Ir ao conteúdo

Circuitos com 2 entradas de alimentação?

ogaittiago

Posts recomendados

Postado

E ai Pessoal

Bom eu tinha esquematizado um circuito onde na sua alimentação iria receber uma Proveniente de uma fonte de tensão (por volta de 12V), e outra proveniente de um bateria de 9V.

Cada uma iria passar por um 7805 e apos irião se juntar e alimentar o circuito.

Na minha ideria apos a saidas dos 7805 eu colocaria um resistor bem baixo (1R) para não haver pequenar diferenças de tensão.

Até ai foi o que eu tinha esquematizado.

porém quando fui fazer na PCI e esqueci de deixar o espaço para o resistor da 1ª entrada de alimentação.

agora que percebi isso fiquei pensando, será que eu não tinha cometido um erro. Pois da maneira como eu pensei o meu circuito, não iria consumir a bateria também? Sendo que ela só teria de ser utilizada se faltasse alimentação na entrada 1.

Segue detalhe da Entrada na PCI:

PCIEntTens.jpg

Segue Ideia das Entradas:

aLI2Entradas.jpg

Como poderei resolver?:confused: Ainda não coloquei o resistor na placa, e note que ainda tem um junper para ligar as duas entradas que também não ligei ainda.

Desde já agradeço.

Tiago Souza

Postado
nao sei se estou certa mas as duas tensão estão estabilizadas o que no meu ponto de vista não precisa de resistor

Geralmente se usa o resistor quando se quer trabalhar com retificação em paralelo.

Era isso que eu estva pensando.

Mas foi isso que pensei depois, pois na verdade não estão em "paralelo totalmente"

Agora minha duvida é em questão se ligar as duas alimentações se as duas vão começar a consumir. ( ou seja só quero que a bateria consuma quando houver falta da outra alimentação.

no agardo;

Obrigado

Tiago Souza

Postado

ogaittiago,

Dessa forma que você ligou irá prejudicar o funcionamento do circuito. Veja que está sendo ligado uma saída de regulador em outra saída de outro regulador, ou seja, as correntes estão em sentidos opostos uma da outra. Dependendo da corrente, é bem possível que danifique um dos dois ou até os dois reguladores.

O que você deseja é: na falta ou queda da alimentação de um (que seja pelo esgotamento da bateria, por exemplo), o outro regulador entre em ação, no seu lugar, correto?

Vou postar um esquemático de uma ideia de como é possível fazer o que você deseja. Infelizmente não poderei explicar-lhe agora o funcionamento, mas já pode ir pensando nessa possibilidade ok?

battery-backup-supply.jpg

Diego

• Membro VIP
Postado
Você pode usar a fonte a bateria em paralelo e alimentar o circuito não precisa dois 7805. a bateria vai ficar sempre carregada

O diodo D2 não tem nenhuma função ai no circuito..

Coloque o mesmo em série com a bateria se essa bateria for na verdade uma pilha de 9 Volts que não pode nem deve receber carga...

Postado

O que você deseja é: na falta ou queda da alimentação de um (que seja pelo esgotamento da bateria, por exemplo), o outro regulador entre em ação, no seu lugar, correto?

Sim é exatamente isso que quero. :D

Vou postar um esquemático de uma ideia de como é possível fazer o que você deseja. Infelizmente não poderei explicar-lhe agora o funcionamento, mas já pode ir pensando nessa possibilidade ok?

battery-backup-supply.jpg

Diego

Porém dessa maneira não estaria consumindo minha bateria ( Bateria tipo pilha 9V, não recarregavel)? :confused:

O diodo D2 não tem nenhuma função ai no circuito..

Coloque o mesmo em série com a bateria se essa bateria for na verdade uma pilha de 9 Volts que não pode nem deve receber carga...

Mas Faller dessa maneira eu tambem não estaria consumindo minha bateria? :confused:

Valeu gente,

no aguardo.

Tiago Souza:cool:

• Membro VIP
Postado

Amigo Tiago.. Simplifique a vida.

Assim..

7805combateriabkp.jpg

Os diodos impedem que as fontes interajam entre si.. Ao faltar a tensão de 12 Volts assume, via diodo, a bateria de 9 Volts. Ao retornar a fonte de 12 Volts, o diodo da fonte de 9 Volts é aberto e a bateria de 9 Volt cai fora, nem carregando, nem descarregando a mesma..

Só isso, nada mais que isso..

Postado
Amigo Tiago.. Simplifique a vida.

Assim..

7805combateriabkp.jpg

Os diodos impedem que as fontes interajam entre si.. Ao faltar a tensão de 12 Volts assume, via diodo, a bateria de 9 Volts. Ao retornar a fonte de 12 Volts, o diodo da fonte de 9 Volts é aberto e a bateria de 9 Volt cai fora, nem carregando, nem descarregando a mesma..

Só isso, nada mais que isso..

excelente Faller é isso mesmo, bem simples e funcional.

Obrigadão.

Mas cara ainda tem um pequeno problema infelizmente eu já tinha feito a Placa e estou com pouco furos livre:

Pela figura a seguir:

PCIEntTens.jpg

Tenho livre ainda os espaços, pois não coloquei os componentes:

• Os Lugares dos 2 Capacitores;
  • Dos 2 Reguladores 7805;
  • Do Resistor;
  • E do Janper.

Analizando o Diodo da Bateria dá para eu colocar, pois teria de fazer somente um furo proximo a trilha.

Mas o outro não sei bem talves tenha de "cortar um trilha" e fura sei lá.

Com um só é perigoso?

Obrigado

Tiago Souza

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!