Ir ao conteúdo

Overclock em 2500k usando EasyTune6 da GigaByte

D1gow

Posts recomendados

Postado

Fala galera,

Acabei de montar um PC novo pra mim com gigabyte UD4-B3 e processador i5 2500k.

No entanto passei por alguns problemas: Durante a instalação do windows e configuração de umas coisinha na BIOS, teve um momento que na reinicialização do PC o computador simplesmente desligou, achei estranho pois não pedi pra ele desligar, simplesmente fiz uma modificação na bios e ele normalmente iria somente reinicializar, porém logo depois ele ligou sozinho e imaginei que poderia ser um processo normal da placa mãe, até então tudo bem, instalei o windows e cheguei até a jogar uns joguinhos.

O Susto maior foi quando utilizei o software que veio com a placa mãe gigabyte, o easytune6, selecionei a opção de overclock 2 (3,4mhz ~ 3,8mhz), e ele pediu pra reinicializar.

Pronto, depois disso meu pc nao ligava mais :(

Depois de clicar no botão power, tudo ligava normalmente, depois da placa mãe carregar ela simplesmente desligava depois, e ainda tentava ligar normamente e.... desligava de novo.

Coloquei a mão nos componentes pra verificar a temperatura e estava tudo frio, chutaria uns 35º. (tinha acabado de jogar GTA IV no máximo).

Tentei desligar a fonte e ligar novamente depois de alguns minutos e nada.

Tentei dar um clear cmos e nada.

Estava com cabeça quente então resolvi deixar pra lá na esperança de solucionar depois, imagina que só de tentar ligar o PC ele voltaria.

E não deu outra, liguei no dia seguinte (hoje) e estou utilizando normalmente,

mas fica a duvida,

O que pode estar acontecendo?

Montei toda a configuração pra justamente fazer overclock, mas depois do susto fico com pé atrás, queria saber o que aconteceu pra poder faze-lo com segurança.

• 2 semanas depois...
Postado

posta sua configuração completa, fonte, memoria, placa-mãe, cooler e se der foto da bios como é pedido aqui pra podermos ajudar. e também se lembrar posta quais foram as modificaçoes feitas na bios e print do EasyTune com a modificaçao que você fez.

Postado

posta a config inteira por favor amigo pra nós darmos uma analisada, pelo que eu to vendo a sua placa mãe deve ta danificada... não sei é só um palpite... a minha tb faz isso de desligar sozinha mas só quando eu subo muito o clock do meu processador e nao da certo ela desliga e liga e volta com o clock original e avisa que o overclock foi errado. to usando um Athlon 2 x2 240 com uma M4a77T USB3.0.

Postado

Fonte Thermaltake 800W TR2

Core i5 2500K (cooler stock)

MB Gigabyte P67A-UD4-B3

DDR3 Corsair VENGEANCE 2x4 GB 1600mhz CAS9

EVGA 570GTX

Gabinete Aerocool Vx-9 Pro (2 cooler extra)

Sistema: Windows 7 Ultimate 64bits

Não modifiquei nada na BIOS, só mudei pro perfil 2 do easytune 6.

:(

Postado
Fonte Thermaltake 800W TR2

Core i5 2500K (cooler stock)

MB Gigabyte P67A-UD4-B3

DDR3 Corsair VENGEANCE 2x4 GB 1600mhz CAS9

EVGA 570GTX

Gabinete Aerocool Vx-9 Pro (2 cooler extra)

Sistema: Windows 7 Ultimate 64bits

Não modifiquei nada na BIOS, só mudei pro perfil 2 do easytune 6.

:(

acho que pode ter ocorrido algum aumento de tensão no uso do software, sempre é mais seguro fazer OC pela bios, você pode ir aumentando os clocks ate chegar no limite sem nenhum aumento de tensão, sempre verifique a estabilidade com algum programa de stress. no caso você pode subir o multi de 100x33 pra você chegar a 3.8 terá que colocar em 152x25 ou poderá diminuir o clock e subir o multi ja que a serie K tem o multi destravado. é quastao de matematica achar o clock ideal. mas tente fazer isso achar estabilidade sem subir o vcore, creio que consiga chegar num clock legal, se nao conseguir ai terá que aumentar a tensão. lembre-se faça tudo por sua conta e risco. mas se fizer da forma correta nao terá problemas.

Postado

Agradeço o apoio de quem respondeu!

Atualizei o windows pra SP1, não notei diferença significativa mas também não verifiquei os mínimos detalhes ^_^.

Breve estarei fazendo os overs, por enquanto só de memoria pra 1600mhz.

Além dos coolers padrões do gabinete (120mm dianteiro soprando pra fora e o lateral de 200mm soprando pra dentro), instalei 1 de 140mm soprando pra fora na parte superior e aproveitei um cooler ROCKET da evercool que tinha aqui e coloquei la em cima também soprando o ar pra fora do gabinete.

Qual benchmarks vocês utilizam?

Realizei 3 até o momento:

======== 3DMARK 11 ============

<http://3dmark.com/3dm11/1282112>

========== GTA IV =============

Statistics

Average FPS: 65.06

Duration: 37.27 sec

CPU Usage: 63%

System memory usage: 42%

Video memory usage: 90%

Graphics Settings

Video Mode: 1280 x 1024 (60 Hz)

Texture Quality: High

Texture Filter Quality: Very High

View Distance: 60

Detail Distance: 100

Hardware

Microsoft Windows 7 Ultimate

Service Pack 1

Video Adapter: NVIDIA GeForce GTX 570

Video Driver version: 266.58

Audio Adapter: Alto-falantes (Realtek High Definition Audio)

Intel® Core i5-2500K CPU @ 3.30GHz

File ID: benchmark.cli

========== AIDA64 =============

Arquivo em anexo. (está dando invalid file :unsure:)

Obs: Aislan.BA seu link está quebrado, esse Lynx seria o UBUNTU?

Postado

Linx é o programa que frita o cpu para testar estabilidade.

você usa qual cooler no processador?

Aqui uso meu 2500K a 4800mhz com 1.35v.

Caso você tenho um cooler diferente do box vai poder usar pelo menos 4200mhz fácil.

Na bios mude o mult para 42x, vcore 1.25v, PCH, VTT, PLL deixa tudo com os valores padrões, ou AUTO se você não tiver como saber os valores default.

Não faço over nas memorias até você achar estabilidade no cpu.

Se der boot passe no Linx ou outro programa para testar estabilidade no cpu, caso não tenho nada aí testa no 3dmark11, se tiver estavel vai passar no teste até o final, caso trave ou reinicie você vai precisar subir mais o vcore, e fique atento as temperaturas, não devem passar dos 70ºC.

Caso você use o cooler box não aconsenho fazer OC, use apenas o turbo do cpu mesmo que vai elevar ele até 3.8ghz.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!