Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UPGRADE: i3-550 + P7H55-M Versus Combo AMD (qual?)


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Estou fazendo um upgrade no micro de um colega de trabalho, e pensei no seguinte combo:

Processador Core i3-550

Placa-mãe Asus P7H55-M LE

Memórias Kingston DDR3-1333MHz 2x2GB

HD SATA II Seagate 500GB

O resto será aproveitado do micro atual dele: gabinete, unidade óptica e fonte.

Por não estar mais tendo muito tempo de acompanhar todos os chipsets e tudo mais que vem sendo lançado, gostaria de opiniões sobre qual combo AMD poderia substituir este combo i3, mantendo o preço.

Lembrando que seria apenas a substituição do kit processador + placa-mãe, pois as memórias já fechei por ótimo custo e disponibilidade, e o HD pela não necessidade de um maior (ainda que fosse mais lucrativo optar por um maior) e pela garantia da Seagate no Brasil que por sinal já tive experiências positivas.

O uso será básico. É mais pela ideia de manter o micro atualizado para tarefas domésticas mesmo... é até por isso que estou inclinado pelo i3 por seu menor consumo em relação a um Phenom II X4 que deverão me sugerir. Mas aguardo sugestões.

AH, e esses ítens serão comprados no Paraguai. Não preciso de indicação de lojas, apenas de quais peças seriam equivalentes (ou ao menos próximas) na questão de custo a esse i3, embnora possam se basear nos preços do Brasil para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que você não está tão atualizado vou tentar te infromar:

Placas-mae de socket 1156 e 1366 estão praticamente mortas, pois são para processadores de arquiteturas que não serão mais levadas adiante pela Intel. 1156 já era, e 1366 só compensa se voce quiser um i7-990x. Da Intel, são PCs com os novos processadores Sandy Bridge que está compensando montar.

Se você não pode comprar uma placa-mãe socket 1155 + Processador SB, pegue AMD.

____

Bom, um core i3 desses está saindo por uns 140 dólares, e a placa-mãe por uns 110, você deve ter uns 250 dolares pra comprar placa-mãe e Processador.

Com essa grana, já que o PC é mais pra uso doméstico, eu pegaria uma placa-mãe com um bom custo-benefício como essa da ASUS. Sai num preço bom e vem bem preparada para alguns upgrades simples. Talvez você não ache BEM essa placa-mãe, mas já te aviso que se for comprar placa-mãe para Sandy Bridge, só compre se ela tiver revisão B3. Elas não tem um erro nas portas Sata 2 que havia nas versões anteriores. Essa placa-mãe tem suporte para turbo boost 2.0, tem 1 slot pci express 2.0 x16, saída HDMI, suporte a directx 10.1, 6 usb traseiras, 2 slots para memória.

Considerando que ela custa U$91, sobram 159U$ para processador. Não vai ser tão fácil achar um i3 SB, mas algumas lojas tem ele. Nos sites, achei o i3-2100 por 150 dólares, que fica dentro da sua cota. E ele é bem econômico, quase a metade dos Phenoms.

Eu ficaria com essa configuração. O PC vai ser doméstico, mas vai ser bom e a placa-mãe vai possibilitar upgrades futuros no caso de necessidade de melhora de desempenho. Se quiser um processador mais econômico em energia ainda, tem o i3-2100T, que é especialmente pra esse tipo de usuário que pensa no consumo. Mas acho que você não vai achar ele lá.

Dê uma lida: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Matheus. Obrigado pela resposta.

Na verdade quis dizer que não estou muito por dentro dos chipsets para AMD.

Montei meu i5 alguns meses atrás e acompanhei a saga dos bugs dos Sandy Bridge e da revisão B3.

Sei da evolução e, indiretamente, da aposentadoria precoce do socket 1156.

O que acontece é o seguinte:

Esse micro não é nem apenas para um colega de trabalho, é para o PAI desse colega. E olhe que meu colega deve ter lá seus 45 anos, ou seja, o pai dele deve ser beeem da velha guarda. Ou seja, o micro é realmente para coisas básicas. Poderia ser o mais em conta possível, mas sabe como é esse pessoal que já subiu mais na vida: não quer comprar algo "meia boca", quer no mínimo algo atual e bom. Ou seja, eu pensei, num primeiro momento, em sugerir um E5800 da vida, do mais finado ainda socket 775, pois o processador sairia por meros 70 dólares e uma placa-mãe simples por uns 55 dólares. O combo custaria menos que o i3 sozinho! Maaas, como sei como esse pessoal pensa, já quis ir logo num i3, mais moderninho, e que vá ser mais valorizado numa possível venda daqui a alguns anos, quando quiserem se desfazer dele.

Concordo que o ideal seria partir para um Sandy, ainda que "apenas" um i3. Entretanto, como você mesmo pode notar, quase não temos opções no Paraguai para esse processador. Encontrei apenas em duas lojas, e nem são as que costumo comprar, e ainda por cima, quem frequenta mais o paraguai alí em Ciudad del Este, sabe como são essas listas: vá esperando encontrar tudo que estão nelas pra ver no dia o que acontece.

Logo, no caso de sugerir um combo Intel mesmo, até por estar atual, pelo bom desempenho e pelo baixo consumo, iria nesse i3 antigo mesmo, 1156. Para os mais leigos, leia-se i3 3,20GHz. Esse tipo de público não vai atrás do socket, da família, do cache, de um ser substituto de outro, etc etc. Entende? Sem falar que esse sim, um i3-550 ou 540 da vida, tem sobrando lá no Paraguai.

Sendo assim, agradeço de verdade sua preocupação em me passar essas informações, mas nesse caso específico, com as devidas ressalvas de quem vai o adquirir, não vai ser muito útil.

Agradeceria novas respostas com sugestões de um combo com um X4 e uma placa-mãe, já que essa sim, não estou nada nada por dentro! hehe

E já adianto: não é nem por querer trocar o i3 pelo X4, é mais pra poder passar duas opções pra não parecer ignorante ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!