Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
NEXUS4

Hd Maxtor Diamond Max Plus 9 com firmware corrompido

Recommended Posts

Amigos,

Meu hd Maxtor Diamond Max Plus 9 (60Gb) de repente não é mais recohecido, ao solicitar varredura (cmos/setup, ou qualquer programa de teste) ele responde com apito intermitente e ruido da cabeça (tic-tac). Parece ser firmware do disco corrompido.

Peço ajuda sobre onde encontrar um Editor e o firmware para esse HD:

Model: 6Y060LO420411, Serial: Y2REP0NE, Firmware: YAR41VW0, Head Code: N,G,B,D, PCI: D6FYP1, Family: CALYPSO, CI CONTROLADOR: ARDENT C5-C1 040110200.

(Localização/Divisão: Secundário Master, Partição 1: FAT32/20Gb vazio, Partição 2: FAT32/40Gb 35Gb com dados)

Não tenho backup. Pessoal minha VIDA PROFISSIONAL (um filminho do Led Zeppelin em Atlanta e uma foto da Sheron Stone) estão na Partição 2, se não recuperar estou frito. Aguardo, Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta com cara que seu hd esta com outro problema recomendo uma empresa de recuperação de dados, mexer no firmware do HD não é como instalar windows, você pode matar seu HD de vez, e não existe software para este tipo de serviço você teria que ter um equipamento profissional de recuperação de dados com hd doctor ou pc3000 udma

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Ao receber alimentação, a ROM (BIOS do HD) inicia os procedimentos de teste (arquitetura similar ao POST):

- Checagem de jumpers;

- Ativa o motor;

- Ativa o FIRMWARE (gravado na área de serviço, no disco, ponto inicial/referência

para inicio da leitura pela cabeça, da geometria do HD e outros):

- Ativa o MBR (checagem do particionamento válido, ativamento da partição primária,

se hover). E assim vai.......

Quando a cabeça não consegue ler o Firmware, a ROM informa a família do disco (no caso CALYPSO).

Um programa de edição de Firmware, basicamente, avalia fisicamente a posição de gravação (existem algumas), apaga e grava o arquivo correto.

O Salvation Data Maxtor Firmware Repair 2.0 faz isso, só que o arquivo correnspondente ao meu HD eles não liberaram para dowload.

Atualização de firmware, infelizmente, é um procedimento não raro, a Seagate tem até lista de Hd's que poderão virar peso de papel se não for feita a atualização, pelo usuário.

Conforme informações coletadas na DATARECOUVER, meu diagnóstico é correto. Caso a gravação não seja possível (área fisicamente corrompida), o disco é conectado a um equipamento que tem a possibilidade de gravar e ler o firmware em qualquer parte boa da película (Hd Doctor Drive Restoration, faz mais ou menos isso), objetivando a recuperação de dados. É claro que há variantes, depende do problema e do método utilizado.

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais