Ir ao conteúdo

Velharia: Mega Drive 3 com problema

HadadMD

Posts recomendados

Postado

Olá. Bem, esse é meu primeiro tópico, então perdão se estou colocando no lugar errado.

Bem, há quatro meses atrás, meu primo me deu o Mega Drive dele, que estava encostado há uns dez anos (literalmente). Comecei a jogar e tal, sem problemas. porém, percebi que de vez em quando, ao apertar o botao de ligar, o Mega nao ligava, sendo necessaria uma mexidinha no botao para que o bichinho ligasse.

O problema é que esse problema foi ficando mais frequente e mais grave, e hoje ele simplesmente nao liga. Na verdade, até liga, mas é bem raramente, e só da tempo da LED dar uma piscadinha de meio segundo.

Abri o video game e fui desparafusar a placa do plastico. Depois de ter tirado todos os parafusos (ou melhor, achar que tinha tirado), percebi que la no fundo da placa tinha uma peça preta de plastico parecida com parafuso. A diferença era que, enquanto o parafuso tem a cabeça grande e o corpinho pequeno e espiralado, aquela peça tinha tamanho uniforme e era cilindrica, com as espirais em volta. Quando soltei ela, vi que nada aconteceu. Então me lembrei de ter visto, há um tempo atras, algo mencionando trimpots, que eram frequentes em consoles da SEGA, e que regulavam varias coisas no funcionamento do console.

Trimpot: http://www.pedalpartsplus.com/mm5/graphics/00000001/10k%20Trimpot.jpg (o do Mega nao era igual a esse, portanto nao tenho certeza se era realmente um trimpot ou não)

Depois de colocar a peça de plastico no lugar, achei os parafusos de verdade, os removi, e, com meus olhos leigos, procurei por algum erro (fio desencaixado, trilha corroida, qualquer coisa); sem sucesso.

Fechei tudo de volta, parafusei e tudo mais. Quando fui tampar o Mega com a parte de cima do bichinho (onde ficam os botões), percebi que o botão da tampa nao encaixou no botão que fica acoplado à placa (que é o que realmente ativa o video game). Beleza, fiz um pouquinho de força, fez um estalo e encaixei o botão. Mas, nessa ocasião, o Mega ligou (tipo... D=). Tentei outras vezes, a maioria com sucesso.

Beleza, ai fui la na maior alegria, coloquei um cartucho qualquer pra testar: ligou (através do esqueminha, claro), só que a tela ficou preta, com chuvisco, e o audio era um chiado meio zunido... um som meio do mal. Tentei de novo, e de novo, e troquei o cartucho, e tentei de novo... em todos os casos havia esse problema. Até ai eu tava usando a saída RF. Tentei pela saída AV: não pegou: a unica diferença era que o chuvisco era menor e o zunido/chiado, menos perceptíveis.

Conclusão: o bicho não liga. Quando liga (por meio de gambiarras), não sai video nem audio. Alguem aí pode me dar uma ajuda?

PS: Só porque eu tinha ganhado o Sonic 3... bem no dia que pifou, nem tive a oportunidade de testar.

PS²: Quando dá o estalo na tampa e o botão de plastico encaixa na placa, eu tenho que manter meu dedo pressionado no botão para que o Mega fique ligado.

Considerem as minhas leigas hipóteses:

1- O problema era em algo relacionado à eletrecidade (não sei o que, especificamente), o que eu consegui "consertar". O problema de audio e vídeo é causado pelo -suposto- trimpot desajustado (lembrando que nao tenho certeza se aquilo é um trimpot).

2- O problema era em algo relacionado à eletrecidade (não sei o que, especificamente), o que eu consegui "consertar". O problema de áudio e vídeo é causado por mal encaixe dos cartuchos (problema que ocorre na maioria dos consoles antigos), uma vez que nao tive tempo nem paciencia pra ficar desencaixando tampa de Mega, dando uma mexida no cartucho, encaixar a tampa de novo, ver que nao deu certo... e reiniciar o ciclo.

3- Como o console ficou "abandonado" em uma cidade de praia, a umidade ferrou tudo. No começo funcionava exatamente porque nao estava sendo usado. Quando coloquei ele pra funcionar (cometendo o erro de nao limpá-lo antes), começou a dar ZIGZIRA la dentro.

Sinto muito por fazê-los ler tanta coisa, é que sou fascinado por video-games antigos, e nao se recebe de graça um Mega Drive todo dia. Alem do mais, sou ainda mais fascinado por Sonic, e estou louco para jogar o Sonic 3. Na verdade, desesperado seria a palavra correta.

Obrigado

• 2 semanas depois...
Postado

Tenho um Mega Drive, e aconteceu algo parecido com que aconteceu com o seu, ele ligava de vez enquando. mandei ele para assistencia (deve ter sido em 2007), acho que disseram que tinha queimado a placa de baixo do botão de ligar do console, por isso parece que tiveram que trocar a placa. agora funciona beleza.

Agora o caso do chiado/ruidos não sei. Pode ser sim os trimpots, mas pode ser seu cabo tambem. Achei estranho você falar do cabo RF. Ele é RF ou AV?

Postado

então... acabei conseguindo resolver o problema xP

O problema, de fato, era na parte da placa com o botao de ligar e desligar. Ai, com ajuda de uns colegas, achei o erro e soldei uma partezinha lá. O chiado era o trimpot que eu tinha, sem querer, desajustado, mas tambem ja reajustei.

Agora ta tudo funcionando certinho!

À propósito, é cabo RF sim. aquele que pluga no lugar da antena na TV.

De qualquer modo, obrigado

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...