Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar os drivers da placa de vídeo


Francisco Meyen

Posts recomendados

Instalei o Ubuntu e fiquei vendo uma tela que tem um mouse estranho. É óbvio que os drivers da placa de vídeo não foram instalados.

Alguém ajuda no passo a passo como instalar estes drivers? Tenho o CD da Saphire Radeon. Se quiserem saber o modelo basta ver na assinatura.

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ajude, o utilitário está longe de ser infalível, por isso problemas são relativamente comuns. Na maioria dos casos, você pode simplesmente desativar o driver e refazer a instalação usando os passos manuais, mas em casos de problemas na instalação dos drivers 3D você pode cair no clássico caso do X não abrir mais. Nesses casos, a solução é pressionar Ctrl+Alt+F2 para ir ao terminal de texto e remover o driver manualmente, reinstalando o driver open-source em seguida, como em:

# apt-get remove --purge fglrx* xserver-xorg-video-ati

# apt-get install xserver-xorg-video-ati

Note que os pacotes com os drivers do X.org no Ubuntu recebem todos o prefixo "xserver-xorg-video", como em "xserver-xorg-video-nv" ou "xserver-xorg-video-intel".

Precione Ctrl+Alt+F2 e digite estes dois comandos acima, não se esquecendo de colocar o sudo na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anjoed,

Este final de semana quando eu estiver no meu PC, darei um boot pelo Ubuntu 11.04 e postarei a tela. Nem eu consigo ver o mouse. Mexendo no mouse, algumas vezes eu vejo que opções ficam com cor diferente, apenas isso. Quando eu consigo descobrir onde ele está é como se fosse um pequeno quadrado em cor mais clara que o restante da tela. Não é uma seta, nem é um quadrado em cor totalmente diferente do restante da tela.

Será que eu fui claro? Porque sinceramente este mouse está escuro .. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem puder ajudar:

A tela que eu vejo no Ubuntu é vermelha ou marrom apesar de que ela ficou assim quando capturei. Aqui aparece um mouse mas ela é preta com riscos. Não é esta tela que eu estava visualizando. Caso precisem de alguma informação peçam. Obrigado!

De tudo que eu entendo e do nada que eu sei de Ubuntu, claramente me parece um problema de definição do vídeo.

capturadetelaw.png

Uploaded with ImageShack.us

Este Ubuntu foi instalado por dentro do W7. Existe alguma forma de fazê-lo funcionar no Windows, como se fosse um programa?

Esta tela tinha um Firefox aberto:

http://img571.imageshack.us/i/telacomfirefox.png/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anjoed,

As imagens que eu postei foram de um dual boot ou seja, eu estava no ambiente do Linux Ubuntu, salvei as imagens em uma pasta, reiniciei e vim aqui no Windows postá-las.

O que eu queria saber é se daqui (W7) eu consigo acionar o Ubuntu como se fosse um programa digamos que algo parecido com uma VM.

Chegou a analisar as telas pretas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, estando em dual boot, não.

Existe uma outra forma de trabalhar com Linux e Windows ao mesmo tempo, ou usando máquina virtual ou através do Wubi.

Pelas telas, parece ser, realmente, um problema do driver de video. Para teste, a tela de login do ubuntu fica normal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a tela de login fica (acho eu) normal. Eu consigo ver o único usuário e consigo digitar a senha. Tudo isso através do teclado, sem usar o mouse.

A captura da tela, o salvamento da imagem, etc. também foi feito usando apenas o teclado.

Como faria para usar o WUBI por dentro do W7?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da tela de login, na parte superior tem uma barra, mais fina que a do W7, preta com 3 símbolos do lado direito. Na parte esquerda do meu vídeo também tem uma barra vertical, onde está o Firefox e outros aplicativos. "Andando" com o mouse eu acabo vendo o que são estes aplicativos. Quando dou sorte o mouse cria como se fosse um ponteiro para o aplicativo com o nome.

Vou ler o tópico que você me passou. De qualquer maneira, estou baixando o Virtual Box.

----------------------- Edit

Foi exatamente a partir deste link que eu baixei o Ubuntu, copie para um CD, e instalei.

---------------------------------------- Edit #2

Esta é a tela que eu vejo no Ubuntu pelo Virtual Box. Nela tem mouse.

telaubuntoemvm.png

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, achei uma solução paleativa:

http://forum.bitcoin.org/index.php?topic=9239.0

Lembrando, nesse tópico está sendo explicado como configurar o micro para rodar o bitcoin miner. Logo, as linhas que nos interessam:

Download and install ATI Driver 11.5 for Linux 64bit.

cd ~

wget http://www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-11-5-x86.x86_64.run

sudo sh ati-driver-installer-11-5-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/natty

sudo dpkg -i *.deb

sudo apt-get -f install

sudo aticonfig -f --initial --adapter=all

sudo reboot

Verify that the ATI Driver is setup and running

cd ~

DISPLAY=:0 sudo fglrxinfo

A versão de seu Ubuntu é o 64 bits ? Senão for, é só baixar a versão 32 e seguir o mesmo tutorial.

Esqueci de escrever, essa instalação pode ser feita via terminal texto. Ou seja, na tela de login do ubuntu, pressione CRTL+ALT+f1. Você irá para o modo texto e logue-se como root. Assim, tente efetuar esses passos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Anjoed,

Mais uma vez obrigado. Vou testar isso na parte da tarde e depois posto os resultados.

Como eu vejo se a versão é X64?

Dê uma lida novamente, acrescentei mais informações.

Para saber qual é a versão do Kernel, no terminal, execute: uname -a

Ele vai retornar isso:

Linux server 2.6.38-10-generic #44-Ubuntu SMP Thu Jun 2 21:32:22 UTC 2011 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!