Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto_resfriador de temperatura


estudante.eng

Posts recomendados

Tenho um projeto pra faze numa matéria da faculdade sobre microcontroladores. Estamos pretendendo fazer um resfriador de temperatura, que basicamente possuirá:

-um sensor LM35 pra converter a temperatura, captada em um resistor variável, em tensão.

-O pic 16f877a seria utilizado para:

-Fazer a conversão da tensão analógica enviada pelo sensor em um sinal digital;

-Esse sinal digital seria exibido na forma decimal(temperatura em graus celcius) num display LCD 2x16 caracteres;

-Reduziríamos a resistência, aumentando a corrente sobre o resistor, esse resistor aqueceria mais e seria aproximado do sensor. Esse aumento de temperatura levaria o Pic a acionar um atuador, nesse caso uma ventoinha, que seria apontada para o resistor, reduzindo sua temperatura.

-Para variar a velocidade de giro da ventoinha, conforme o aumento da temperatura, usaríamos o PWM contido no próprio PIC.

Ufa, esse projeto é bem trabalhoso. Eu to tentando fazer primeiro a parte de mostrar a temperatura no display de LCD. Esse processo já utiliza a conversão A/D do pic, além do acionamento do display LCD. Pesquisei alguns projetos de termômetros digitais, já que nosso projeto vai funcionar dessa forma também.

Queria ver com o pessoal, a possibilidade de postarem algum projeto que já fizeram, tanto o circuito, quanto a programação envolvida. Outra parte do meu projeto seria o acionamento da ventoinha, utilizando o PWM do pic. Se tiverem exemplos de projetos que executem essa função ficaria muito agradecido.

Desculpem a extensão do tópico. Não consegui ser mais breve.(:))

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a velocidade da ventoinha seria pra utilizar o PWM que o professor pediu. Então, não tinha uma ideia em mente de como fazer. Não pode ser feito assim, para uma certa tensão a rotação é um valor, então a medida que se aumente essa tensão a rotação da ventoinha aumenta também. Pode ser feito só pelo programa mesmo, com valores fixos.

Eu uso o micro C, não sei qual o seu compilador, mas se puder fazer em linguagem C seria mais fácil pra eu entender.

Valeu pela atenção,

Um abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feito:

Circuito:

XFdP5.jpg

#include <16F877A.h>             //O PIC utilizado, obigatório!
#device adc=10 //ser utilizado de 8 bits também.
#FUSES NOWDT //Sem Watch dog, evitando reset
#FUSES XT //Crystal de oscilação igual a 4mhz
#FUSES PUT //Tempo de início do PIC
#FUSES NOPROTECT //Codigo sem proteção de leitura, software livre!
#FUSES NOLVP //No low voltage prgming, B3(PIC16) or B5(PIC18) used for I/O
#FUSES NOCPD //No EE protection

#use delay(clock=4000000) //Meu clock
#include <LCD.C> //Rotina de LCD modo 4 vias. Obrigatório!

int8 valor_adc;
float temperatura;
int8 pwm;

void main()
{
lcd_init();

setup_ccp1(CCP_PWM);
SETUP_TIMER_2 (T2_DIV_BY_4,249,1);
SET_PWM1_DUTY (0);

SETUP_ADC_PORTS(AN0);
SETUP_ADC(ADC_CLOCK_DIV_8);
SET_ADC_CHANNEL(0);
delay_us (20);

WHILE(TRUE)
{
valor_adc = read_adc();
temperatura = (valor_adc*5.0*100)/1024;

if (temperatura < 30)
{
pwm = 0;
set_pwm1_duty (0);
}

if ((temperatura > 30) && (temperatura < 35))
{
pwm = 34;
set_pwm1_duty (85);
}

if ((temperatura > 35) && (temperatura < 40))
{
pwm = 50;
set_pwm1_duty (125);
}

if (temperatura > 40)
{
pwm = 100;
set_pwm1_duty (249);
}

printf(lcd_putc,"\fTemp=%0.0f%cC\nDuty=%u%%",temperatura,0xdf,pwm);
delay_ms (200);

}
}

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu muito pela ajuda Mateus. Só que não to conseguindo compila o arquivo, ai consequentemente não tá gerando o .hex pra passa pro proteus. Queria saber o seguinte, qual a versão do mplab q você usa? Eu tentei com o IDE v.8.56 e não deu certo, quem sabe com outro seja mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Matheus o programa funcionou certinho. Agradeço desde já. Só tenho uma dúvida, você já fez projetos com o LM35? Ele seria capaz de detectar a temperatura em um resistor variável, por exemplo, conectado em uma fonte CC de tensão? E quão perto ele teria de ficar do resistor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!