Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led IR 5W


gabrielhsg

Posts recomendados

Olá, pessoal!

Estou com uma dúvida bem boba, mas não consegui encontrar nenhum tópico que explicasse perfeitamente isto.

Primeiramente: Corrente = corrente, certo?

Tensão = tensão?

Comprei um Led infravermelho de 5w, que opera de 1.5-1.7v e 2.5a-2.8a.

O problema é que o moço insistiu que tenho de usar um Controlador de Corrente, mesmo que minha fonte não fornecesse mais que 2800ma.

Mas agora eu lhe pergunto: controlador de corrente que ele quis dizer é um resistor? Pelo que entendo de eletronica, resistor de nada tem a ver com a corrente, e sim com a tensão. Se ele sugerir limitar a tensão em 1.7v por segurança, eu até entendo. Mas o que ele teria a ver com a corrente, se nunca ouvi falar de corrente queimando circuitos ou aparelhos?

Na minha concepção, o perigo da eletricidade é a tensão.

Pois bem, será que ele quis dizer "Resistor", quando mencionou "Controlador de Corrente"?

Ou será que vou ter que arrumar um aparelho que forneça apenas 2800mah, e nada mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

Estou com uma dúvida bem boba, mas não consegui encontrar nenhum tópico que explicasse perfeitamente isto.

Primeiramente: Corrente = corrente, certo?

Tensão = tensão?

Na verdade corrente e tensão são as formas corretas de se falar, não existe corrente e tensão, da mesma forma que não existe kilometragem.

É um erro bem comum, confundir unidade com gradeza.

Comprei um Led infravermelho de 5w, que opera de 1.5-1.7v e 2.5a-2.8a.

O problema é que o moço insistiu que tenho de usar um Controlador de Corrente, mesmo que minha fonte não fornecesse mais que 2800ma.

Mas agora eu lhe pergunto: controlador de corrente que ele quis dizer é um resistor? Pelo que entendo de eletronica, resistor de nada tem a ver com a corrente, e sim com a tensão. Se ele sugerir limitar a tensão em 1.7v por segurança, eu até entendo. Mas o que ele teria a ver com a corrente, se nunca ouvi falar de corrente queimando circuitos ou aparelhos?

Na minha concepção, o perigo da eletricidade é a tensão.

Pois bem, será que ele quis dizer "Resistor", quando mencionou "Controlador de Corrente"?

Ou será que vou ter que arrumar um aparelho que forneça apenas 2800mah, e nada mais?

Leds de potência e laser semicondutores são dispositivos não lineares, caso você não controle a corrente e a temperatura aumentar você pode danificá-los. Você pode montar uma fonte de corrente, limitando a corrente com um transistor. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, não é a tensão alta que estraga as coisas e sim a corrente alta.

Só discutindo conceitos, é a velha história do passarinho não tomando choque no fio de alta tensão. A tensão é super alta, mas como não passa nenhuma corrente por ele, ele tá seguro. E não é uma característica especial do passarinho, se voce ligar 2 fios da tomada nele, ele frita... Só que não existe corrente sem diferença de potencial/tensão. O passarinho não toma choque porque embora ele esteja exposto a uma tensão enorme, o corpo todo dele está exposto a mesma tensão, se em uma parte tivesse uma tensão diferente da outra, causaria circulação de corrente e logo aí sim seria prejudicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o Resistor, que atua sobre a Tensão, indiretamente "controla" a Corrente?

Isso significa que com apenas um resistor correto eu já posso alimentar meu Led? Lebrando que ele é daqueles "superleds". Eis o link para o anúncio do ML:

Led IR 5W

Executei um teste em um site no qual o próprio vendedor indica, e o resultado foi este:Teste

Estou tendo problemas para entender o que exatamente preciso. Agradeceria muito se alguém me esclarecesse a fundo se essa Corrente é limitada com um resistor ou outra peça específica. Um diagrama do circuito seria bem-vindo, se nao fosse pedir demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o Resistor, que atua sobre a Tensão, indiretamente "controla" a Corrente?

Sim, essas grandezas se relacionam pela básica lei de ohm: V = R x i, sendo V é a diferença de tensão, R a resistencia e i a corrente. A tensão é um produto da corrente pela resistencia. Por isso que disse que não existe uma coisa sem a outra. Se for usar apenas um resistor, lembre-se que a potencia dissipada é muito alta (P = V x i), e os resistores comuns dissipam apenas 0,125W, valor MUITO menor do que o que voce tem na sua aplicação. Teria que ser um resistor de potencia. É possível sim utilizar um resistor pra limitar a corrente, mas voce irá perder muita energia (consumir sem necessidade) no resistor (ele vai aquecer bastante), coisa que não é interessante.

A solução mais elaborada, não sei te passar, passo para os demais colegas do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesta página, tem uma explicação superficial:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conversor_buck

Nesta tem as fórmulas para o cálculo:

http://techtrain.microchip.com/webseminars/documents/SMPSBuckDesign_031809.pdf

Alternativas:

- Ligar 3 ou 4 destes LEDs em série para que a potência dissipada no resistor seja menor.

- Usar uma fonte de tensão menor, por exemplo, 3,3V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, agora a coisa está ficando mais interessante.

Era esse tipo de instrução que queria, pois sou leigo ainda.

Então meu problema se resume em encontrar uma forma de baixar essa corrente sem que energia seja desperdiçada termicamente.

Entretanto, se minha fonte não for uma bateria e sim uma fonte comum AC/DC esse problema seria nulo, do ponto de vista prático.

O difícil é encontrar um controlador barato e eficiente para mim, um driver que execute exatamente o que quero =|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o circuito que determina a corrente que será drenada da fonte.

Nas especificações de uma fonte, o valor da corrente indica a corrente máxima que a fonte suporta fornecer.

Você pode usar uma fonte de 3,3V que tenha capacidade para 5A, utilizando um resistor para limitar a corrente no LED.

A fórmula para o cálculo do valor do resistor, em ohms, é a seguinte:

R = VA - VL / IL

Onde:

VA é o valor da tensão de alimentação em Volts.

VL é o valor da tensão nominal do LED em Volts.

IL é o valor da corrente nominal do LED em Amperes

Vamos aplicar os valores na fórmula:

R = 3,3 - 1,5 / 2,5

R = 0,72 ohms

Não existe resistor com este valor para vender, mas, existe de 1,5 ohms, e então, você pode ligar 2 deles em paralelo para obter 0,75 ohms, que é bem próximo.

Para calcular a potência que será dissipada pelo resistor, em Watts, usamos a seguinte fórmula:

P = VA - VL x IL

Colocando os valores na fórmula:

P = 3,3 - 1,5 x 2,5

P = 4,5 Watts.

É aconselhável usar um resistor que tenha capacidade de dissipar o dobro da potência.

Como você estará usando 2 resistores em paralelo a potência será dividida pelos 2, ou seja, cada um dissipará 2,25W.

Portando use 2 resistores de 1,5 ohms x 5W ligados em paralelo.

Assim:

LED.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi! Poxa, que legal! Obrigado mesmo a todos que ajudaram.

Amanhã já vou providenciar o que preciso e posto aqui o resultado, se quiserem.

EDIT: Ainda em tempo, gostaria de saber se existe um tipo de "chip em branco", aqueles tabletinhos verdes

mas sem circuito algum, no qual eu poderia colocar as peças que quero e então soldá-las. Existe algo do gênero?

Pra não ficar fio pindurado pra cá ou pra lá, tudo solto e mal-feito =|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você está se referindo à placa de circuito impresso.

Sim existem as chamadas placas protótipo ou padrão:

http://www.soldafria.com.br/placa-prototipo-de-fenolite-c-51_72.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

Também poderia fazer a montagem usando barra de terminais:

http://www.soldafria.com.br/barra-de-terminais-20-vias-p-1458.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se voce quiser uma placa em branco mas que não seja pra soldar, seja só pra testar vários circuitos facilmente podendo depois retirar facilmente, voce pode utilizar uma protoboard tipo essa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176706443-protoboard-1920-pontos-5-barra-distribuico-500-contatatos-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente, pessoal :3

Bom, agora to com um problema com a solda.

Comprei um ferro de solda, de 60w. Esquenta bastante até,

mas não derrete o metal, composto de Estanho e Chumbo.

Ja é o segundo ferro que compro e presencio o mesmo problema.

Para conseguir derreter o Estanho, preciso encostá-lo na parte lateral do ferro de solda, pois com a ponta, dificilmente consigo resultado. Andei lendo na net a forma de se soldar corretamente, e percebi que não se deve encostar o Estanho diretamente no ferro de solda, e sim aquecer o metal a ser soldado e lá encostar o Estanho. Mas acontece que dessa forma seria ainda pior de se derreter a liga de Estanho e Chumbo.

O que deve ser o problema? 60w é pouco? Minha liga é de má qualidade? Paguei 1,99 da liga e 28 reais no ferro de solda.

Ajudem aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! *ressuscitando o tópico*

Enfim, comprei uma outra solda, que de fato é muito melhor para soldar do que a antiga, que precisava de um maçarico de butano pra derreter '-'

Quanto à potência, eu estou satisfeito com o de 60w. Soldei uns fios hoje, inclusive dois jacarézinhos que comprei, e ficou muito bom. O problema é que a solda começa a "estragar" se ficar mt tempo derretida. Começa a soldar uma substancia amarelada, mas deu de boa. A resistência ficou bem baixa também.

Agora, comprei 2 resistores de 1.5k, como sugerido pelo amigo anteriormente.

Em um teste que estava fazendo, utilizei em uma pilha comum (cerca de 1 ampére)

e a corrente foi reduzida a 1 miliampére. Estou confuso com isso. Acho que essa ideia de resistores não vai dar certo não. Vou ter que fazer algo mais elaborado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...