Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar ADCON1 do PIC18F6520


aender

Posts recomendados

Pessoal tudo bem ?

É o seguinte, estou criando uma rotina bem simples no mikroC para gerar um PWM no pino 33 (modulo ccp1) do PIC18F6520. O circuito será simulado no proteus da seguinte forma: Enquanto um botão que se encontra no Pino RA0 do PIC estiver pressionado, o PWM será gerado no PINO 33 , quando o botão deixar de ser pressionado, o PWM cessa.Acontece que não sei como configurar os pinos do PIC para receber niveis digitais (1 e 0) .No meu caso, quando o botão RA0 estiver en nível lógico 1 o pwm é gerado.

if (PORTA.F0 == 1) {...........} .

No PIC 18F2550 consegui fazer isso perfeitamente colocando ADCON1 = 6;

Mas no PIC 18F6520 não está funcionando , creio que a configuração do ADCON para tratar os pinos da porta A como digitais é diferente, mas não sei como fazer isso.

/********************Código *************/

void main()

{

ADCON1 = 6; // não funciona !!!

TRISA = 1; // Configura porta A como Entrada

PORTA = 0; // Inicializa porta A

TRISC = 0; // Configura porta C como saída

PORTC = 0; // Inicializa potta C

Pwm_Init(5000); // Initializa módulo PWM com frequência de 5Mhz

Pwm1_Start(); // Inicializa módulo PWM

while (1) // loop

{

if (PORTA.F0 == 1) // Pino em A0 Pressionado nível lógico 1 gera PWM

{

Pwm1_Change_Duty (175); // Gera Pwm no pino 33 ccp1

Delay_ms (100);

}

}

} // Fim main

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O valor do ADCON1 tem que ser igual a 15.

Nossa, verdade valeu mesmo !!!!

Configurei o ADCON com 15 e funcionou .Só que agora estou com outro problema , agora, quando pressiono o botão o PWM é iniciado, mas não para quando deixo de pressionar o botão. No PIC 18F2550 (ADCON1= 6)assim que eu parava de pressionar o botão o PWM cessava. Mas tudo bem , sua ajuda já resolveu quase o meu problema inteiro.Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você ligou, também, um resistor entre o RA0 e o VSS?

Se não for pedir muito, você teria um e-mail para que possa te passar a imagem do circuito , pois estou tentando fazer o uplod pelo forum mas não está dando certo.Com a imagem fica mais fácil entender . Valeu.

Você ligou, também, um resistor entre o RA0 e o VSS?

Bom, vou tentar descrever como está a parte de acionamento do PINO RA0.

Tenho o vss 5V em seguida o botão tipo push button com um resistor de 10K (com o GND no final ) em paralelo, isso tudo ligado ao Pino RA0 do PIC. ficou meio confuso mas infelizmente não estou conseguindo fazer o uplod do circuito.

Bom, vou tentar descrever como está a parte de acionamento do PINO RA0.

Tenho o vss 5V em seguida o botão tipo push button com um resistor de 10K (com o GND no final ) em paralelo, isso tudo ligado ao Pino RA0 do PIC. ficou meio confuso mas infelizmente não estou conseguindo fazer o uplod do circuito.

Até que enfim consegui enviar :

post-831556-13884959422969_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por via das dúvidas ligue o AVDD e o AVSS também.

Só sei programar em Assembly e, por isto, não sei se teria que mudar algo no código.

Quanto ao hardware é isto aí mesmo, embora eu sempre uso o botão ligado no VSS e resistor de pull-up, mas, isto é uma convenção.

Quanto ao ADCON1, não tenho dúvida de que o valor para que as entradas sejam digitais é 15, pois, consta no datasheet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por via das dúvidas ligue o AVDD e o AVSS também.

Só sei programar em Assembly e, por isto, não sei se teria que mudar algo no código.

Quanto ao hardware é isto aí mesmo, embora eu sempre uso o botão ligado no VSS e resistor de pull-up, mas, isto é uma convenção.

Quanto ao ADCON1, não tenho dúvida de que o valor para que as entradas sejam digitais é 15, pois, consta no datasheet.

Valeu pela ajuda rapaz !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...