Ir ao conteúdo

duvida sobre cuidados ao montar um PC

Posts recomendados

Postado

Luva anti-estática, pulseira anti-estática - isso é mesmo necessário?

Na ausência dos materiais citados acima, teria algum procedimento para descarregar a eletricidade estática a ponto da mesma deixar de ser um problema?

Postado

antes de encostar nas pecas, encoste em algum metal para descarregar sua "eletricidade"....

OBS: eu ouvi isso de um amigo e sempre faco isso...nunca deu problemas nos computadores q eu mexi...(sempre limpo e desmonto ele inteiro)

nao me responsabilizo por nada amigo..então se quiser seguir esse meu conselho, siga por conta e risco...hehe

Postado

Ok.

Então, melhor recorrer aos métodos comprovados. Qual o mais eficiente e pratico, Luva ou pulseira?

Para fazer um aterro, bastaria "meter" um tubo de cobre 30 centímetros abaixo da terra e pregar a garra da pulseira na parte exposta do tubo?

Postado

não precisa disso, é só ficar descalço no chão, não em carpete nem em tapetes, no piso mesmo, e relar nas partes metálicas do gabinete uma vez ou outra, e cuidados maiores só com o processador, nunca vi alguém conseguir queimar um pente de memória ou uma placa mãe só com estática.

Postado

Mas precisa "relar" nas partes metálicas do gabinete com a fonte dentro dele e ligada na tomada?

Postado
Mas precisa "relar" nas partes metálicas do gabinete com a fonte dentro dele e ligada na tomada?

Fonte ligada na tomada mas com sua chave desligada (aquela que fica na fonte)

Isso irá cortar a fase mas deixará o neutro e o terra conectados.

Postado

Ah, aqui nenhuma tomada é aterrada =/

Isso não adiantaria. Nem os postes aqui são aterrados.

Postado
Ah, aqui nenhuma tomada é aterrada =/

Isso não adiantaria. Nem os postes aqui são aterrados.

De qualquer forma pelo menos o neutro vai continuar lá :D

Se não ajudar, atrapalhar é que não vai ;)

Postado

Bom mas, as luvas realmente funcionam ou só iludem e dão autoconfiança ao utilizador?

Postado
Bom mas, as luvas realmente funcionam ou só iludem e dão autoconfiança ao utilizador?

Se elas realmente são eficientes eu não sei (não entendi quando li a explicação), mas pelo menos elas vão proteger contra a gordura e os ácidos de nossa mão :D

Postado

Essa História de energia "estática" prejudica sim as placas , mas nao muito. KDE quando for limpar alguma placa sua caso voce queira, nao precisa desses acessórios e tal ( ao menos que voce queria ter um ), tipo quando eu faço a manutenção do meu pc pra limpar contatos, tirar poeira , etc.. Eu sempre toco em algo metálico pra descarregar minha eletricidade estática. Ate hoje sempre fiz isso e nao tive problemas com minhas placas ^_^

Postado
Essa História de energia "estática" prejudica sim as placas , mas nao muito. KDE quando for limpar alguma placa sua caso voce queira, nao precisa desses acessórios e tal ( ao menos que voce queria ter um ), tipo quando eu faço a manutenção do meu pc pra limpar contatos, tirar poeira , etc.. Eu sempre toco em algo metálico pra descarregar minha eletricidade estática. Ate hoje sempre fiz isso e nao tive problemas com minhas placas ^_^

O problema da eletricidade estática é que ela não se comporta como a eletricidade normal, ela pode estar fazendo o caminho inverso (do objeto para você) e você nem estar percebendo.

Bem... agora cheguei ao limite de meu conhecimento, só lembro disso que o Faller postou a um bom tempo atras. (acho que foi ele)

Postado

Geralmente quando eu faço limpeza no meu PC eu não uso pulseira, porém eu não toco em nenhum contato exposto ds placas, sempre seguro memorias pelas bordas sem tocar nos contatos.. a VGA eu manuseio pegando apenas no dissipador e no espelho PCI... as peças que eu removo eu embalo na embalagem antiestatica que veio nelas ate o momento de monta-las novamente no gabinete.. outra dica é evitar manusear placas e componentes eletronicos em dias muito secos, com baixos niveis de umidade do ar pois a rigidez dieletrica do ar aumenta e torna mais fácil o acumulo de cargas..

Postado

Olha, eu tenho 22 anos de experiencia em eletrônica e nunca aconteceu comigo e nem com nenhum técnico conhecido algum problema comprovadamente causado por carga estática.

Normalmente, uma oficina normal não é um ambiente propicio a cargas estáticas, mas em casas ou escritorios com carpetes por exemplo são locais bem provaveis de acontecer.

Eu uso um método simples, lavo as mãos antes de iniciar uma tarefa, o contato com a torneira de metal e a água corrente tem se mostrado eficaz durante esses anos.

Postado

Bom, aqui não tem carpete nem tapete. Só um chão de "matéria" vermelha. A unica coisa que percebi que gera energia é uma camisa que tenho. Quando eu tiro ela depois de uns 5 minutos de uso, faz o mesmo barulho e transmite a mesma sensação de quando você desliga a TV (de tubo) depois de horas de uso e passa a mão na tela. Acham então que se eu enterrasse minhas mãos na terra por 20 segundos já teria descarregado a estática?

Postado

Cara, se você ta tão inseguro assim, compra uma pulseira ou luva anti-estática. Se comprar a pulseira, basta você plugar o "dente" dela na parte metálica do seu gabinete enquanto faz a limpeza. E sempre evite pegar nos contato das placas, pegue pelas bordas.

Postado
Cara, se você ta tão inseguro assim, compra uma pulseira ou luva anti-estática. Se comprar a pulseira, basta você plugar o "dente" dela na parte metálica do seu gabinete enquanto faz a limpeza. E sempre evite pegar nos contato das placas, pegue pelas bordas.

Usar a pulseira com ela ligada no gabinete e não usar pulseira alguma tem o mesmo efeito:

Nenhum

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...