Ir ao conteúdo

Soft Start PIC12F675

Rodrigo Lange

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso muito da ajuda de vocês!

Tenho uma esteira com motor mono 220v 1/4cv onde preciso que ele parta de maneira suave (de 0 a 100% da velocidade em cerca de 1.5seg) afim de evitar os trancos toda vez que parte ou pára.

Minha ideia é de utilizar um PIC12F675 para isso. Ele também irá gerenciar dois modulos IR que servem como sensor de barreira. A ideia é semelhante a um Checkout comum de mercado.

Preciso de idéias de como fazer isso, pretendo usar um STP12A60 ou BT139 que são tiristores, mas pode ser outro tão profissional qto estes..

Agradeço desde já pessoal!

Postado

Ok, obrigado pela resposta amigo.

1º pergunta: Porque utilizar o PIC12F683?

2ª: Utilizar PWM de 60Hz do PIC ok, mas depois? Altero essa frequencia? Como se dá a rampa do motor? ele é alternado sim com condensador de partida.

Postado

PIC12F683 em relação ao PIC12F675/629 = Dobro de Memória de Programa, Dobro de Memoria RAM, Dobro de Memória EEPROM, Tecnologia NanoWatt, CCP (Capture Compare e PWM), e eu já utilizei os dois em um projeto de beep para radioamadorismo e o pic12f675 tem muitos problemas principalmente se você utilizar o cristal interno. Se o microcontrolador aquecer ou receber indução eletromagnética ou RF ele não funciona como deveria (a frequencia do oscilador é alterada e com isso a oscilação não é mais a esperada). Em minha opnião eu não utilizaria de forma alguma por causa dos problemas já apresentados nas minhas primeiras experiências.

O pic12f683 possui o módulo CCP (PWM) integrado com um timer separado para ser utilizado nesta função.

Você deve desenvolver um programa que altere o tempo do ciclo ativo...

EX:

1 - inicia o pwm

2 - carrega a variável velocidadeescalar com o valor de 0 (VelEsc=0)

3 - inicia rampa de subida (For ou loop ou while acrementando a variável)

4 - terminou a rampa de aceleração, agora permanece um tempo

5 - inicia rampa de descida (mesma função de cima só que reverso)

6 - fim da desaceleração

Você pode inclusive utilizar o TIC somente para aceleração e desaceleração e utilizar um rele para segurar o motor girando enquanto não for necessário acel/des.

Postado

Obrigado amigo.

Não preciso de muita resolução acho...

Que tipo de variável declaro?

E como faço para que esta rampa se dê em um intervalo de 1.5 Seg?

Outra.. Existe alguma possibilidade de ser feito a detecção de parada forçada do motor? como se algo estive bloqueando funcionamento da esteira..

Mas isso detectado através do tiristor..Sem adição de outro tipo de hardware..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!