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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
letisdorock

Problemas: muitos equips. na mesma rede

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Boa tarde galera.

Estou fazendo umas pesquisas faz algumas horas e não consigo resolver.

Minha situação. Aqui na minha empresa (minha mesmo, não sou funcionária), tenho vários computadores e 2 laptops que se conectam em rede, só que a casa é grande e antiga... tenho sala com 2 PC's e um cabo de rede que alimenta a sala.

Segue os equipamentos da rede:

Recebo internet por um modem Thomson TG508 da Velox. Dele, ligo em um roteator wireless Dlink DIR-600. No Dlink DIR-600 eu ligo: 2 pc's e um switch Planet FSD-1603. Esse switch distribui a rede e internet para outros PC's, outro switch TRENDnet TE100-S8P (Version B1) e outro roteador wireless Dlink DI-524.

É uma confusão, eu sei. Mas a construção é antiga, não consigo passar mais cabos de rede. Vou ligar a internet direto num servidor Linux com Squid (que ainda estou configurando-- e apanhando muito, por sinal), mas por enquanto preciso dessa rede/internet funcionando.

Parou de funcionar quando coloquei o segundo roteador wireless, Dlink DIR-600. Aqui mesmo no forum do CH achei um camarada explicando como ligar 2 roteadores wireless na mesma rede (link). Configurei e funcionou na hora. Mas, os PC's que se ligam à rede pelo switch TRENDnet TE100-S8P (Version B1), não funcionam mais. Já pesquisei nos manuais dos equipamentos e não achei nada que resolvesse meu problema.

Alguma dica?

Muito obrigada.

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O seu segundo roteador que esta no switch TRENDnet TE100-S8P (Version B1), o cabo de rede que liga o router com o switch esta conectado na porta LAN ou WAN do roteador???

O que está aparecendo é que o segundo roteador esta com DHCP ativado, conectado como switch na porta LAN, onde deverá gerar conflito com o primeiro roteador que tambem deve estar com o DHCP ativado.

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Obrigada pela resposta.

Não.

No switch TRENDnet TE100-S8P (Version B1) ligo apenas 2 computadores. Os 2 sem internet e sem rede.

O outro doteador wireless Dlink DI-524 está sem DHCP e só usando as portas LAN.

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Obrigada pela resposta.

Não.

No switch TRENDnet TE100-S8P (Version B1) ligo apenas 2 computadores. Os 2 sem internet e sem rede.

O outro doteador wireless Dlink DI-524 está sem DHCP e só usando as portas LAN.

"portas" LAN???

O router Dlink DI-524 esta com mais de 1 porta lan conectada no switch?

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Sim.. o 2º roteador, DI-524, tem 2 PC's ligados nele (por cabo) e ele recebe o sinal por outra porta LAN. Não utilizo a porta WAN dele.

Aparentemente resolvido por aqui.

Resetei todos os aparelhos, pela 3498ª vez e reconfigurei tudo de novo.

Tudo voltou a funcionar.. todos os computadores, roteadores, etc. Vamos ver se dura agora.

Obrigada Clvs. :)

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é realmente a sua rede está virada num laberinto.... rsrsrsrsrs tá com muitos pontos de distribuição, cascatas... isso pode gerar perda e lentidão dos pacotes.

E ainda to tentando imaginar como é que esta a topologia dessa rede... rsrsrsrsrs.

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Conforme solicitado, estamos reabrindo este tópico!

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Pessoal..

Meu problema agora é o seguinte. Vou descrever minha rede: Aqui tenho vários computadores e 2 laptops que se conectam em rede, só que a casa é grande e antiga... tenho sala com 2 PC's e um cabo de rede que alimenta a sala.

Recebo internet por um modem Thomson TG508 da Velox. Dele, ligo em um roteator wireless Dlink DIR-600. No Dlink DIR-600 eu ligo: 2 pc's e um switch Planet FSD-1603. Esse switch Planet FSD-1603 distribui a rede e internet para outros PC's, para outro switch TRENDnet TE100-S8P (Version B1) e para outro roteador wireless, modelo Dlink DI-524.

Só que, desde ontem, a internet cai de 10 em 10 minutos. Só consigo acessar o roteador dLink DIR-600. Eu troquei o IP dele, para não conflitar com o outro roteador (DI-524). Mas, os IPs do modem Thomson TG508 e do dLink DI-524 não funcionam. Não consigo acessá-los.

Thomson TG508 -> dLink DIR-600 -> 2 pcs e switch Planet FSD-1603 -> 2 pcs, switch TRENDnet TE100-S8P (que liga 2 pcs) e dLink DI-524 (que liga mais 2 pcs e 2 laptops wireless). Fiz um gráfico com o esquema.rede.png

O segundo roteador, dLink DI-524, está configurado com o IP 192.168.1.200, sem DHCP e sem usar a porta WAN (tirei a configuração deste tópico do fórum).

Tá difícil. Enquanto escrevi essa mensagem, minha internet caiu 2 vezes. Só resolve reiniciando o dLink DIR-600.

Fazendo testes, a rede funciona.. mas não para os 2 PCs ligados direto no dLink DIR-600. Se eu ligar a internet direto em um dos micros, funciona também (com discador Velox). Não sou expecialista em rede, mas por eliminação, acho que o problema deve ser com o dLink DIR-600. Ele é novo, comprei em Abril/2011. Será que ele pode estar conflitando com algum dos equipamentos, ou mesmo com o outro roteador wireless?

Alguma luz, por favor?

Editado por letisdorock
Adicionando informações.

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Amigo acho q já peguei um problema parecido se não o mesmo que você. O que esta causando este problema é o seu segundo roteador o D-Link 524. Você vai precisar pesquisar se o mesmo tem a opção para muda-lo para access point e depois de alterado para access point colocar o cabo que vem do switch na porta WAN. Nesse cliente que eu peguei esse problema a internet dele também caia de tempo em tempo e quando eu colocava o ip para acessar o roteador também não conseguia acesso ao mesmo.

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Andreis,

Vou tentar reseter o D-Link 524 e reconfigurá-lo. Mas, para quê serveria colocá-lo como access point? E, deixo o DHCP desabilitado também?

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Configurando ele como access point ele vai funcionar como um switch só que mandando a rede pelo wireless e cabo junto ao invés de apenas cabo. Se o seu roteador não ter essa opção para muda-lo para access point você pode mudar o ip dele para um diferente do Dlink DIR 600. Os 2 roteadores podem estar com o mesmo ip e por isso o erro de não conseguir acessar eles.

Editado por Andreis

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Andreis,

Já troquei os IPs.. o DIR-600 está com o 192.168.0.2 e o DI-524 é 192.168.0.1. Mas, testando aqui, os 2 pcs que estão ligados por cabo ao DI-524, dando um IPCONFIG eles motram o ip 192.168.0.2. Era para ser isso mesmo?

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Qual o ip que as 2 maquinas que estão no 524 estão pegando?

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192.168.0.106 e 192.168.0.108.

O DIR-600 está dando os IPs a partir de .0.100 até .0.199. Todas as máquinas da rede estão nesta faixa.

Editado por letisdorock

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Já que você mudou o ip do DIR 524 e não resolveu o jeito agora vai ser ver se ele aceita ser configurado como access point. Mas antes de configurar como acces point configure o wireless com o id e senha porque depois de alterado para acces point você não consegue acessar o roteador por ip. Para acessar ele novamente só resetando.

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Para testar, tirei o DI-524 da rede. Continuou a mesma coisa. Desliguei todos os equipamentos. Resetei tudo.

Agora, não consigo colocar o DIR-600 pra logar automático no modem Thomson TG508 da Velox. O modem e o roteador não se falam de jeito nenhum. Quando o consigo configurar o roteador, ele só fica como DESCONECTADO. Não conecta.

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você ta conectando o cabo de rede que vem do modem no DIR-600 pela porta WAN?

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Aparentemente resolvi o problema.

O roteador DIR-600 não estava segurando a conexão com a internet. Ele está com algum problema e caía toda hora. Aí, desarmava a rede e internet.

Troquei. Coloquei ele como repetidor da rede que o DI-524 está criando junto com o modem Thomson TG508. Estou com eles funcionando assim desde 11 da manhã e não tive nenhum problema.

Alguém já ouviu falar desse problema com o DIR-600?

Conectava ele, configurava o usuário e senha da Velox no modo PPPoE, o modem Velox configurado como bridge, e pronto. Ele ficava conectado por no máximo 5 minutos e caía tudo. Agora, coloquei ele como Access Point, usando o DI-524 para fazer o login na Velox, e está tudo bem novamente.

Vai entender. Router DIR-600 novo.. menos de 1 mês de uso. Vou fazer umas buscas. Qualquer coisa, troco na garantia ou procuro a assistência.

Abs.

você ta conectando o cabo de rede que vem do modem no DIR-600 pela porta WAN?

Não.. em uma das portas LAN.

---

É gente.. deu problema de novo.

Todos os equipamentos ligados no switch Planet FSD-1603 perderam rede e internet.

Não sei mais o que fazer. :confused::wacko:

Editado por Linio Alan
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O modem você tem que conectar na porta WAN do roteador para que ele possa logar o seu usuario e senha do velox. Como você não estava conectando o modem na porta WAN do DIR-600 talves seria esse o problema da conexão cair direto.

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O modem você tem que conectar na porta WAN do roteador para que ele possa logar o seu usuario e senha do velox. Como você não estava conectando o modem na porta WAN do DIR-600 talves seria esse o problema da conexão cair direto.

Andreis, não.

Meu espaço físico aqui é muito grande. Logo, preciso de 2 roteadores wireless.

1 deles, o DI-524 está ligado ao modem da Velox. Ligado pela porta WAN, configurado em PPPoE com login e senha, e configurado com para distribuir internet wireless.

O segundo, DIR-600, agora, só serve de access point.

Antes, eu tinha o DIR-600 fazendo a função que o DI-524 faz hoje. Caía toda hora. Mesma configuração: porta WAN, PPPoE com login e senha, etc. Ele não mantinha a conexão.

Agora, com o DI-524, a internet não cai mais.

Todos os equipamentos ligados no switch Planet FSD-1603 perdem rede e internet, sem qualquer motivo aparente. O DIR-600 está ligado ao switch Planet FSD-1603. Talvez ele está atrapalhando alguma coisa? Não sei.

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O modem você tem que conectar na porta WAN do roteador para que ele possa logar o seu usuario e senha do velox. Como você não estava conectando o modem na porta WAN do DIR-600 talves seria esse o problema da conexão cair direto.

Andreis, não.

Meu espaço físico aqui é muito grande. Logo, preciso de 2 roteadores wireless.

1 deles, o DI-524 está ligado ao modem da Velox. Ligado pela porta WAN, configurado em PPPoE com login e senha, e configurado com para distribuir internet wireless.

O segundo, DIR-600, agora, só serve de access point.

Antes, eu tinha o DIR-600 fazendo a função que o DI-524 faz hoje. Caía toda hora. Mesma configuração: porta WAN, PPPoE com login e senha, etc. Ele não mantinha a conexão.

Agora, com o DI-524, a internet não cai mais.

Todos os equipamentos ligados no switch Planet FSD-1603 perdem rede e internet, sem qualquer motivo aparente. O DIR-600 está ligado ao switch Planet FSD-1603. Talvez ele está atrapalhando alguma coisa? Não sei. Fica caindo a rede toda hora. Eu tenho que ir lá, resetar o DIR-600 e reconfigurá-lo. Aí, fica algumas horas funcionando e cai de novo.

Alguma ajuda??

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Então você configurou o DIR 600 como access point né. O cabo de rede que chega nele vai ter que entrar pela porta WAN para que a internet seja distribuida pelas porta lan e wireless. Tenta desse jeito que eu estou te falando para ver se resolve se não resolver acho que o DIR 600 esta com defeito.

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Então você configurou o DIR 600 como access point né. O cabo de rede que chega nele vai ter que entrar pela porta WAN para que a internet seja distribuida pelas porta lan e wireless. Tenta desse jeito que eu estou te falando para ver se resolve se não resolver acho que o DIR 600 esta com defeito.

Meus passos para configurar como Access Point, segundo manual do DIR-600.

. desmarcar a opção Enable UPnP e salvar;

. desmarcar a opção Enable DHCP Server e salvar;

. entrar com qualquer IP válido da rede (coloquei o 192.168.0.200, que nenhuma máquina ou equipamento usa) e salvar.

. NÃO plugar nada na porta WAN (Do not plug anything into the WAN port of the D-Link router.).

Vou testar como você me disse. Mesmo o manual mandando fazer o contrário. Vamos ver. Obrigada.

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A configuração desse seu deve ser diferente então. porque o que eu deixei como access point era um DIR-300 e nele era só marcar uma caixa escrito mode AP que habilitava o modo access point e não falava nada sobre não usar a porta WAN. Mais na duvida testa ae quem sabe da certo.

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A configuração desse seu deve ser diferente então. porque o que eu deixei como access point era um DIR-300 e nele era só marcar uma caixa escrito mode AP que habilitava o modo access point e não falava nada sobre não usar a porta WAN. Mais na duvida testa ae quem sabe da certo.

Andreis.. nada. Fiz como você disse. Só recebo o famoso "Conectividade nula ou limitada". Ele não enxerga rede, internet, nada.

:angry:

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