imagino que junte muita poeira mesmo aqui...não sei se é porque moro em apartamento...mas por algum motivo o teto do gabinete sempre está sujo!...

Dei uma olhada nos da coolermaster elite... o 331...332..eles não tem cooler no teto, mas são bons!? porque dizem que é vantagem tem cooler no teto do gabinete!?? Acredito q é porque faz sair mais ar, porém, aqui onde moro acho q isso não seria bom, visto que junta muita poeira aq.

E outra, principalmente, estes gabinetes são compatíveis com minha configuração!? o que é gabinete full tower, mid tower, etc!?? o que minha placa mãe é!? mid, full!? não entendo muito deste aspecto, desculpem pelas perguntas leigas.

Aguardo resps ^_^.

Postado
valeu pelas dicas pessoal, esse negócio da entrada do teto me deixou curioso.. no meu gabinete simples, sempre esta sujo de poeira no seu teto, então imagino que junte muita poeira mesmo aqui...não sei se é porque moro em apartamento...mas por algum motivo o teto do gabinete sempre está sujo!...

Dei uma olhada nos da coolermaster elite... o 331...332..eles não tem cooler no teto, mas são bons!? porque dizem que é vantagem tem cooler no teto do gabinete!?? Acredito q é porque faz sair mais ar, porém, aqui onde moro acho q isso não seria bom, visto que junta muita poeira aq.

E outra, principalmente, estes gabinetes são compatíveis com minha configuração!? o que é gabinete full tower, mid tower, etc!?? o que minha placa mãe é!? mid, full!? não entendo muito deste aspecto, desculpem pelas perguntas leigas.

Aguardo resps ^_^.

ACFaria, fans no teto como o amigo Leonardo disse a cima é vantagem devido as ventoinhas impulsionar o ar quente para fora do gabinete mais rapidamente. Fans no teto não ajuntam poeira, pelo contrário, ajudam também a poeira volátil sair. O que se tem que fazer aí é criar uma rotina periódica de limpeza. Quem quer um sistema mais parrudo com refrigeração boa infelizmente tem que pagar o preço... No meu HAF 922 que tinha aqui, a incidência de poeira era grande na lateral, pois os fans laterais sopravam em direção ao cooler da cpu... Aqui também tem muita poeira... Coisa do tipo 100 kg/dia... Rs...

Gabinete Full, Middle, Mini Tower, é descrição de tamanho! Numa analogia besta, pode-se dizer como tamanho de peça de roupa, seguindo a ordem: G, M, P... Placas mãe, a mesma coisa: Full ATX, ATX e Micro/Mini ATX, se não me engano... Mas indica tamanho e um gabinete Mid Tower serve a maioria dos usuários, inclusive muitos entusiastas...

Se sua placa mãe for essa do link: http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_content&view=article&id=32:review-placa-mãe-pcware-ipm31&catid=36:noticias&Itemid=18, então ela é uma placa mãe Mini-ATX, como diz no próprio site, porém não te preocupes, pois todos esses gabinetes tem suporte para esses tamanhos de placas...

Abraço!

Postado

Howw, obrigado pela detalhada resposta Eagleye :D!!

São essas analogias "bobas" que nem a comparação com tamanho de peças de roupas que fazem a gente decorar, agora nunca mais vou esquecer ^_^!

Poxa, essa questão da fan do teto tá me deixando intrigado,rsrsrs...Não pretendo colocar cooler nelas, apenas quero a parte traseira ventilada e a frontal também...e talvez, dependendo do caso aqui, coloco um cooler na lateral, mas isso verei depois que eu monitorar as temperaturas!

Como já disse, tenho um PC "básico", rodo alguns jogos novos com gráficos medianos e tal e já me sinto feliz, rsrs, muitos até um pouco mais antigos vão no máximo tranquilamente. Então, não preciso de um sistema de ventilação tããoo parrudo assim,rsrs, no caso, apenas as entradas de fan no teto, que quero evitar, pois se eu não colocar as fans para expulsar o ar, certamente lá ficará bastante sujo, e cairá para dentro do gabinete, e eu não tenho costumo de limpar dentro dele, só uma vez a cada 6 meses e olhe lá,rsrs.

De toda forma, queria que me indicassem gabinetes bem ventilados nessa faixa de preço que não possuam entrada de coolers no teto. Quem quiser tentar ainda me convencer deles, não tem problema, rsrs :lol:.

Abraços ae p quem respondeu, aguardo mais respostas! ^_^

Postado

Gabinetes nessa faixa de preço sem fans no teto, só se for da Leadership, Clone, Kmex, SpaceBr, etc... Ou seja, verdadeiras caixas de papelão tipo estufa para "ajudar" na saúde do teu pc...

Fazia limpeza periódica trimestral no HAF 922 e os fans do teto estavam sempre limpos... Como disse, a poeira vai se aglomerar mais onde não há circulação para tirá-la. No seu caso por exemplo, como não terá fans no teto, o particulado vai se aglomerar no piso do gabinete e aderir na placa mãe/VGA. Agora se tiver pelo menos um fan no piso, um no teto, um frontal e um traseiro, a poeira demora mais a aderir...

Bem, se mesmo assim não quiser fans no teto, compre um pedaço de EVA preto fino e cole por dentro com cola quente na carcaça interna do gabinete para não estragar a pintura e seja mais feliz com um gabinete menos ventilado... Rs...

Abraço!

Postado

acfaria

No teu caso, os Cooler Master da série Elite 300 são os melhores... tenho um Elite 332, é bom, suporta um fan frontal e um traseiro de 120x120mm, mas não tem nem graça comparar o sistema de ventilação dele com o do V3!

Como eu disse... o lugar por onde menos entrará poeira é pela parte superior! ...mesmo que tu não tenha exaustores ali empurrando o ar quente para fora do gabinete, haverá saída de ar natural se tu tiver um sistema de ventilação equilibrado (nº de ventiladores = nº de exaustores), pois a tendência do ar quente é subir... isso dificulta a entrada de poeira quando o micro está ligado...

Além disso, o ventilador frontal manda de forma forçada, uma quantidade de poeira MUITO MAIOR!! São eles, os teus ventiladores, que irão determinar quando deverá ser feita a próxima limpeza!!

Nas limpezas periódicas que faço, noto que há maior acúmulo de poeira onde o vento bate... no resto do gabinete é mais uniforme! ...perto dos buracos superiores nunca notei diferença!!

Outra questão que vale lembrar... a fonte, nesses gabinetes com exaustão no teto, fica na parte de baixo, permitindo que ela se refrigere com o ar frio que está do lado de fora do gabinete! ...Diferente destes gabinetes com fonte em cima, onde a fonte se refrigera com o ar quente do interior do gabinete!

T+

Postado

Eagleye... Os gabinetes da cooler master n tem fans no teto, e n são apenas caixas de papelão! :D, rsrsrs...mas certamente o sistema de resfriamento dos modelos que tem e também do V3 são melhores.

LeonardoF.S ... De toda forma, vejo a camada de poeira em cima do gabinete quando o mesmo está desligado. Não sei porque isso acontece, talvez porque uso o pc no meu quarto e aq não tem a melhorrr das melhores organizações das coisas, rs, e daí acumula certa poeira que...com o bater das roupas que voam em direção ao chão, a poeira sobe, :P, kkkk :D.

O fan frontal de toda forma é importante, estou ciente disso, e parece que os gabinetes da cooler master ainda tem um tipo de filtro na parte frontal, o que ajuda a evitar que a poeira entre.

Bom, vou meditar aqui, e logo irei escolher, só uma breve dúvida, qual a diferença nessa série 300 da cooler master!? tem a 330,331,332,333,334... é muito p mim,rsrs, valeu! ^_^

Postado

O chato é como o Leonardo disse, comprar um gabinete desses, pagar tal valor e a fonte está localizada na parte superior, sendo que a fonte é utilizada nesse caso para arrefecimento do sistema, sem sistema de refrigeração independente da PSU. Fosse você, juntando todos esses conselhos, iria em um dos gabinetes citados sem arrependimento, depois ou tampava o teto por dentro com uma placa de EVA como disse, ou não colocaria fan e ao desligar o pc, cobriria com uma capa e isso já ajuda bastante. Mandei fazer uma capa p/ o HAF 922 e ajudou muito... Bem, fica aí a dica!

Abraço!

Postado

Enquanto tu vai pensando... Vou postar uma foto para te ajudar a chegar a uma conclusão...

dscf0587r.jpg

Este aí é o meu V3 em um dia de limpeza. Pela quantidade de poeira que está presa nas hélices do ventilador, dá para imaginar quanta poeira acumulou dentro do gabinete!

Agora te pergunto... Este buraco contribuiu de forma significativa para o acúmulo interno de poeira??? Será que fez diferença??

Não entendo esta tua neura com esta "possível" entrada superior de poeira, sendo que o teu ventilador frontal estará jogando de pá, uma quantidade incomparavelmente maior de poeira para dentro do teu gabinete...

Como você viu... Ter ou não um buraco no teto não dispensa a limpeza periódica!! Se, de um jeito ou de outro, tu vai ter que abrir e limpar... Então qual a diferença de ter um buraco no teto??? Para o acúmulo de poeira não haverá diferença alguma... Em compensação para a ventilação será absurda!!

Para finalizar... pense um pouco nisso:

Fans no teto não ajuntam poeira, pelo contrário, ajudam também a poeira volátil sair.

T+

Postado

Estou quase decidido já...vi um coolermaster modelo 430 que parece atender ao que quero...

Mas ainda não entendi um negócio, p que serve a fonte na parte de baixo do gabinete!?? É mais vantajoso mesmo deixar ela lá que na parte de cima? qual o motivo disso?

valeu ;)

Postado
p que serve a fonte na parte de baixo do gabinete!??

em cima, embaixo, do lado, na frente, fora... intependente do lugar, a ÚNICA serventia da fonte é prover energia para o teu PC.

É mais vantajoso mesmo deixar ela lá que na parte de cima? qual o motivo disso?

Sím, é mais vantajoso ter a fonte embaixo!!! Isto já foi explicado anteriormente, veja:

Outra questão que vale lembrar... a fonte, nesses gabinetes com exaustão no teto, fica na parte de baixo, permitindo que ela se refrigere com o ar frio que está do lado de fora do gabinete! ...Diferente destes gabinetes com fonte em cima, onde a fonte se refrigera com o ar quente do interior do gabinete!
Postado

É verdade, me desculpe pela distração LeonardoF.S, obrigado por me reelembrar :)...

Queria saber se eu comprar o V3 ou o V4, se tem como colocar uma "tampa" em cima deles!? das entradas de coolers no teto. E qual a diferença entre o V3 e V4?? Farei minha compra agora nessa segunda feira, e preciso saber disso, grato amigos! :D

Postado
Queria saber se tem como colocar uma "tampa" em cima deles!?

Tem... embora totalmente desnecessário! Aí vai da tua criatividade... um simples pano já resolve o "problema"!

qual a diferença entre o V3 e V4??

Apenas o painel frontal!

T+

Postado

Hoje não deu para eu fazer meu pedido, mas amanha sem dúvidas...

Pretendo levar o gabinete para um técnico montar, não sei transferir todas as placas e tal pro gabinete novo..alguém tem uma ideia de quanto pode custar isso!?? demora muito para um técnico de loja fazer isso?

Vlwwzao até agora pessoal! :D

Postado

Queria saber se eu comprar o V3 ou o V4, se tem como colocar uma "tampa" em cima deles!? das entradas de coolers no teto.

Você compra junto com o gabinete 2 filtros de poeira de 120mm e aparafusa nos furos superiores.

É uma solução baratinha 2x R$ 4,00 +/- é melhor que colocar uma "tampa" em cima do gabinete.

Abração, boas compras !

Postado

Também tentei adotar a solução indicada pelo MarcãoRS mas não consegui... :P

Se tu conseguir, sem dúvida será muito melhor do que colocar uma tampa!

T+

Postado

Hehe, esqueceram de responder a última, mas tudo bem..:P

Filtro de poeira é até uma boa, porém, acho o visual dele feio, e também n confio que ele é tãããooo bomm p impedir entrada de poeira, deve ter uma tampa de ferro que fecha toda a parte acima, e assim algum dia que eu quiser utiliza-la, é só retira-la.

Quanto vocês acham que um técnico vai cobrar$$ para transferir tudo d um pc para outro(de um gabinete para outro, obviamente)??? demora muito p fazer isso?

abraços ae pessoal! :D

Postado

cara, já vi akasa freedom de promoção por 150,00 sendo que não tem comparação... os amigos estão certos sobre a poeira. Minha opinião é que poeira entra de todo jeito, filtro é besteira, a fan fica forçando e o filtro não deixa passar... uso o meu akasa e está com 4 fans(2 na frente, uma lateral e 1 traseira) e está com 20º a cpu e 23º a mobo! e está perfect! muitos lugares é ruim, a não ser que coloque em todos...

Postado

Rister

Filtros de poeira de fato só atrapalham... mas neste caso, é a melhor escolha! Pois a intenção não é ventilar, mas sim evitar que a poeira entre! E neste caso será muito eficiente, não haverá nenhum ventilador forçando a entrada ou a saída de ar... pode-se dizer que entrada de poeira será nula!

acfaria

Quanto ao visual... ele estará preso por dentro! Não conseguirá vê-lo! E mesmo que tu consiga... é muito menos feio do que colocar uma tampa de ferro em cima do gabinete!

Não faço ideia de quanto que um técnico irá cobrar! E com relação ao tempo... depende do técnico! Só perguntando para um!! Eu chuto uns 50 pila...

Postado

Olá amigos, já fiz o pedido, escolhi o Thermaltake V4, espero não me arrepender, rsrs :D.

Também pedi filtros de poeira (2 deles) e alguns coolers de 120mm para instalar no gabinete.

Dei uma lida em alguns tópicos aqui, e parece que algumas pessoas tiveram problemas em instalar fans de 120mm no V4, alguém sabe o porque? Por acaso ele vem com as dimensões erradas!? se for, certamente for ficar muito chateado. :mad:.

Quando chegar colocarei minhas impressões do gabinete, depois de instala-lo e monitorar minhas temperaturas e compara-lo com as anteriores. Só espero que esse negócio das fans de certo. valeu ae até agora galera. ^_^

Postado
Dei uma lida em alguns tópicos aqui, e parece que algumas pessoas tiveram problemas em instalar fans de 120mm no V4, alguém sabe o porque? Por acaso ele vem com as dimensões erradas!? se for, certamente for ficar muito chateado. :mad:.

Pois é... ele é sim mal dimensionado! Mas... não lhe afetará!

Dependendo da placa mãe e do cooler do cpu, tu não conseguirá instalar os exaustores superiores de 120x120mm com largura de 25mm, apenas os 20mm de largura! ...Mas como tu não pretende colocar exaustores superiores, não te fará a menor diferença!

Postado

entendi, então se o frontal e traseiro forem bem dimensionados n vai ter problemas no meu caso, isso é bom! Também espero que o filtro de poeira caiba certinho na parte superior do gabinete, pois além de reter poeira, também ajudará na livre circulação e expulsão do ar.

Tem uma coisa que me deixou curioso... Vi em um site uma grade para fans, parece que é mais conhecido como "grelha" eu acho.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:21

Para que serve isso afinal!?? melhora na circulação de ar? mas por acaso teriamos de "rasgar" a lataria do gabinete, ou seja, os buraquinhos da fan e substituir por isso?

Obrigado pela grande ajuda até agora LeonardoF.S ^_^.

Postado

A grelha serve apenas para proteção, quando não há colméia para proteger!! Só para não deixar a hélice exposta, evitar que alguém a toque ou que algo bata nela...

Tive que colocar uma grelha quando tirei a colméia no meu Elite 335:

elite332.jpg

A grelha permite que o ar circule com mais facilidade do que a colméia... tem menos atrito!

T+

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...