Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Molhado


Vryzas

Posts recomendados

Caros amigos sinto muito se estou postanto um problema q já ocorreu topicos no forum, mas acredito q cada caso tem um diferencial, também n sei c o local é o correto para postar essa duvida.

Vamos ao assunto, cheguei em casa e liguei o pc, simplesmente n ligou, quando abri a lateral percebi q estava umido, e atrás da placa mãe estava um pouco molhado, percebi logo q o forro do quarto estava encharcado, ai esta meu problema, ja coloquei para secar com secador em temperatura n muito alta, e nada, tem possiblidade de ter queimado todo? apesar de n ter feito nenhum estouro de curto ou algo parecido, estou realmente com problemas pois uso o pc para trabalho.

Aguardo algumas dicas em uma linguagem n estão especifica por favor =), sou leigo em manutenção.

desde já agradecido.

Abraços:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce sabe se a fonte tá funcionando?

Acende alguma coisa?

Gira algum cooler?

O processador esquenta?

você tirou as memórias, e secou-as, antes de tentar ligar?

Então como falei n percebi q estava molhado, acabei tentando ligar, mas nenhum sinal de vida, unica coisa q acende no computador só de colocar na tomada é a unidade de cartão de memoria ( n sei se é este nome o correto ).

deixei secando hj em frente a um ventilador, se n funcionar vou procurar ajuda de um tecnico, alias fica aberto c alguém tiver interesse que more em São Paulo.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de mais eu deixaria secar muito bem

1

deixe ao sol e de preferência sitio arejado durante 5 ou 6 horas

se a agua encharcou alguns dos circuitos (cmos) pode ainda persistir entre alguns pinos e mesmo por baixo dos circuitos

2

depois começaria por testar a fonte, desligada do motherboard

3

limparia os contactos das memorias e placa de video

4

depois desligava todos os discos, disquetes etc

deixava apenas o teclado, placa de video e uma memoria , se tem mais de uma.

conectava a fonte e via se o pc arrancava e fazia o teste inicial

5

a partir daqui seria ir ligando o resto e ver se algum provocava falha

se nao sabe fazer isto sera melhor levar a tecnico competente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de mais eu deixaria secar muito bem

1

deixe ao sol e de preferência sitio arejado durante 5 ou 6 horas

se a agua encharcou alguns dos circuitos (cmos) pode ainda persistir entre alguns pinos e mesmo por baixo dos circuitos

2

depois começaria por testar a fonte, desligada do motherboard

3

limparia os contactos das memorias e placa de video

4

depois desligava todos os discos, disquetes etc

deixava apenas o teclado, placa de video e uma memoria , se tem mais de uma.

conectava a fonte e via se o pc arrancava e fazia o teste inicial

5

a partir daqui seria ir ligando o resto e ver se algum provocava falha

se nao sabe fazer isto sera melhor levar a tecnico competente

Hm, para mim é meio complicado, posso acabar danificando mais ainda =), qual seria um valor justo a pagar um tecnico para fazer estes testes? :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara pra ser sincero com você a placa mãe com 99% que sua placa mãe queimou, umidade é o vilão pra qualquer eletrônico, só um milagre para não queimar, acho que só resta saber se os outros itens tambem queimaram, veja se tem uma placa igual ou com o mesmo soquete e teste os componentes.

sobre a questão de como desmontar é fácil, primeiro retire os cabos de energia, depois os cabos flat ou sata, retire os drivers (hd's, cd's,etc).

beleza, agora retire os outros cabos usb porta frontal ( fica escrito bem pequenino na placa mãe), e os lads ( os cabos que vem do botão de ligar), mas antes de tirar marque a ordem de como eles estavam colocados ja que vai colocar de novo, e por fim desparafuse a placa mãe. se quiser retire o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara pra ser sincero com você a placa mãe com 99% que sua placa mãe queimou, umidade é o vilão pra qualquer eletrônico, só um milagre para não queimar, acho que só resta saber se os outros itens tambem queimaram, veja se tem uma placa igual ou com o mesmo soquete e teste os componentes.

sobre a questão de como desmontar é fácil, primeiro retire os cabos de energia, depois os cabos flat ou sata, retire os drivers (hd's, cd's,etc).

beleza, agora retire os outros cabos usb porta frontal ( fica escrito bem pequenino na placa mãe), e os lads ( os cabos que vem do botão de ligar), mas antes de tirar marque a ordem de como eles estavam colocados ja que vai colocar de novo, e por fim desparafuse a placa mãe. se quiser retire o cooler.

valeu mesmo, mas pensei q no caso do pc estar molhado ele pelo menos tentaria ligar e depois dario um problema, o estranho q nem isso ele fez, tem a possibilidade de só a fonte ter ido pro saco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz o teste com a placa pega a fonte de um amigo emprestada e testa na placa mãe, ai ora pra que de certo, mas acho que queimou mesmo amigo, é osso!

mas faz o teste, se quiser teste usa fonte tambem, é simples, na fonte tem vrios fiuzinhos do conector principal pegue um clips, dobre ele e coloqu cada ponta, um a no fiu verde, e a outra no fiu preto do meio e o da direita do verde,depois com cuidado deixe ela no chão e ligue ela na tomada,( mas só se ela estiver seca) se a fonte funcionar ela ta boa,inclusive acho que ela nem ta queimada.

tem como verpelo cheiro, normalmente quando a fonte queima ela fede queimado mesmo!

kkkk tecnico usa o alfato tambem!:P. mas pode fazer o teste eu tenho quase certeza que a fonte nem queimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz o teste com a placa pega a fonte de um amigo emprestada e testa na placa mãe, ai ora pra que de certo, mas acho que queimou mesmo amigo, é osso!

mas faz o teste, se quiser teste usa fonte tambem, é simples, na fonte tem vrios fiuzinhos do conector principal pegue um clips, dobre ele e coloqu cada ponta, um a no fiu verde, e a outra no fiu preto do meio e o da direita do verde,depois com cuidado deixe ela no chão e ligue ela na tomada,( mas só se ela estiver seca) se a fonte funcionar ela ta boa,inclusive acho que ela nem ta queimada.

tem como verpelo cheiro, normalmente quando a fonte queima ela fede queimado mesmo!

kkkk tecnico usa o alfato tambem!:P. mas pode fazer o teste eu tenho quase certeza que a fonte nem queimou.

rs, mas se só a placa mãe acusar problema o computador n iria pelo menos tentar iniciar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você ja tentou utilizar um soprador termico de smd? pode ajuda ja q ele possui ponteiras que direcionam melhor o ar quente e varias faixas de temperatura, mas nao é qualquer um que possui um equipamento desses, alem de precisar de cuidado para nao aquecer demais. Mas computadores sao realmente muito sensiveis a umidade, lido com automação de tinturaria e muitas vezes pego pcs industriais q vem encharcados e sao raros os que se salvam mesmo em partes, normalmente pc molhado = lixo, e eles nem sempre soltam fumaça ou estouram isso ocorre mais quando voce liga em tensão errada ou coisas do gereno mas pode ocorrer com curtos devido a umidade tambem, mas é mais raro (salvo se estiver encharcado).

Mas boa sorte com seu pc amigo espero q pelo menos processador ram hd e outros compontes estejam funcionando pois nao aposto na salvação da placa-mãe, senao o preju vai ser grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom par retirar a umidade de componentes eletrônicos, quase por completo, eu utilizo álcool isopropílico em grande quantidade (o suficiente para submergir o componente nele), desmonte completamente o micro (retirando todos os componentes encaixados na placa mãe) e vá imergindo eles e álcool um a um, se possível em recipientes diferentes (requer muito álcool), e depois disso deixe os componentes secar a sombra, mas antes de imergi-los no álcool, retire a poeira e pasta térmica, no caso da fonte seria bom retirar ela da carcaça e imergir a placa de circuito no álcool também.

Após essa etapa testaria individualmente cada componente, mas como já foi citado é quase certeza de que a placa mãe queimou (parcialmente o totalmente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pela minha surpresa e imagino q de muitos, cheguei em casa ontem, tinha deixado o pc em frente ao ventilador, coloquei na tomada e funcionou, restartou algumas vezes mas depois pegou, hj de manhã ele deu um trabalhinho para ligar varias tentativas até funcionar, mas acredito q seja uma otima noticia, só queria saber o porque tenho q tentar inumeras vezes ligar o pc para ele pegar no tranco, talvez a fonte?

Abraços e agradeço muito a todos q me deram bons conselhos. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pela minha surpresa e imagino q de muitos, cheguei em casa ontem, tinha deixado o pc em frente ao ventilador, coloquei na tomada e funcionou, restartou algumas vezes mas depois pegou, hj de manhã ele deu um trabalhinho para ligar varias tentativas até funcionar, mas acredito q seja uma otima noticia, só queria saber o porque tenho q tentar inumeras vezes ligar o pc para ele pegar no tranco, talvez a fonte?

Abraços e agradeço muito a todos q me deram bons conselhos. :lol:

se vir o post #4 que coloquei diz:

"1

deixe ao sol e de preferência sitio arejado durante 5 ou 6 horas

se a agua encharcou alguns dos circuitos (cmos) pode ainda persistir entre alguns pinos e mesmo por baixo dos circuitos

"

agora pode ainda ter umidade ( deixe mais tempo a secar)

ou poderia estar sujo e com po o que ainda pode prolongar o problema

tente deixar a secar mais tempo como indiquei e se continuar a ter problemas o ideal poderia ser mandar limpar esse board

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar falando bobagem mas poderia ser OSMAR (osmarcontato:D) na ram? ele bipa quando você liga ele e precisa reiniciar? ou apenas começa a girar hd e coolers e desliga d novo? ja que ele ressusitou dos mortos eu nao estranharia se fosse algo assim, pode ser um remanescente do banho q ele levou tambem, ou ainda ate a fonte mesmo ela aquece e funciona bem quando esfria volta a dar problema. Experimenta trocar a fonte e ver se resolve, é o mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!