Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher optoacoplador


Matheus_Carvalho

Posts recomendados

valeu shunt pela ajuda! só mais uma duvida, o mosfet que estou usando é um irf541 e vou usar num driver para motor de passo. Pelo datasheet dele a tensão no gate tem q ser de +-20V. Será que não da pra ativar ele com uma tensão menor? porque como uso 5V no pic seria complicado arranjar uma tensão de 20V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mateus, como pode ver para que este fet possa controlar a correte Ids max, são necessários os 20v no gatilho dele. Nem toda regra deixa de ter exceção. Aqui controlo um IRFZ44N, com 5v no gatilho e 5v para o motor de passos. O problema que pode ter é a RDSon ser alta (e vai ser :D) isso provoca uma queda de tensão alta entre Drain e Source, sobrando pouco ao motor.

Se puder e com corrente de no máximo 1A (seu motor), use um ULN2803, que tem todos os componentes em seu interior (resistores de base, diodos de proteção). Se for com microcontrolador sua lógica, pode ligar pino uC + Driver direto. Veja o datasheet.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu shunt pela ajuda! só mais uma duvida, o mosfet que estou usando é um irf541 e vou usar num driver para motor de passo. Pelo datasheet dele a tensão no gate tem q ser de +-20V. Será que não da pra ativar ele com uma tensão menor? porque como uso 5V no pic seria complicado arranjar uma tensão de 20V.

nao sei de onde tirou esses 20V

mas se olhar com atençao para o datasheet da Harris fig 7 vai ver que a corrente Id funçao de Vgs e nao tem nada a ver com 20V

no mesmo datasheet pode ver a tensão Vds funçao da corrente de Id

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...